quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lição 9 – Liberdade para Ministrar, por Todd Guthrie

Para 26 de maio a 2 de junho de 2012


“E eu, quando for levantado da terra, todos [os homens] atrairei a Mim” (João 12:32).
A exigência principal para a nossa própria liberação para o ministério, e o testemunho de uma equipe harmoniosa, responsável, crescente, é a presença do Espírito Santo. Como a lição aponta, a promessa de poder através do Espírito é "para todos os que estão dispostos a negar a si mesmos e trabalhar para a salvação dos outros" (*última frase do primeiro parágrafo de segunda-feira. Grifamos)
Mas o próprio Cristo é O grande Abnegado, que atrai todos a Si mesmo ao Ele ser levantado. É como termos um apreço pessoal por aquilo que a nossa salvação custou, que possamos, de forma mais eficaz, trabalhar em equipe com outros que compartilham o mesmo testemunho e experiência (Atos 1:21,22).
Claro, os discípulos tiveram uma medida de sucesso em ganhar almas, até mesmo enquanto eles lutavam, como nós, com o pecado da auto-exaltação (Luc. 10:17, Mat. 10, Mat. 18:1, Marcos 9:34 ). A ordem de Cristo de ir incluía a promessa de sucesso, tanto interna como externamente. Na verdade, trabalhar para os outros é o melhor antídoto para a doença do egoísmo (cf. Isa. 1:5), tanto corporativa como individualmente:
 “O capítulo cinquenta e oito de Isaías é uma receita tanto para doenças do corpo como para as da alma ... Se aqueles que estão sofrendo de problemas de saúde se esquecessem de si mesmos em seu interesse pelos outros; se eles fossem cumprir a comissão do Senhor para ministrar àqueles mais necessitados que eles, eles iriam compreender a veracidade da promessa profética: ‘Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará’ (vs. 8)" (A Ciência do Bom Viver, pág. 256).
A promessa de Jesus em Mat. 10:19 e 20 nos diz que nosso sucesso não é tanto de formação e especialização (embora devamos procurar ambas), mas sobre uma conexão vital com Ele que pode falar através de nós. É pela paz desta certeza que podemos realmente ser libertados do eu para o ministério:
Paz permanente, o verdadeiro descanso de espírito, tem apenas uma fonte. Foi isso que Cristo falou quando disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá" (João 14:27). Esta paz não é algo que Ele dá à parte de Si mesmo. É em Cristo, e podemos recebê-la apenas por recebê-Lo.
“Cristo é a fonte da vida. O que muitos precisam é ter dEle um conhecimento mais claro;  precisam ser ensinados paciente, amável e, entretanto, sinceramente, como todo o ser pode ser aberto às agências de cura do céu. Quando a luz do sol do amor de Deus ilumina as câmaras escuras da alma, já não mais haverá o cansaço e a inquieta insatisfação, e alegrias satisfatórias darão vigor à mente, e saúde e energia ao corpo” (A Ciência do Bom Viver, pág. 247).
Com a paz de Cristo habitando em nós, não há problema em partilhar nosso ministério e autoridade com outros (domingo), assumindo riscos para o reino (segunda-feira), disposição de servir em várias funções (terça-feira), crescendo espiritualmente no ministério (quarta-feira), e cultivar harmonia, mesmo em face de desacordo (quinta-feira).

Cristo deve habitar no coração:
“Não é suficiente falar de Cristo e da beleza de Seu caráter. Cristianismo sem Cristo habitando no coração não é cristianismo genuíno. Só é um cristão genuíno aquele que tem Cristo habitando em seu coração, e nós podemos viver a vida de Cristo apenas por tê-Lo habitando em nós. Ele quer que nós lancemos mão da vida e do poder do Cristianismo. Não se contente com qualquer outra coisa. Não preste atenção a ninguém que vá levá-lo a qualquer outro caminho. ‘Cristo em vós, a esperança da glória’ (Col. 1:27), Seu poder, Sua presença interior, é que é o cristianismo. Isso é o que precisamos hoje, e eu sou grato que há corações que anseiam por essa experiência, e que irão reconhecê-la quando ela vier. Não faz qualquer diferença qual o seu nome ou a qual denominação tem pertencido. Reconheça Jesus Cristo, e deixe que Ele habite em vós. Seguindo para onde Ele conduz, saberemos o que a experiência cristã é, e o que é habitar na luz de Sua presença. Eu digo que isso é uma verdade maravilhosa. A linguagem humana não pode colocar nada mais em pensamento humano ou linguagem do que é dito com estas palavras: ‘O Verbo se fez carne e habitou entre nós’ (João 1:14). Esta é a nossa salvação.”2
O objetivo destas observações não é apenas estabelecer uma linha de pensamento. É para trazer nova vida a nossa alma, e ampliar as nossas ideias sobre a palavra de Deus e o dom de Deus, para que possamos ser capazes de compreender o Seu amor por nós. Precisamos disto. Nada menos do que isto atenderá o que temos para defrontar— o mundo, à carne e o diabo. Mas Aquele que é por nós é mais forte do que aquele que está contra nós. Vamos ter em nossas vidas diárias Jesus Cristo, "o Verbo" que "se fez carne." (BEST, de 13 de janeiro de 1896, pág. 13)

— Todd Guthrie

Nota do tradutor:
1) O título desta lição em inglês é “Releasing Into Ministry.” Como deveria se o título em português: "A liberação para o ministério” ou Liberado para ministrar? 
2) Artigo publicado na revista Bible Eco (Ecos da Bíblia) no dia 13 de janeiro de 1896, com o título “O Verbo Se fez carne”. O texto acima apresentado é um parágrafo com o subtítulo, “Cristo deve Habitar no Coração,” de autoria do pastor William W. Prescott (Enciclopédia Adventista, vol. 10 da série SDABC, pág. 1148.
Você poderá acessar o artigo inteiro em:


O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.

     _______________________