quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lição 1 -- Definindo Evangelismo e Testemunho, por Patti Guthrie

Para 31 de março a 7 de abril de 2012
Muitos anos atrás, durante as férias de verão da faculdade, eu trabalhava no acampamento (*jovem). No meu primeiro verão eu ensinei canoagem. Foi assim: Durante a semana de treinamento do pessoal, alguém me mostrou os traços básicos e no dia seguinte eu estava na água ensinando os campistas como fazer para manter a canoa na direção desejada. Vários anos eu ensinei natação. Sentavamos as crianças na doca e as fazia praticar seus movimento no ar, então os colocávamos na água. Também ensinei equitação (*a arte de andar a cavalo), e como em todos os outros treinamentos, o praticavam muito no chão antes de os colocar na sela, para que pudessem sentir como o cavalo se movia por debaixo delas e como obedecia aos sinais do cavaleiro.
O que eu experimentei trabalhando no acampamento é também verdadeiro para evangelismo e testemunho, o tema para as lições da Escola Sabatina deste trimestre. Livros e livros foram escritos sobre o assunto, mas a teoria só pode levá-lo até certo ponto. Para ser um evangelista ou uma testemunha de Cristo, você tem que aprender fazendo.
Assim, este artigo desta semana será um desvio da norma para mim. Você não vai conseguir muita teoria nesta introspecção, porque o que eu tenho para compartilhar é prático, envolve participação ativa. Não é sentar-se na beira da piscina, ou olhar para um cavaleiro. É entrar na água e tentar nadar. É canoagem pelas corredeiras e sentir o seu efeito sobre o barco. É colocar os pés nos estribos, clicando nossas línguas e dizendo ao cavalo "vamos!" Às vezes ... nos afundamos, às vezes nossa canoa vira, e às vezes nós caímos do cavalo, mas é assim que aprendemos.
E é assim que se aprende a ser uma testemunha de Cristo, como tem sido para mim, muitas quedas e erros ao longo do caminho, mas eu vi um vislumbre da cruz que me motiva para tentar novamente ... e de novo ... para aprender como efetivamente alcançar almas para Cristo.
Paulo expressou isto desta forma: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se Um morreu por todos, logo todos morreram, e Ele morreu por todos, para que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne .... De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós, para que nEle fossemos feitos justiça de Deus" 2ª Cor. 5:14 - 21, trechos.
De que forma o amor de Cristo me constrangeu? Bem, isso me obrigou a cozinhar e alimentar as pessoas. Claro, existem muitas outras formas mais nobres do amor de Cristo motivar seus seguidores para servir ao Senhor, mas deixe-me apenas falar para você um pouco sobre as minhas atividades missionárias com alimentos e testemunhando para Ele.
Para começar, antes de eu me casar, eu disse ao meu futuro marido (que era um bom cozinheiro e construtor de casas) que eu não gostava de cozinhar, que eu nem mesmo gostaria de aprender. Não foi um bom início de conversa, mas eu compartilho este incidente para ajudar você a entender que o que eu faço agora não veio naturalmente, mas eu fui "obrigada" a fazer isto por amor a Cristo. Tudo começou com um desejo de proporcionar refeições saudáveis ​​para a minha família crescer. E tornou-se uma preocupação pela saúde de minha comunidade.
Eu aprendi com outros bons cozinheiros e comprei os melhores livros de culinária que eu poderia encontrar. Finalmente eu comecei a coordenar e dar aulas de culinária na igreja e na minha casa. Mesmo que cozinhar não era o meu hobby favorito, tornou-se uma das minhas principais prioridades porque reconheci que era uma das melhores maneiras de atingir os outros com o amor de Cristo. Muitas pessoas podem ser alcançadas por Cristo através do desejo de melhorar a sua saúde quando elas seriam completamente fechadas para qualquer outra avenida de abordagem.
Nós vivemos em uma comunidade (*de influência) predominantemente Nova Era, com diversas variações de religiões orientais. Esta semana teremos (*em minha igreja) uma palestra sobre saúde com o específico assunto de comida vegetariana asiática e sobre os benefícios da dieta tradicional asiática. A palestra será apresentada por um dos nossos médicos adventistas locais. Nós anunciamos este evento nesta história é que a senhora que está me ajudando a preparar a comida é uma budista do Vietnã. Eu a conheci quando ela veio para a nossa igreja para fazer compras na Livraria Itinerante adventista que, à época, passava por nossa cidade. Ela acredita que Deus a tem abençoado e ela gosta de compartilhar o que Cristo tem dado a ela. Eu lhe disse que eu acreditava nisso também, e juntos vamos estar preparando a aula de culinária na igreja adventista.
Eu aprendi alguma coisa mais através dos vários esforços da comunidade sobre saúde que temos realizado em nossa igreja: focalizando as necessidades dos outros trazerem paz para a igreja. Eu não posso realizar os programas de saúde na minha igreja sozinha. O trabalho é muito grande. Portanto, a equipe com todos os membros que estão dispostos é essencial. Juntos planejamos, oramos, cozinhamos, e convidamos. Meu pastor está descobrindo o dom de cozinhar também. Com grande prazer e entusiasmo, ele prepara pratos para os nossos eventos e oferece seus serviços na organização do evento e na limpeza (*quando o evento termina). Outros membros da igreja ajudam na preparação, distribuição de literatura, e registro dos interessados nestes eventos. Trabalhando juntos por outros mantemos a nossa família da igreja unida.
Conquanto batismos sejam certamente excitantes, eles não são o objetivo principal dos nossos esforços — pelo menos não inicialmente. Nós explicamos para as pessoas que vêm aos nossos programas que nós cremos que Deus destina a Sua bênção de vida saudável para todos — ao crente e ao incrédulo igualmente. Não é preciso ser um crente para experimentar os benefícios de um estilo de vida saudável. Apesar de nossa abordagem "desinteressada" para a evangelização nestes eventos da área de saúde, as pessoas costumam perguntar: "—Quais são os horários de culto em sua igreja? A entrada é livre?" E muitos realmente vêm.
Nós não temos tudo planejado — ainda estamos aprendendo como conectar a saúde com a doação de vida da Palavra de Deus.
Além de eventos de culinária na igreja, cozinhar significa ter uma refeição para convidar as pessoas para casa depois da igreja. Aos sábados, quando não há ajunta panelas na igreja, eu preparo comida em casa, então na igreja no sábado eu olho para as pessoas que são visitantes e os convido a se juntarem a nós. Até agora eu tenho quase certeza que não recebemos a anjos (tanto quanto eu gostaria que pudesse ter ocorrido), mas temos sido muito abençoados em abrir nossa casa a pessoas de todas as origens e compartilhar uma refeição com eles.
Isaías 58 é o modelo para todos aqueles que desejam seguir o método de Cristo de evangelização. Somos chamados a partilhar o nosso pão com o faminto e abrir nossas casas para os pobres que estão abandonados. Devemos vestir os pobres, proclamar a liberdade aos que estão presos nas garras do pecado, e viver o evangelho do amor de Cristo dentro de nosso próprio círculo familiar. Ele que era rico Se fez pobre por nossa causa. Se pudéssemos viver por um milhão de anos e encher todos os nossos dias de boas obras, nunca poderíamos chegar perto para nos aproximarmos da magnitude do presente que todo o céu derramou por nós em Cristo.
Há uma cura para o nosso auto-egoísmo, depressão e muitas outras doenças, incluindo letargia espiritual. Esta cura está trabalhando para abençoar os outros — até os nossos inimigos — porque o amor de Cristo nos constrange! Evangelismo é trabalho. Testemunhar é trabalho. Louvado seja Deus pelo trabalho! Todo o céu está trabalhando incessantemente para a salvação da nossa raça perdida. Vamos estar na casa de nosso Pai, pois o amor de Cristo nos constrange!
Patti Guthrie
Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.
____________________________