quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lição 3 - Dons espirituais Para Evangelizar e Testemunhar, por Arlene Hill

Para 14 a 21 de abril de 2012


Será que Deus convoca pessoas já hábeis, ou Ele habilita as que chama? A resposta depende se você acha que a evangelização exige fé. A fé (*quanto a este aspecto) crê que Deus vai nos equipar para o que Ele quer que façamos. Se crermos que não devemos fazer nada, até descobrirmos os nossos talentos ou "dons," ou decidirmos que uma missão requer talentos que nós pensamos que não temos, estamos andando pela vista e não por fé. A fé nunca depende de si mesma. Se pensarmos que trazemos algum talento ao serviço de Deus, vamos achar que temos, pelo menos, um pouco de crédito pelo trabalho que fazemos. Toda a glória é de Deus.
Isso não quer dizer que não existam diferenças entre as pessoas e suas capacidades, cada pessoa nasce com determinadas aptidões. O Senhor disse a Jeremias, quando o chamou para ser um profeta, que Ele o formou no ventre. Presumivelmente, Deus deu a Jeremias o de que ele precisava para fazer o trabalho que Deus tinha preparado para ele. Nem todos nós somos chamados a ser Jeremias, mas todos nós somos convocados a algum serviço para o Senhor. Muitas pessoas bem intencionadas acham que eles devem estudar ou participar de seminários para determinar que dons Deus lhes deu, para que possam decidir o que estão capacitados a fazer. Se usarmos o modelo que nos foi dado na conversa entre Jeremias e Deus (cf. Jeremias 1), veremos que Deus não quer que nos preocupemos com quais pensamos serem nossas capacidades. Se Ele nos chama ao serviço, podemos confiar que Ele, ou nos equipou ou irá equipar-nos para tudo o que Ele quer que façamos.
Um dom é algo que o receptor não tinha antes. A maioria das pessoas acha que o que herdamos fisicamente de nossos pais é algo que nos pertence, não é um dom. Usando o exemplo de Jeremias, percebemos que características físicas são dons de Deus. Quaisquer habilidades que Deus deu a Jeremias quando o "formou no ventre materno" não eram de Jeremias por direito, mas um dom de Deus. Quando tudo é explicado por Jesus, mesmo problemas físicos negativos que herdamos, serão compreendidos.
Os dons do Espírito não se limitam aos talentos ou capacidades humanos.
"Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro. E deu dons aos homens" (Efé. 4: 7, 8).
A mensagem de Efésios é uma boa nova habitual:
1.  A cada um de nós foi dado um dom especial de graça. Nós dizemos de um músico ou artista aclamado, que "ele é talentoso." E você também é. Há algo que você está equipado para fazer que ninguém mais está habilitado a realizá-lo como você, quanto a esse exato respeito. Em vez de desperdiçar valiosos recursos de tempo e energia, lamentando suas supostas inaptidões, agradeça a Deus pela habilidade que Ele lhe deu.
2.  A expressão "medida do dom de Cristo" é traduzida na Versão Revisada Inglesa como "uma participação especial na graça de Cristo."  Poderíamos dizer que pela generosidade de Cristo, a cada um de nós é dado o seu "dom." Conquanto você possa pensar que seu "dom" seja pequeno, o Espírito Santo pode cultivá-lo para fazê-lo crescer.
"E Ele mesmo deu, uns para apóstolos; e outros, para profetas; e outros, para evangelistas; e outros, para pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo: até que todos cheguemos à unidade da fé, e do conhecimento do Filho de Deus, para um homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efé. 4:11-13, KJV). (*A Almeida Fiel diz “... a homem perfeito ...”).
Qualquer dom que alguém recebeu do Doador de dons (*que for usado corretamente para a honra e glória dEle) edifica a Igreja. Quando você estiver perplexo sobre se uma mensagem que você ouvir ou ler vem de Deus, ou é uma falsificação do inimigo, basta assistir e ver: será que edifica a igreja?
Aqueles que tiveram o privilégio de estudar e chegar a amar a mensagem de (*Justificação pela fé, como nos foi dada em) 1888, sabem que a própria mensagem em si é um dom que traz tanta alegria que não podemos senão compartilhá-la. É um dom que, quando proclamada, acabará por trazer a completa unidade entre os crentes de Deus, onde quer que estejam. Depois de enumerar os dons do Espírito (Efé. 4:11, 12), Paulo nos diz que a mensagem trará unidade e crescimento. A idéia de Paulo é que o mais verdadeiro crescimento da igreja não ocorre quando gurus especialistas vêm para causá-lo, mas sim quando os próprios membros, cheios de Ágape, estiverem trazendo novas pessoas, e ajudando a quem já está na igreja a crescer.
*E, portanto, é bom se observar que, ao se ler o texto na KJV, acima, com as pausas corretas da pontuação, ver-se-á que a finalidade última do dom é alcançar-se o “homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo."  A unidade na igreja virá como consequência dessa consagração
Esse é o "evangelismo" (*maximo, último e) final, que será demonstrado perfeitamente quando esse "outro anjo, descendo do céu, tendo grande autoridade" (*Apoc. 18:1, KJV) iluminar a terra com a Sua glória, chamando toda a alma de coração honesto para sair de Babilônia. Este “outro anjo” é, novamente, um símbolo de um povo que tem a mensagem e são os mensageiros. O derramamento do Espírito Santo, com a chuva serôdia, vai fornecer a santa energia. O início desse "dom" final foi dado há muito tempo (*há mais de 120 anos), mas por muitos não foi bem recebido à época. Mas Deus não permitirá que Sua semente retorne a Ele vazia (*veja Isa. 55:11); Ele está velando por sobre "a mui preciosa mensagem" (*TM, pág. 91) e, em Sua providência, irá produzir seus frutos.
Conhecer esta mensagem nos leva a divulgá-la, independentemente de pensarmos que nos foi dado o dom de pregar ou ensinar. Deus vai projetar eventos em sua vida, que apresentarão oportunidades de compartilhar esta “mui preciosa mensagem”. Às vezes, pode não parecer que estejamos fazendo nada significativo, mas Deus nos usa como Ele precisa para ministrar aos outros. Ore para que caminhemos dignamente para que Deus possa nos usar para seus propósitos.

 
--Arlene Hill


A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.

_______________________