quinta-feira, 14 de junho de 2012

Lição 11 – Levando Informação à Igreja, por Michael Horton

Para 9 a 16 de junho de 2012

"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor" Isaías 53:1
Agenda de Deus sempre focalizou em informar a igreja. Desde o tempo dos Patriarcas e do antigo Israel até o tempo presente, Ele procurou e ainda procura deixar claro o que está fazendo e como a salvação, à luz de Seu Concerto, se desdobra. Ao mesmo tempo que devamos relatar e compartilhar informações com os outros e uns com os outros na igreja, o Seu relatório para nós (e o da igreja apostólica) mostram que devemos conduzir a missão da igreja usando Seus métodos, em Sua autoridade e poder. Enquanto devemos utilizar métodos de relatório para manter a par de como a nossa missão de proclamar o evangelho está a decorrer (ou seja, internet, revistas, rádio, TV, boletins da igreja, etc), é fundamental embasar nossa missão com uma compreensão clara da vontade dos relatórios de Deus, conforme previsto nas Escrituras. O profeta Isaías proclamou: "Quem deu credio à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?" (*Isa. 53:1). Os relatórios proféticos, dados a nós sob a inspiração, são vitais para a criação do quadro — o contexto — de nossa missão.
Na época da primeira vinda de Cristo, os líderes religiosos e espirituais de Israel não estavam liderando o povo na preparação. É evidente que eles não entenderam os relatórios dos profetas, assim Deus suscitou João Batista para dar um relatório preciso da missão desenvolvida por Cristo. Os discípulos e a igreja apostólica, treinados por Jesus, e com a direção de Deus, continuaram aqueles relatórios espirituais precisos e interpretação do significado dos eventos ao eles fazerem o trabalho da missão, evangelismo, e resolvendo os problemas que eles enfrentaram. Eles realmente fizeram registros do progresso e das almas alcançadas e ganhas. Esses registros serviram de base do que conhecemos como o Novo Testamento.
Foi no meio de uma missão evangelística que os discípulos receberam a notícia de que João Batista tinha sido assassinado por Herodes, e é neste contexto que lemos o verso para memorizar: "Voltaram os apóstolos à presenç de Jesus e Lhe contaram tudo quanto haviam feito e ensinado” (Marcos 6:30). Havia várias dimensões para seus relatórios. Algumas delas eram auto-exame da obra missionária. Algumas delas eram testemunhos: o que tinham visto, o que eles tinham ouvido falar, e o que suas mãos tocaram da Palavra da Vida, 1ª João 1:1. Incluia ralatos de testemunhos oculares da graça de Deus, Sua manifestação, e a intervenção do Seu Espírito, tornando  o seu trabalho eficaz. Estes foram verdadeiramente relatórios encorajadores.
O olho da fé era uma parte do relatório. Havia honestidade nas informações e não marketing político para fazer os relatórios parecem diferentes do que eram. Conflitos e divisões foram revelados, e unidade no Espírito os resolveram. Estas eram pessoas convertidas que combateram o bom combate da fé contra o orgulho e todas as características não-semelhantes às de Cristo. Queriam dar-Lhe glória em todas as coisas realizadas. Com os relatórios claros dos desafios que enfrentaram podiam conselharem-se todos juntos, podiam orar, podiam reclamar as promessas de transformação da graça de Deus. Eles sabiam que Cristo estava à direita do Pai, ministrando a eles e com eles através do Espírito, a partir do próprio santuário celestial. Assim, eles foram a mui elogiada igreja de Éfeso, a igreja apostólica.
O que relatar significa para nós hoje? Certamente precisamos conscientemente planejar e utilizar estratégias biblicamente reveladas e habilitadas pelo Espírito. Deus realiza muito através do método de Cristo e dos mensageiros que lhe dão preeminência. O mesmo grito apostólico pede de nós hoje: "Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? [Isto é, o batismo do Espírito Santo], e está você procurando o batismo diário?" Com o Espírito vem conselho, correção, e direção em nossas vidas individuais, mas também os “aguilhões" (Atos 9:5) pedindo a execução da missão corporativa para falar (informar) o mundo sobre o breve retorno do seu amoroso Criador.
A igreja remanescente é imensamente abençoada com o Espírito de profecia para ajudar e capacitar a nossa missão. “Não desprezeis as profecias, examinai tudo, e retende o bem” (1ª Tess.. 5:20, 21). Temos mais de 1800 páginas de conselhos sobre a nossa história como povo da verdade presente, e somos informados de que chegamos a uma encruzilhada em 1888. Só recentemente realmente começamos a reconhecer isso. Mas quando considerarmos que não temos nada a temer quanto ao futuro, exceto se nos esquecermos da liderança de Deus e Seu ensino em nossa história passada, então nós entenderemos que devemos crer em Seu relatório. Não é uma crítica, mas é a notícia da fidelidade de Deus e a certeza de realização das mensagens dos 3 anjos. Também assegura a luz do quarto anjo — o grande poder que se manifesta no povo de Deus ao eles revelarem Cristo ao mundo.
Na quarta-feira, dia 13 de junho, nós revisamos o evento histórico de Cades-Barnéia durante o êxodo. Um ponto crítico no movimento surgiu quando dois relatórios diferentes foram apresentados ao povo de Deus. O relatório da minoria, Josué e Calebe, foi desconsiderado em favor do relatório da maioria, os dez outros espiões, atrasando assim a posse da terra prometida por 40 anos. O tipo encontrou o antítipo de forma semelhante na Conferência Geral de Minneapolis, em 1888 em nossa história denominacional. O triste incidente é o centro da nossa história como o Movimento profético do Advento. Taylor G. Bunch reconheceu isso em seu livro Êxodo e os Movimentos do Advento em Type e Antítipo, e Morris Venden estabeleceu o seu significado em seu livro, Do Êxodo até o Advento.
Mais recentemente, Ron Clouzet deu uma descrição justa e perspicaz e mostra a relevância para o derramamento do Espírito Santo que agora buscamos no reavivamento  e reforma em todo o mundo (a iniciativa 777: adventistas do sétimo dia orando 7 dias por semana às 7 da manhã e da tarde). Ministros, acadêmicos e muitos outros também estão dando relatórios através do ministério dos professores. Assim, neste momento de nossa história denominacional, tão perto da volta do Senhor, o relato da profetisa sobre os acontecimentos em Minneapolis só podem nos beneficiar se nós o abraçarmos com espírito motivado e amoroso para nosso benefício presente e eterno. Lamentavelmente, alguns ficaram (e ficam) ofendidos com o relatório de que as chuvas de bênçãos começaram em 1888. Olhando para trás, até Cades-Barnéia, no entanto, podemos ver um paralelo. Como Roy Gane escreveu em Diálogo: Um Jornal Internacional de Fé e Ação:
No livro Primeiros Escritos, em um ponto estratégico exatamente antes de descrever sua primeira visão, à pág. 14, Ellen White escreveu: "Tenho procurado apresentar um bom relatório e algumas uvas da Canaã Celestial, pelo qual muitos me apedrejariam, da mesma forma como a congregação desejou apedrejar Josué e Calebe por seu relatório, Núm. 14:10. Mas eu vos declaro, meus irmãos e irmãs no Senhor, que esta é uma terra muito boa, e devemos subir para possuí-la."
Michael Horton
_________________________________________________