quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lição 12 - Avaliando o Testemunho e o Evangelismo, por Thomas Cusack

Para 23 a 30 de junho de 2012

          A avaliação dos nossos métodos de evangelismo é um princípio bíblico, pois devemos viver “de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4), e o que quer que façamos, devemos fazer “tudo para a glória de Deus" (1ª Coríntios 10 : 31). Há uma tentação de abaixar os nossos padrões ou de alguma outra forma tornar o caminho para Deus mais fácil para aqueles que estão procurando ganhar a Cristo, mas nós temos um conselho que não devemos "baixar os nossos padrões de modo algum para satisfazer o homem na sua condição caída." Portanto, os métodos e padrões que apresentamos ao mundo é tanto um ato de fé e obediência, como a própria mensagem.
Primeiro de tudo, fomos informados de que só o método de Cristo traz VERDADEIRO sucesso, como Ele Se misturou entre as pessoas, desejando o seu bem, ministrou às suas necessidades, ganhou sua confiança, e então as chamou para segui-Lo. Nossos métodos não podem ser apenas a transformação da informação, mas (*devem ser também) relacionais, espirituais, e um em que investir tempo de qualidade e esforço para garantir o relacionamento espiritual, crescimento, e discipulado eventual.
Em segundo lugar, somos instruídos a buscar “primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça" (Mateus 6:33). Isso é consistente com o conselho para "Pregar as três mensagens angélicas em sua ordem." As três Mensagens angélicas  começam com o Evangelho Eterno, em oposição a algum assunto profético. O Evangelho Eterno deve ser apresentado à luz do Amor de Deus, os "inigualáveis encantos ​​de Jesus Cristo"1 pois "só o amor despertada amor"2. Temos de apresentar uma mensagem que atraia, que seja baseada no perfeito amor de Deus, pois "o perfeito amor lança fora o temor."3 O Evangelho deve ser "boa nova" sobre o que Deus realizou e ofereçe a cada ser humano. Os apelos ao altar também devem basear-se na verdade de que com benignidade eterna Deus nos chamou a Ele, e para a cruz, Jeremias 31:3.
A Bíblia é também clara que "pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:20). Nosso objetivo não é (*sermos) membros de igreja, mas (*termos) um relacionamento crescente, profundamente espiritual com Jesus Cristo, e com a evidência de conversão vista através dos frutos do Espírito. João 17:3 é claro que a salvação é conhecer a Deus, e a Jesus Cristo a quem Ele enviou. Nossos métodos, esforços, e motivos devem ser o de assegurar que os conversos verdadeiramente "conheçam," de uma maneira íntima o caráter de Deus, bem como o plano de Deus para suas vidas.
O plano de salvação almeja mais do que membros na igreja, ou o perdão dos pecados. É uma boa nova maravilhosa que quando nos aproximamos de Deus como nós somos, confessando os nossos pecados, "estaremos diante de Deus como se não tivessemos pecado." Mas tem havido uma tendência para enfatizar a misericórdia de Deus, bem como o Seu amor, mas esquecer de ensinar também que Deus é santo, e que o chamado é para santidade. "Sem a qual ninguém verá o Senhor" (*Hebreus 12:14). O verso de 1ª João 3:7 é claro ao dizer que não devemos ser enganados sobre esse ponto. "Quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo." A beleza da mensagem de 1888 foi que ela ligou o Evangelho com a purificação do Santuário, preparando um povo para encontrar a Deus. A verdadeira fé opera por amor e purifica a alma, de modo que qualquer um que experimenta verdadeiramente justificação pela fé irá experimentar a santificação, pois tudo vem a nós através da eficácia da fé viva, motivada pelo amor. "E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro" (1ª João 3:3). Devemos apresentar uma mensagem que afasta (*as pessoas) do mundo, preparando um povo especial, leal a Cristo e aos princípios do Seu reino.
Os nossos métodos de evangelização também devem incluir o treinamento extenso de discípulos como uma continuação do evento da colheita. Somos chamados a ser testemunhas e embaixadores de Cristo, clamando ao mundo para ser reconciliado com Deus, 2ª Coríntios 5:18. Nossos dons espirituais devem ser todos utilizados para uma finalidade, que outros possam também aprender as verdades do Evangelho Eterno, o amor Ágape de Deus, as profundezas do amor demonstrado na cruz, e o ministério contínuo de nosso Sumo Sacerdote, não só para nos atrair a Ele, mas para "consumar a nossa fé" (Heb. 12:2).
       Em um mundo em que, como Timóteo 4:1 salienta, muitos nos últimos dias apostatarão da fé, na sequência da sedução de doutrinas de Satanás, levando a uma grande apostasia, devemos ter a coragem e a lealdade para pregar e ensinar a verdade, "ainda que caiam os céus"4, porque nós realmente amamos a Deus supremamente, e ao próximo como a nós mesmos. 1ª Coríntios 13 é claro que, se nós tivermos todo o conhecimento, e não tivermos amor, não temos nada. Nenhuma avaliação de evangelismo é completa, a menos que "examinemos a nós mesmos, para ver se estamos na fé." Será que realmente amamos a Deus completamente, amaros o nosso próximo o suficiente até mesmo para morrer por eles, temos nós mesmos "fome e sede de justiça", pois não podemos dar aos outros o que não temos de nós mesmos. Que possamos realmente colocar Deus em primeiro lugar, e a salvação das almas prioritariamente em nossas vidas. Jesus veio buscar e salvar o perdido.

- Thomas Cusack

        

O irmão Tomás Cusack é um dinâmico pastor da Associação Adventista da Pennsylvania, nos Estados Unidos da América, Ele viajou por diversos paises tais como Mongolia, Kenya, Belize, e alguns das América Central e do Sul, bem como da Europa, partilhando a mensagem de Justificação pela Fé que foi outorgada à igreja Adventista em 1888. Ao todo foram 13 séries de conferência fora dos Estados Unidos. Hoje ele é pastor da igreja adventista da cidade de Erie, no estado da Pennsylvania, localizada no endereço 190, Hunter Road, Erie, PA Cep.: 16509. O telefone dele, na igreja é (814) 864-8124, e o do primeiro ancião, irmão Lowell Freeman é (814) 739-2360.

Notas do tradutor:
1)                   Os "inigualáveis encantos ​​de Jesus Cristo," citação de Ellen G. White, encontrada na revista The Signs of Times, de 16 de setembro de 1889;
2)                   “Só o amor despertada amor," citação de Ellen G. White, encontrada no livro “O Desejado de Todas as Nações, pág. 22;
3)                   "O perfeito amor lança fora o temor," 1ª João 4:18;
4)                   Final do mui conhecido texto de Ellen G. White: “A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Educação pág. 57). 

______________________