quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lição 13 - Um Ministério Perpétuo, por Paul E. Penno

Para 23 a 30 de junho de 2012


Se você acha que a mensagem de 1888 nunca vai se enraizar e vencer a mornidão de Laodicéia, então pense novamente. Esta série de treze estudos sobre "Evangelismo e Testemunho" nos faz volver às profecias da Escritura sobre uma proclamação mundial da verdade do puro evangelho: "Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Habacuque 2:14). "Sairão de Jerusalém águas vivas" (Zacarias 14:8). "Nos últimos dias acontecerá, diz Deus, ... do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e sobre as Minhas servas naqueles dias..." (Atos 2:17, 18). "Vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a Sua glória" (Apoc. 18:1). Grande boa nova do "ministério perpétuo" de Cristo para finalizar a Sua obra!
Em seu capítulo 60, Isaías está muito feliz ao escrever sobre o momento em que a Terra estará cheia da "luz" especial da “verdade do evangelho." Ele diz ao povo de Deus, "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e ... os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu" (Isaias 60:1-3).
Nós, normalmente, pensamos disto como o momento em que teremos mais emissoras de rádio e televisão, maiores megafones para aumento de volume, para que todos no mundo venham, finalmente, ouvir qual tem sido o nosso entendimento tradicional da mensagem.
Há uma "voz" idêntica em Apocalipse 14:9 e 18:1-4 que caracteriza a evangelização final, "o ministério perpétuo" de todos os tempos. Será que vai ser um maior nível de ruído que vai atrair a atenção do mundo? Nós temos conversado, e orado, e cantado a respeito disto por gerações. Temos nós entendido como implícita a idéia de que será um sucesso glorioso e triunfante para a igreja, para validar todos os nossos esforços anteriores? Milhões de pessoas que vieram a "dormir em Jesus" sonharam em viver naqueles dias inspiradores quando a Terra será "iluminada".
Há alguém preocupado em que as nossas campanhas e publicações não estão ainda, verdadeiramente, cumprindo essas profecias? Podemos honestamente dizer que nossa mensagem está agitando o mundo, ou mesmo despertando qualquer oposição significativa como nos tempos apostólicos?
É de papel mais caro que nossas publicações precisam? De mais imagens a quatro cores, mais refinamento da arte fotográfica? Será apenas mais dinheiro, mais técnicas psicológicas, mais música, mais habilidade profissional, o de que as nossas campanhas evangelísticas necessitam?
Ou há um problema com o conteúdo da mensagem, a proclamação do evangelho, a própria verdade? Nosso Senhor diz que somos "pobres", mas pensamos que somos "ricos", em nossa compreensão e proclamação da "mensagem do terceiro anjo em verdade," a verdade pura do evangelho, que não foi claramente vista "desde o dia de Pentecostes" (Fundamentos da Educação Cristã, pág. 473)1.
É um velho chavão entre nós dizer que "precisamos do Espírito Santo." Claro que sim, mas a recepção e inspiração do Espírito Santo não é uma questão de sorte ou mágica. "O evangelho de Cristo ... é o poder de Deus para salvação" (Rom. 1:16), e o "poder" não reside em show emocional, mas na verdade, a saber, "a verdade do evangelho" (Gal. 2:14).
 (*Todos nós dizemos) orgulhosamente: "Nós temos a verdade", é o orgulho universal. (*Alguns dizem) a música é boa, tudo o de que talvez necessitamos seja um pouco mais de "ênfase", (*realce da verdade) aumentando-se o controle de volume um pouco. Muitos que falam da justiça pela fé falam dela como uma possessão orgulhosa e a nossa proclamação dela apenas como uma questão de "ênfase", de quanto o controle de volume precisa ser aumentado de vez em quando.
Mas a verdade do evangelho não tem nada a ver com a tal "ênfase". O próprio uso da palavra revela um desconhecimento do que é. Quem ousaria dizer que os apóstolos pregaram uma mera "re-ênfase" do judaísmo? Em parte alguma Ellen White usa a palavra "ênfase" ou "re-ênfase" em relação à mensagem da justiça de Cristo (de 1888), como se fosse uma questão de mero ajuste de equilíbrio homilético. Justiça pela fé é uma verdade vital, palpitante, explosiva, e Deus não deu ao homem nenhum botão de controle de volume para com ele "enfatizar", aumentando-o ou diminuindo-o. Você a tem ou não, e se você a tem, você alvoroçará o mundo2 como fizeram os apóstolos. Nada menos que isso.
E, se não estamos alvoroçando o mundo, a única coisa a fazer é confessar que a Testemunha Verdadeira está certa. Somos miseráveis ​​e pobres, ao passo que nós pensávamos pateticamente que éramos ricos. Até que o "anjo" o veja e o confesse, não pode haver vontade de tomar os remédios oferecidos que a Testemunha Verdadeira tem para nós.3
Mas espere um momento: A Bíblia não está falando de um aumentou do nível do som, mas de aumento da "luz". É para ser uma compreensão mais clara do que Paulo chama repetidamente de "a verdade do evangelho" (Gal. 2:5, 14). Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32). Maior luz na compreensão do evangelho da justifica pela fé traz tal liberdade.
Mas se alguém se sente "rico e cheio de bens" (KJV) em seu entendimento da mensagem, isso poderia significar que ele não tem "fome e sede de justiça" (veja Mat. 5:6). O sentimento pode ser facilmente confundido com a verdade. A "glória," de que fala Isaías (60:2) e (*João) (Apoc. 18:1-4) será uma compreensão mais clara da justificação pela fé em paralelo e consistente com a verdade da purificação do santuário. É uma compreensão da justificação pela fé que concilia corações alienados a Deus em um arrependimento cada vez mais profundo.
Nós não queremos ser cegados para a luz, quando o Senhor enviá-la, como os judeus foram cegados para o seu Messias quando Ele veio. Você só pode "seguir" Jesus se você tomar “a sua cruz cada dia" para ser "crucificado com Ele" (Lucas 9:23).

- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99


 Notas do tradutor:
1) “Sob a direção de Satanás, estão-se formando confederações, e continuarão a formar-se para eclipsar a verdade por meio da influência humana. Os que se unem a essas confederações jamais poderão ouvir as boas-vindas de Cristo: "Bem está, servo bom e fiel; ... entra no gozo do teu Senhor." (Mat. 25:21). Os agentes estabelecidos por Deus devem avançar, não assumindo compromissos com o poder das trevas. Muito mais precisa ser realizado segundo as normas de Cristo, do que tem sido feito até agora. ... Grandes verdades que não foram ouvidas e contempladas desde o dia de Pentecoste resplandecerão da Palavra de Deus em sua pureza original. Aos que realmente amam a Deus, o Espírito Santo revelará verdades que desapareceram da mente, e também lhes revelará verdades inteiramente novas. Os que comem a carne e bebem o sangue do Filho de Deus extrairão dos livros de Daniel e do Apocalipse verdades inspiradas pelo Espírito Santo. Porão em ação forças que não podem ser reprimidas. Serão abertos os lábios das crianças para proclamar os mistérios que têm estado ocultos à mente dos homens. "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes." I Cor. 1:27.” (Fundamentos da Educação Cristã, pág. 473).

2) Veja o artigo “Amor [Ágape] – A Palavra que Alvoroçou o Mundo,” que já postamos algumas vezes neste blog: na quanta-feira, 1º de abril de 2009; na segunda-feira, 4 de janeiro de 2010, esta postagem com o título O Amor [Ágape];  etc... A base deste artigo do pr. Roberto Wieland era Atos 17:6, que, em inglês, deu o título como está na versão King James, “Ágape – A Palavra que virou o Mundo de cabeça para baixo.

3) O “anjo”  de Apoc. 3:14, é a liderança da igreja de Laodicéia.

______________________________