quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lição 13 - Um Ministério Perpétuo, por Raul Diaz

Para 23 a 30 de junho de 2012


Rios não são tipicamente tópico de pensamento, ou conversa, exceto, talvez, pelos entusiastas da natureza. Em vez disso, muitos não pensam, nem se preocupam onde é a nascente nem onde é a foz. Mas, de onde vêm os rios — e como eles são sustentados? Simplificando, a ciência tem-nos ensinado que a água, aquecida pelo sol, evapora de corpos de água, incluindo rios, que se transformam em vapor e sobem à atmosfera fria. O vapor de água ou a névoa são então condensados em líquido, formando nuvens. Como o ar não consegue mais segurar a água condensada, as nuvens se tornam pesadas e precipitam-se de volta para a terra. Este ciclo perpétuo ajuda a manter os rios que parecem nunca secar. A palavra perpétua tem dois significados: nunca termina ou muda, e ocorrem continuamente, e é derivada de uma palavra latina que significa: "continuando o tempo todo." Deus em Sua misericórdia fez esse processo perpétuo para alimentar todos os seres vivos.
Onde há água, há vida, e onde quer que o Espírito esteja, há vida eterna. Assim, enquanto nós continuamos a beber do Espírito Santo, temos a vida eterna. A promessa da água viva é a mesma para todo o crente, como foi para a mulher samaritana junto ao poço, João 4:10.
O uso de Cristo da metáfora da Água Viva, como representante do Espírito Santo é evidente em João 7:37-39, onde se lê:
 “No último dia da festa, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito, que haviam de receber os que nEle cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”
Claramente, então, o Espírito Santo foi dado para saciar a nossa sede de Cristo. Mas aliviar nossa sede não é sua única função, pois na nossa recepção pessoal de Cristo pela fé, o Espírito Santo faz Sua morada em nós, purifica, transforma e renova as nossas mentes. Ele dá-nos a mente de Cristo, e dota-nos com dons espirituais, e os atributos de Deus. Assim, o poder do Espírito Santo flui através de nós como o fluxo de águas primaveris em um rio, refrescando a outros com quem entramos em contato, como um ciclo constante e contínuo. Ao contrário dos nossos rios terrestres, o Espírito Santo nunca se esgota e enquanto continuarmos a recebê-Lo, nós nunca somos esgotados de Suas 'águas vivas."
Apesar de recebermos a mente de Cristo, Romanos 11:33, 34; 12:2, 3;. 1ª Coríntios 2:10-16, e ainda sermos pecadores por natureza, tornamo-nos justos herdeiros de Deus, parte de Sua bela noiva, e, consequentemente, amantes da lei. Assim, estamos em permanente necessidade do contínuo ministério do Espírito Santo. É este Espírito de Vida, que reinou em Cristo Jesus, que livra (e livrou-) nos da lei do pecado e da morte, Romanos 8. Pela fé, isso se torna nossa experiência pessoal quando nós habitamos e descansamos nEle. Assim, embora o pecado e Satanás sejam forças constantes e poderosas, estamos perpetuamente habilitados para vencermos, pelo poder do Espírito Santo. Através da fé, nós entusiástica e desejosamente ouvimos Seu contínuo convencimento do pecado, do juízo e da  justiça, e assim recebemos a contínua vida vitoriosa de Cristo.
Crescer em Cristo pelo Espírito Santo produz em nós maturidade, e não somos  “mais levados em roda por todo vento de doutrina, e pelo engano de homens” (Efésios 4:14, 15). Indivíduos assim amadurecidos compõem o corpo de crentes maduros, que, com a mente de Cristo, amam os outros como Ele os amou. Somente o Espírito Santo pode dar o amor de Deus para nós, pois Ele é Deus e Deus é amor, 1ª João 4:16. Quando o Espírito Santo habita em nós, o amor habita em nós, e fluindo para fora de nós, somos habilitados e capacitados a amar os outros, 1ª João 4:12. Assim como os rios continuam a perpetuar a vida, assim também o cristão nascido de novo vai continuar a perpetuar o ministério do amor de Cristo.
Como é esse amor demonstrado? O apóstolo João é muito claro:
1ª João 3:16, “Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a Sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos.”
1ª João 3:17, “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?”
Vamos reformular esta última afirmação: aquele, em quem o amor de Deus habita, verá seu irmão em necessidade, e deixará que a compaixão o leve a ajudar. Será por esse amor que os outros vão saber que pertencemos a Jesus, João 13:35.
Ellen White disse que "precisamos ser canais através dos quais Deus possa enviar luz e graça ao mundo ... Torrentes de poder espiritual serão derramadas sobre aqueles que estão preparados para recebê-las" (Testemunhos para a Igreja, vol. 8, pág. 46). Vamos, então, permitir que o Espírito Santo faça a Sua obra em nós. Permitamos ser canais e rios cheios com o Seu perpétuo fluxo de “eterna água viva" que irá atingir as multidões de pessoas tão necessitados do Ágape de Cristo.

-Raul Diaz



O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org

____________________