sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lição 10, Vida da Igreja, por Paulo Penno

Para 1º a 8 de Setembro de 2012

Como você se relaciona com uma igreja que está deslizando em apostasia?1 Veja como a mensagem de 1888 conclama a igreja a seu destino designado por Deus.
Paulo nos lembra que devemos "reconhecer os que trabalham entre vós" (1ª Tess. 5:12). Jesus diz que “as estrelas são os anjos das igrejas ..." (Apoc. 1:20). Como as “estrelas do céu acham-se sob a direção de Deus” assim são “Seus ministros” para trazerem “as suaves influências" do amor de Cristo “que devem abundar na igreja.”2 Não é de se admirar, então, que devamos tê-los "em grande estima e amor" (1ª Tess. 5:13).
Nós temos esses homens na mais alta estima e respeito, estando longe de atribuir a qualquer infalibilidade ou ausência de erro,mas, ao mesmo tempo, rendendo suprema reverência de consciência para com a verdade revelada de Deus. Assim devemos amar nossos líderes e cooperar com eles lealmente, reconhecendo a possibilidade de que o próprio Senhor possa anular seus, às vezes, errados julgamentos; mas sempre preocupados (*com o fato) de que nós mesmos não devemos atrever-nos a usurpar uma autoridade final que apenas O próprio Senhor tem como Cabeça da igreja .
Desde os dias pós-1844 não tem havido tal grande quantidade de fanatismo e professa "luz nova ", como agora nos inunda de todos os lados. Certamente a "serpente lançou da sua boca, atrás da mulher [a Igreja] água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar" (Apocalipse 12:15).3 Como podemos navegar, pela nossa rota, com segurança, através de todos os perigos da heresia e do fanatismo nestas águas traiçoeiras dos últimos dias?
Procure por um sólido, claro "Assim diz o Senhor". A despeito dos conselhos examinai tudo", e "não desprezeis as profecias" (1ª Tess. 5:21, 20), é fisicamente impossível para um ser humano ler ou ouvir a toda "inundação" de literatura e áudios por aí, mesmo se você gastasse 24 horas por dia com eles. O Senhor é eficiente ao responder orações sinceras. Cinco minutos serão suficientes para reconhecer que alguns itens da "nova luz" são mera confusão. "Retende o bem" (v. 21).
Verifique a fonte. "Os que resistem" não têm nada a falar com o povo de Deus, por terem estado "nos laços do diabo" (2ª Tim. 2:25, 26). Nova luz deve ser testada. Luz genuína sempre leva à "unidade da fé" (Efé. 4:13). Será que (*esta “nova luz”) fortalece a sua confiança na liderança de Deus de sua igreja e Seu plano de salvação para o mundo? Será que comunica um amor por auto-negação e a (*comissão de) ganhar almas? Ou (*será que esta “nova luz”) encoraja a um espírito de criticismo e de incensível divisão, (*levando o crente a)  considerar-se mais santo do que os outros? A qualquer piloto que esteja disposto a ver o navio afundar não deve ser confiado o leme.
Há hoje uma mensagem clara da verdade que tem credenciais celestes?4 Estamos confiantes de que quando a confusão for resolvida, "um acordo" pentecostal voltará a prevalecer entre o povo de Deus, "“não em uma plataforma de erro,"5 , mas na "mais preciosa" visão de 1888 que Ellen White endossou com tanto entusiasmo.6
O perigo de aceitar o erro é realmente assustador, mas o perigo de rejeitar a verdade é ainda maior. Se aceitamos o erro, nós fazemos de bobos a nós mesmos, mas ainda há esperança para o arrependimento. Mas se rejeitarmos a verdade, diz Ellen White, rejeitamos a Cristo. O Senhor prometeu enviar "todos anjos do céu" para salvar-nos de fazer isso, se realmente desejarmos a verdade.7
Mas "nós" como um povo em nossa história temos resistido numa ocasião, preciosa verdade que o Senhor, em Sua grande misericórdia, enviou a nós. E "nós" temos feito pior ainda: nós também temos"insultado" o Espírito Santo.8 Paulo nos adverte: "Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem" (1ª Tess. 5:19-21.).
"A mensagem do terceiro anjo, em verdade" não é um legalismo refinado do velho concerto, é a mensagem de justificação pela fé.9 Ela trouxe à nossa visão um "sentido mais amplo" da cruz e da expiação. Ela transcendeu o pensamento dos nossos pioneiros adventistas que fizeram o seu melhor para construir sobre fundamentos bíblicos que haviam redescoberto, mas os iludiu, e ainda nos desafia hoje.
O que Paulo quer dizer com "vos santifique em tudo"? (1ª Tess. 5:23). Obviamente, a experiência inicial de conversão ou da justificação pela fé, é boa em si mesma, mas deve aprofundar e ampliar toda a mente e o coração até que não haja porção oculta que seja deixada inalterada, impura. É por isso que a santificação é um trabalho diário do Espírito Santo, exigindo uma entrega diária a Ele, até que cada canto ou fenda do coração seja exposto à luz impiedosa que brilha da cruz de Cristo, e cada motivação egocêntrica seja feita dolorosamente distinta, para que o homem possa se arrepender.
Uma pessoa pode morrer com esse processo de ser santificado "integralmente" ainda incompleto, e nós confiamos a alma dessa pessoa à misericórdia do Senhor no julgamento final. Mas como qualquer um de nós, que estivermos vivos, poderiamos "estar" no "grande final dia do Senhor", quando Jesus voltar, se houver pecaminosos segredos obscuros do mal que ainda restam no coração ainda não "inteiramente santificado"? Não traria isto vergonha para nosso Salvador? Graças a Deus temos um novo dia, "hoje" — uma nova oportunidade de sermos santificados!
Deus te "chama" para "sair dela [Babilônia], povo Meu" (1ª Tess. 5:14; Apoc. 14:8; 18:4). Você simplesmente não pode desfrutar da opulência e orgulho arrogante "daquela grande cidade", se você aprecia a expiação de Cristo. Em resumo, estamos vivendo nesse momento único prefigurado nos serviços do santuário israelita de há muito tempo. É grande o original, o antitípico, Dia, cósmico real da Expiação. Toda "a graça de nosso Senhor Jesus Cristo" é dada a todas as pessoas, mesmo aqueles que não merecem isso — o que realmente significa, ninguém merece (1ª Tess. 5:28). Não receba essa graça "em vão". Todo mundo a recebe, mas poucos a apreciam. Diga: "—Senhor, obrigado!" por isso.

- Paul E. Penno


Notas do autor:
1) A igreja do antigo Israel nos dias de Elias (1º Reis 18:21), nos dias de Jeremias (Jer. 23:1-4), e nos dias de Jesus (Mat. 23:13-16) foi se aproximando rapidamente de um acúmulo crítico de apostasia.
2) Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, págs. 14 e 13.
3) "Todo concebível poder do mal será posto em operação, e mentes serão confundidas por muitas vozes gritando ... '—Esta é a verdade, eu tenho uma mensagem de Deus. Ele enviou-me com grande luz—’. Em seguida, haverá uma remoção dos marcos, e uma tentativa de derrubar os pilares da nossa fé" (Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 985; originalmente publicado na Review and Herald de 13 de dezembro de 1892).
4) "Em meio a gritos confusos, ... haverá um testemunho especial, uma mensagem especial de verdade apropriada para este tempo, cuja mensagem deve ser recebida, crida, e posta em prática. É a verdade, e não idéias fantasiosas, que é eficaz. A verdade eterna do Verbo permanecerá inalteráda, livre de todos os erros sedutores e interpretações espiritualistas, livre de todas imagens sedutoras caprichosamente desenhadas. Falsidades serão enfatizadas sobre a atenção do povo de Deus, mas a verdade estará vestida em suas belas vestes, puras, ... não contaminadas pelas falácias pelas quais Satanás procura, se possível,  enganar os próprios eleitos" (Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 984; originalmente publicado na Review and Herald de 13 de outubro de 1904).
5) Testemunhos Especiais, Série B, n º 2. pág. 47. Artigo intitulado "Testemunhos para a Igreja, contendo cartas aos médicos,"
6) Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91, 92.
7) Testemunhos para a Igreja, vol. 7, pág. 17; O Grande Conflito, pág. 560. Se rejeitarmos a verdade, rejeitamos a Cristo, pois Ele diz que Ele é a verdade.
8) O Espírito Santo foi insultado? Isso nos parece impossível, e difícil de se conceber — o Espírito Santo como uma Pessoa que possa  ser insultada ou resentir-Se e preocupar-Se com a rejeição. E mais difícil ainda é conceber como os adventistas do sétimo dia podiam fazer uma coisa tal — imediatamente queremos pensar que certamente não os pastores e dirigentes da Associação Geral. Mas devemos defrontar o que a mensageira do Senhor tem a dizer. O testemunho de Jesus não passa por alto a realidade. Da pena de Ellen G. White temos, entre outras, as seguintes citações a respeito de insultar o Espírito de Deus:
 “A posição e obra que Deus me deu na conferência [de Mineápolis] foi menosprezada por quase todos. A rebelião foi popular. O curso que eles tomaram foi insulto ao Espírito de Deus” (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol.1, pág. 314, escrito em 1889, grifamos);
Muitos, leigos e obreiros seguiram no caminho da rejeição simplesmente porque a liderança rejeitou. “O Senhor tem apelado a Seu povo em advertências, em reprovações, em conselhos; mas seus ouvidos tem estado surdos às palavras de Jesus. Alguns têm dito, ‘Se esta mensagem que o irmão A. T. Jones tem dado à igreja é a verdade, por que é que os irmãos [Urias] Smith e [George Ide] Butler (presidente da Associação Geral até 1888) não a receberam e não se uniram a Jones para proclamá-la? Estes bons e inteligentes homens seguramente saberiam se esta mensagem era a mensagem da verdade’ (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol.1, pág. 417, carta M-4,1889, grifamos);
Sentimentos similares a estes foram expressados nos dias de Cristo, quando Ele veio à Terra para trazer as novas da salvação. O povo olhou para os seus lideres, e perguntou. ‘Se essa fosse a verdade, não saberiam os príncipes e os sacerdotes?” ... Quando ... nós ... somos indiferentes à sua [de Jones e Waggoner] mensagem, nós insultamos o Espírito de Deus, e andamos nas trevas e tropeçamos em incredulidade” (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol.1, págs. 417 e 418, carta M-4,1889, grifamos);
“Deus deu aos irmãos Jones e Waggoner uma mensagem para Seu povo. Quando você rejeita a mensagem transmitida por estes dois irmãos você rejeita a Cristo, o doador da mensagem.” ... Jesus lamenta sobre você dizendo ... lance fora as obras das trevas, e vista-se das armas da luz” (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, págs. 1353 e 1355, Carta L-51ª-1895, grifamos).
“Eu não posso me esquecer da experiência que tivemos em Minneapolis.” ... Houve um grupo que “foi movido na reunião por outro espírito, e eles não sabiam que Deus tinha enviado estes homens, os pastores Jones e Waggoner, para trazerem uma mensagem especial a eles, que eles trataram com ridicularia e desprezo. ... Eu sei que, naquela reunião o Espírito de Deus foi insultado” (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, pág. 1043, carta a Urias Smith, em 1892); 
Advertência contra Desprezar a Mensagem de Deus. “Quero falar advertindo aos que por anos têm resistido à luz. ... Deus lhes  [Waggoner e Jones] deu Sua Mensagem. Eles têm a Palavra do Senhor.” ... “Há os que desprezaram estes homens e as mensagens que eles levaram.” ... “Se rejeitardes os mensageiros delegados por Cristo, rejeitais a Cristo” ... “Negligenciai ... a santificação pelo poder purificador do Espírito Santo, e não restará mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardente indignação” (Testemunhos para Ministros, págs. 96 e 97, 1896, grifamos). Nota: Veja que esta declaração é de 1896, já 8 anos havia decorrido da conferência de Mineápolis.
"[Os irmãos oponentes] foram movidos durante a assembléia [de Mineápolis] por outro espírito, e não sabiam que Deus havia enviado esses jovens [Waggoner e Jones] para levarem uma mensagem especial a eles, a qual trataram com ridicularia e desprezo, não reconhecendo que as inteligências celestes estavam olhando para eles ... Eu sei que naquele tempo o Espírito de Deus foi insultado" (Carta S24, 1892, grifamos).
Tão determinada estava a oposição pós-1888 a Ellen White e aos dois mensageiros que a Associação Geral desfez o trioque pregava nas igrejas por conta própria. Virtualmente exilou Ellen White na Austrália, e Waggoner na Inglaterra, separando assim o trio de 1888. Escrevendo da Austrália, em 1896, ela disse, “O Espírito Santo tem sido insultado e a luz tem sido rejeitada” (Testemunhos para Ministros, pág. 393, 1896, grifamos). Eu “estaria disposta a atravessar o imenso Pacífico para ver mais uma vez os vossos rostos, mas não estou ansiosa de vos ver com uma percepção fraca e com mente obscurecida por terdes escolhido as trevas em vez de a luz” (ibidem, pág. 396, grifamos). Nota: novamente esta declaração é de 1896.
"Para muitos o clamor do coração tem sido: "Não teremos este homem [Cristo] reinando sobre nós". . . A verdadeira religião, de um Salvador ressurreto, que advoga justiça pela fé no Filho de Deus, tem sido desprezada, diminuída, criticada, ridicularizada, e rejeitada." (Testemunhos para Ministros, págs. 467-468).
9) Review and Herald (01 de abril de 1890, e 22 de novembro de 1892).
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

____________________