quinta-feira, 12 de junho de 2014

Lição 11 - Os Apóstolos e a Lei, por Arlene Hill



Para 7 a 14 de junho de 2014


Nossa lição desta semana olha para comentários feitos por cinco apóstolos a respeito da lei. Tomados em conjunto, é inconfundível que a lei em questão é a lei dos Dez Mandamentos, e não a lei cerimonial. O relacionamento dos seres humanos caídos para com as leis de Deus foi o problema que causou a controvérsia antes, durante e depois da sessão da Conferência Geral em 1888.
Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner acreditavam que as leis descritas por Paulo, especialmente no livro de Gálatas, não eram obrigatórias como meio de salvação, mas servem apenas como um espelho de padrões adequados de vida cristã. Paulo diz em Gálatas, capítulo 3, que a nossa justificação e salvação não pode ser baseada na guarda da lei, mas nas promessas de Deus a Abraão e à sua descendência (Gálatas 3:16). Aqueles que se opuseram na Conferência de 1888 estavam preocupados que, se este ponto de vista fosse aceito, o mandamento sobre o sábado seria esquecido. Eles temiam que se os mandamentos não eram obrigatórios, os argumentos para guardar o sábado do sétimo dia seriam um fracasso. Este raciocínio é errado desde que a lei dos Dez Mandamentos apenas reafirmou o dom do sábado que foi originalmente dado no Éden antes da queda.
Ellet Joseph Waggoner assim se expressou:
"Desde que o pecado é a transgressão de uma lei [1ª João 3:4], é evidente que, salvar alguém do pecado, ou da transgressão de uma lei, é a mesma coisa que torná-lo e mantê-lo obediente à lei. Portanto, o evangelho é a revelação do poder de Deus para operar a justiça no homem — para manifestar a justiça em suas vidas. O evangelho, portanto, proclama a lei perfeita de Deus, e contempla nada menos do que perfeita obediência a ela. Que ninguém se esqueça de que é exigido não menos poder do que o poder de Deus, para exibir atos de justiça na vida dos homens. O poder do homem é totalmente inadequado. Isso é facilmente visto quando reconhecemos o que a justiça é, que deve ser revelada na vida. O texto [Rom. 1:16, 17] diz que é "a justiça de Deus." A justiça de Deus é estabelecido em Sua lei (Isaías 51:6, 7). Agora, quem pode fazer a justiça de Deus? ... Evidentemente só o próprio Deus. A lei de Deus estabelece o caminho de Deus (Salmo 119:1 e 2). Mas o Senhor diz: "Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isa. 55:9). Portanto o esforço do homem para guardar os mandamentos de Deus deve estar tão longe como a terra está abaixo dos céus" (The Present Truth, 28 de janeiro de 1892).
Muitas pessoas, que enfatizam que as nossas obras são importantes para a nossa salvação, esquecem que uma salvação baseada na obediência à lei deve abranger toda a vida de uma pessoa. Também exige obediência em espírito e verdade, e não apenas ações externas. Sem o Espírito de Cristo, é impossível para qualquer ser humano caído tentar guardar a lei.
Ironicamente, muitas pessoas bem-intencionadas que tentam encontrar certeza da sua salvação no seu desempenho, muitas vezes olham para o livro de Tiago procurando apoio. Eles gostam das ideias de Tiago, "porque ele é muito prático," não se dando conta de que eles estão à procura de algo que possam fazer para parecerem melhor aos olhos de Deus. O exame de apenas alguns versos irá confirmar que Tiago ensina um padrão muito mais profundo do que apenas dicas úteis para uma vida cristã feliz.
Tiago 5:13 identifica dois grupos de crentes: "Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores." Veremos que para os cristãos maduros, estes dois grupos são realmente as mesmas pessoas. Tiago 1:2-4 dá conselhos para aqueles que estão sofrendo: "Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma."
Alguém pode dizer: "Eu não estou me sentindo alegre" e isto está correto. Note que Tiago não diz para "sentirmos" toda a alegria quando nos deparamos com várias provações, mas "contar" ou "considerar" isto como alegria. Aqui é onde muitos tropeçam. Eles veem coisas ruins acontecendo em suas vidas ou na vida dos outros e imediatamente perguntam "por quê?" Eles geralmente culpam a Deus por ter deixado as coisas ruins acontecerem, e usam isto como uma desculpa para se afastar dEle. Um cristão sábio está disposto a crer na promessa de Deus de que, suportando o teste da nossa fé, que tal resistência terá “a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma" (Tiago 1:4).
E, se temos falta de sabedoria para entender porque coisas ruins estão acontecendo, Tiago 1:5 nos dá a resposta: "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não o lança em rosto (*não censura = Almeida Contemporânea), e ser-lhe-á dado."
Então, logicamente, que se alguém está sofrendo, ele pode orar por sabedoria que Deus dará generosamente para que ele entenda que, se ele suporta o sofrimento até o fim, isto irá resultar em ele se tornar perfeito e completo. Isso é motivo de alegria, de modo que ele pode louvar a Deus!
No entanto, os versículos seguintes (6-8) dão uma séria advertência: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre [que duvida, hesita] é inconstante em todos os seus caminhos." Como podemos pedir, sem duvidar, se nós não vemos como Deus pode resolver o nosso problema? Pela fé!
Fazer a pergunta "por quê?" não é errado, a não ser que nós não acreditemos que Deus fará o que Ele disse que faria. Na cruz, Cristo perguntou a Seu Pai: "Por que Me desamparaste?" Pelo restante do tempo antes de morrer, Ele deve ter se agarrado às promessas a respeito da missão do Messias que Ele tinha aprendido das escrituras. Enquanto lutava na cruz, o Salmo 31:4 e 5, pode ter vindo à Sua mente: "Tu me puxarás para fora da rede que eles secretamente colocam para mim; pois Tu és a Minha força. Na tua mão entrego o Meu espírito. Tu Me resgatastes, ó Senhor, Deus da verdade." Jesus fez a escolha de acreditar que o Pai faria o que Ele disse que faria.
A que promessas temos que agarrar-nos quando provações veem? Existem tantas promessas. “O pecado não terá domínio sobre vós" [Rom 6:14] — Esta promessa tem algum valor para você? Ela vale tudo o que Deus significa para aquele que se reconhece como morto para o pecado, e vivo para Deus, em Jesus Cristo, e que se rende a Deus ... Graças ao Senhor por esta bendita promessa de libertação do pecado e de todo o poder do pecado. E essa promessa Ele vai tornar um fato na vida e na experiência de cada um que assim a considera e se rende a Ele. Reconheça quantas promessas existem, e Ele vai torná-las uma realidade. Submeta-se a Deus, e Ele vai usá-lo" (A. T. Jones em O Caminho Consagrado à Perfeição Cristã, pág. 8;  The Present Truth, 26 de janeiro de 1893).
O verbo "considerar" neste contexto é o mesmo que "contar," “avaliar“ ou “estimar.” Então, vimos que ter tudo na "conta" de alegria quando temos provações, não é o mesmo que, na verdade, ter essa alegria quando a provação acontece. Assim, podemos considerar que estamos mortos para o pecado, não porque o sentimos, ou que é um fato real, no momento, mas porque Deus disse que se o estimarmos, Ele irá torná-lo um fato.
Sim, o livro de Tiago dá alguma instrução prática, mas a um nível muito mais profundo do que uma simples lista de obras a realizar.
- Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.
____________________________________