quarta-feira, 18 de junho de 2014

Lição 12 - A Igreja de Cristo e a Lei, por Paulo Penno



Para 14 a 21 de junho de 2014

A mensagem de 1888 é Cristo justiça nossa. Cristo é o nosso Legislador. Justificação pela fé é o amor de Cristo manifesto na vida de seres humanos pecadores que aprenderam a apreciar o que custou a Ele dar a Sua vida por nós. Ágape é o amor divino revelado exclusivamente neste mundo, pela fé de Jesus, cujo serviço à humanidade é a personificação da lei de Deus.
A santa lei de Deus foi dada ao "santo par" no Jardim do Éden. Em toda a sua inocência Adão e Eva estavam vestidos com a luz radiante do amor de Deus. O amor divino se expressa na liberdade de escolha. O amor deve ser testado para que os inocentes possam desenvolver o caráter.
À igreja no Jardim do Éden (*Adão e Eva) foi "ordenado" adorar o Criador. "Não comer da" "árvore do conhecimento do bem e do mal" (Gên. 2:16, 17). A vontade de Deus para eles era que conhecessem apenas o bem. Eles não deviam tomar conhecimento do mal. Nossos primeiros pais adoravam crendo na Boa Nova do caráter do amor de Deus. Deus prometeu protegê-los do horror do mal. "No dia em que comeres certamente morrerás" (Gên.  2:17). Eles acreditavam na Palavra de Deus.
A tentação da serpente era para enganá-los a crer que Deus não era apenas bom, mas também mau. A decepção foi que, quando Deus disse: "certamente morrerás". Ele reteve deles o conhecimento de "certamente não morrerás" (Gên.  3:4). O propósito da serpente não foi um ataque sem rodeios aos mandamentos de Deus, mas confundir a verdade com o erro.
Por misturar esses dois opostos — "certamente morrerás," "certamente não morrerás;" "Bem e mal," os três enganos da serpente foram tecidos juntos em uma trama: (1º) Não haverá morte, porque Eva acreditou na serpente de que a natureza do homem é imortal; (2º) "conhecer o bem e do mal" é essencial, pois há uma conjunção de opostos; e (3º) "sereis Deus", pois a divindade habita dentro de cada alma humana imortal e aguarda apenas a auto realização. Assim, (*Adão e Eva), a igreja de então, falharam no teste dos mandamentos de Deus, no início por causa da incredulidade.
Essa igreja então passou a precisar de justificação pela fé porque perdeu a sua santidade original de vestes do amor de Deus. Não há justiça inata, e assim Deus provê um sacrifício e os veste com a pele de um animal. Deus ensina a Adão e Eva sobre o Salvador deles, "o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8). Cristo perdoa a Igreja pecadora e dá a Sua justiça.
A igreja deve adorar a Deus mediante fé no "Descendente" da mulher. O sacrifício de Jesus em Gên. 3:15 é a "inimizade" que rompe a aliança que os pecadores têm com "a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás" (Apoc. 12:9). Mas a controvérsia cósmica que Cristo tem com Satanás é bem-vinda ao mundo e se desenrola no conflito entre a "semente" [igreja] da mulher e a "semente" [seguidores] de Satanás.
Caim, e seus descendentes, "as filhas dos homens," (Gên. 6:2) oferecem a Deus seus próprios méritos (*frutos) como oferta (Gên. 4:3). "Os filhos de Deus" adoraram a Deus através dos méritos do sangue de Cristo (Gên. 4:4). Os outros descendentes de Adão e Eva se arrependeram sinceramente da loucura de Eva e mantiveram uma lealdade firme à verdade original de Deus. Eles se tornaram os progenitores de uma linha ininterrupta de gerações de fiéis adoradores de Deus, que creem que o homem tinha perdido a imortalidade pela rebelião contra Ele e que podem obtê-la apenas através da fé em um vindouro Salvador divino e em Seu sacrifício.
Ellen White nos diz que:
"A mensagem do Evangelho foi dada por Adão, Sete, Enoque, Matusalém e Noé. Abraão em Canaã e Ló em Sodoma trouxeram a mensagem, e de geração em geração mensageiros fiéis proclamaram a vinda do Messinas."1
E Ela diz em outro artigo intitulado “Cristo em toda a Bíblia” que:
"Enoque era um representante de Cristo." "Que o Deus que andou com Enoque era ... (*o próprio) Cristo." "A mensagem" de Cristo e a lei foram "pregados por Enoque, e sua trasladação para o céu ... era um argumento que Matusalém e Noé poderiam usar com poder para mostrar que o justo pode ser trasladado."2
Deus ficou muito feliz com Abraão, e declarou que todos os que abraçassem a mesma fé que ele, Abraão, tinha deveriam herdar toda a terra (*o mundo, Rom. 4:13) em possessão perpétua com a vida eterna integrando o presente! Ele prometeu a ele e a todos os seus descendentes se tornariam uma grande nação, a "cabeça e não a cauda," o excelente exemplo para todo o mundo do que se trata a salvação de Deus. A igreja de Deus na terra deve evangelizar o mundo. Corporativamente eles devem honrar o nome de Deus diante de todas as nações pagãs.
 (*E, assim, apresentavam a salvação de Deus para todo o mundo. Jesus disse que devemos ir não só a Jerusalém e a Samaria, mas a todo o mundo. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo...,” Mat. 24:14, e, assim os cristãos, filhos de Abraão pela fé, herdarão o mundo todo, cumprindo a promessa de Rom. 4:13.)
(*Mas vejam que até aqui, na história da igreja, Deus não havia falado em lei escrita, somente em aliança, concerto. E quando os israelitas chegam ao Sinai, Deus fala em Aliança novamente, Êxodo 19:4 e 5. Parece que Deus sempre intentou simplesmente escrever Sua lei nos corações e nas mentes do Seu povo. E isto é realmente o que Ele estava tentando desde Suas promessas aos patriarcas, e o que Ele promete fazer agora nos últimos Dias.)
(*Mas o povo estava confiando em si mesmo e prometeu “tudo o que o Senhor tem falado faremos,” Exodo 19;8, e isto eles não podiam cumprir. Desconheciam que eram incapazes.)
(*Depois, às bordas de Canaã, a igreja falhou novamente. Tiveram que retornar ao deserto por 40 anos. E Paulo diz: “Vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade, Hebreus 3:19.)
 (*E já instalados em Canaã) Israel falhou grandemente. Até mesmo seus melhores líderes estragaram tudo. Deus deu ao rei Saul grande sucesso militar com a sua espada; mas ele se ensoberbeceu. Mesmo Davi, que louvou ao Senhor em todos os seus Salmos trouxe desonra a Deus.
A vasta riqueza e sabedoria também subiu à sua cabeça de Salomão. Reis, como Ezequias e Josafá, para quem o Senhor operou grandes milagres, mancharam o registro de suas vidas com erros trágicos de orgulho. Todos os profetas ansiaram por um arrependimento nacional que nunca veio, até que Israel chegou a ponto de crucificar o seu Messias.
Agora, Deus tem uma igreja mundial por meio de quem Ele deseja glorificar Seu nome diante de um mundo moderno desnorteado, confuso e em incivilizada escuridão. Há uma boa nova: A obra que Jesus fez ao morrer ainda será alcançada em Sua igreja — quando (*um número significativo de ) seus derramar desprezo sobre todo o seu orgulho.
A tese básica de seis mil anos de extravagância legal de Satanás na terra é sua afirmação de que é impossível para os caídos filhos e filhas de Adão viverem totalmente em harmonia com a santa lei de Deus. Ele alegremente acolheu todas as provas que têm manchado o registro do professo povo de Deus através dos séculos.
O tempo de angústia para o povo de Deus só virá após um reavivamento e reforma eficazes. Satanás não quer que essa bênção venha nunca. Não é do seu interesse que a vinda de Cristo ocorra em breve de modo algum.
O "dragão" vai perder a calma, quando a igreja tiver uma verdadeira demonstração de lealdade total a Cristo. Quando um povo aprender a vencer "assim como" Cristo "venceu," só então Deus poderá, verdadeiramente dizer deles: "Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus", e Satanás vai explodir (Apoc. 12: 17). O tempo de angústia será seu último acesso raivoso de mau humor.
Mas também será sua ruína final. Novamente, como no Calvário, ele vai se expor. Cristo vai aceitar o seu desafio de  arremessar-se diante dEle. Ele irá considerar a inimizade de Satanás contra o povo de Deus como dirigida pessoalmente contra Ele mesmo. A marca da besta será uma tentativa evidente de livrar a terra do povo de Deus, a "solução final" de Satanás para o que é para ele o "problema” da justiça. Esse "remanescente" que verdadeiramente observa os mandamentos de Deus são uma ameaça para ele, uma demonstração de que todo o seu programa foi errado desde o início.
Lembre-se, preparar-se para o tempo de angústia não é um programa de obras legalistas. É uma questão de estar finalmente reconciliado com Deus através do sacrifício de Cristo, recebendo a "expiação final."3 É a completa devoção a Deus, pois ela estará envolvida com Cristo como uma noiva se submete a um marido a quem carinhosamente ama.
Não seria extremamente egoísmo de nossa parte dizer "não" ao convite de Cristo? E não implicaria isso numa grave falta de confiança nEle termos medo do futuro com Ele?

Paul E. Penno


Notas:
[1] Ellen G. White, "Coisas Novas e Velhas," publicado em The Present Truth, (A verdade Presente) de 4 de junho de 1903, págs. 353-354.
[2] Ellen G. White, "Cristo em toda a Bíblia," publicado em The New York Indicator, (O indicador Nova-iorquino) de 30 de junho de 1909, pág. 1.
[3] Cf.. Primeiros Escritos, pp 244, 254; O Grande Conflito, p. 480.

Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

___________________________