quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Introdução ao livro de PROVÉRBIOS, por João Soares da Silveira



            Provérbios é um livro poético de declarações práticas, essenciais, cheias de significado, concisas, convincentes, em matérias de um viver espiritual piedoso.
            Provérbios na língua hebraica significa um ditado popular conciso, um rifão, um brocado, uma “parábola,” colocar-se uma coisa ao lado de outra para comparação. O livro de Hebreus e, em verdade, a maior parábola que temos na Bíblia. Provérbios é, geralmente, uma breve declaração de sabedoria prática que compara, ou contrasta as ideias. Um exemplo: “Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor” (Provérbios 10:20).
PROVÉRBIOS foi escrito principalmente por Salomão e derivou da verdadeira sabedoria que lhe brotou de um correto relacionamento com Deus. O livro de Provérbios vai além de ser um tratado religioso, sendo um compêndio de instrução moral ética, aplicável a muitas situações práticas da vida.
“Ao passarem os anos, e aumentando a fama de Salomão, buscou ele honrar a Deus acrescentando sua força mental e espiritual e constantemente repartindo com outros as bênçãos recebidas. Ninguém compreendia melhor que ele, haver sido pelo favor de Jeová que entrara na posse do poder, sabedoria e entendimento, e que esses dons foram-lhe concedidos para que ele pudesse dar ao mundo o conhecimento do Rei dos reis. Salomão tomou especial interesse pela História Natural, mas suas pesquisas não estavam limitadas a um determinado ramo do saber. Mediante diligente estudo de todas as coisas criadas, tanto animadas como inanimadas, adquiriu clara concepção do Criador. Nas forças da Natureza, no mundo mineral e animal, e em toda árvore, arbusto e flor, ele via a revelação da sabedoria de Deus; e ao procurar aprender mais e mais, seu conhecimento de Deus e seu amor por Ele constantemente aumentavam.
    “A divinamente inspirada sabedoria de Salomão encontrou expressão em cânticos de louvor e em muitos provérbios. "E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano, até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes". I Reis 4:32 e 33.
“Nos provérbios de Salomão estão esboçados princípios de santo viver e elevados intentos; princípios oriundos do Céu e que conduzem à piedade; princípios que devem reger cada ato da vida. Foi a ampla disseminação destes princípios, e o reconhecimento de Deus como Aquele a quem pertencem todo louvor e honra, que fez dos primeiros tempos do reinado de Salomão, uma ocasião de erguimento moral bem como de prosperidade material.
"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria", escreveu ele, "e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubins, e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela. Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas paz. É árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurados são todos os que a retêm." Prov. 3:13-18.
    "A sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o conhecimento." Prov. 4:7. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Sal. 111:10. "O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, aborreço." Prov. 8:13.
“Oxalá tivesse Salomão em seus últimos anos atentado para estas maravilhosas palavras de sabedoria Quem dera aquele que declarou: "Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento" (Prov. 15:7) e que ensinara, ele próprio, os reis da Terra a render ao Rei dos reis o louvor que haviam intentado dar a um governador terreno, não tivesse jamais tomado para si com "boca perversa", em "soberba" e "arrogância" a glória devida a Deus somente!” (Profetas e Reis, págs. 33 e 34, os 6 últimos parágrafos do 1º capítulo).
Oramos para que neste trimestre possamos ver as belezas dos encantamentos de Cristo que nos veem através dos provérbios de Salomão, ao Deus lhe ter concedido “dons ... para que ele pudesse dar ao mundo o conhecimento do Rei dos reis.”
Seu irmão em Cristo,
João Soares da Silveira
__________________________