quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lição 2 — Dos ouvidos aos pés, por Paulo E. Penno



Para 3 a 10 de janeiro de 2015

Provérbios não é primariamente sobre não fazer, mas sobre como podemos viver uma vida melhor em 2015. Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10). Nós não merecemos isso, mas podemos tê-lo ao máximo, porque Cristo o concede com base em Sua graça.
Provérbios 4 nos mostra o único caminho para a vida: Cristo. Eis como as coisas funcionam: “Ouve, ó filhos, a instrução do seu pai, ... Quando eu era um filho com o meu pai, ... ele me ensinou ... retenha as minhas palavras; guarde os meus mandamentos, e viva (Prov. 4: 1- 4, English Standard Version).
Estamos ouvindo um pai de filhos adolescentes dando-lhes instruções sábias. Como faz isso? Ele lhes diz que aprendeu com o seu pai quando era menino. Nossos antepassados não estão desqualificados para falar para nossas vidas só porque já se foram. A Bíblia diz: "Lembre-se de seus líderes ... e imita a sua fé" (Heb. 13: 7). Os pais mortos falam por experiência comprovada.
Nossa melhor esperança, sob a orientação do Espírito Santo, é a restauração daquela “mui preciosa mensagemque o Senhor enviou, o “começo” da chuva serôdia e do alto clamor.1 A maioria dos apelos de Ellen White para reavivamento e reforma estão dentro do contexto da mensagem de 1888.
“Eu sei que uma obra deve ser realizada pelo povo, ou muitos não estarão preparados para receber a luz do anjo enviado do céu para iluminar toda a Terra com a sua glória. Não penseis que sereis encontrados  como vasos para honra no tempo da chuva serôdia ... se estiverdes ... acalentando raízes de amargura trazidas da assembleia em Mineápolis. ... Apelo-vos, homens em posições de responsabilidade, ... o Senhor olha com desagrado àqueles que ... manifestam um desrespeito satânico para com os que deveriam considerar altamente. "2
O legalismo se especializa em apelos tradicionais para começar a viver a vida cristã . . . agora” aparte da clara verdade do evangelho. Tais apelos soam bem; são altamente populares (como o legalismo sempre é); a atitude fácil, natural é acenar a cabeça e dizer, amém, “Vamos fazer isso”. E temos resolvido as coisas assim por um longo tempo. Nossas exortações piedosas . . . devemos ser mais fiéis”, “devemos acordar mais cedo”, “devemos orar mais”,3 “devemos estudar mais a Bíblia”, “devemos amar mais”, “devemos ser mais semelhantes a Cristo”, “devemos nos sacrificar mais”, “devemos visitar mais nossos vizinhos “, “devemos trabalhar mais duramente”. Mas dizer às pessoas o que fazer, sem fornecer a verdadeira motivação do Novo Testamento, está muito aquém da boa nova do evangelho.
Ellen White se regozijou com a mensagem de Jones e Waggoner porque viu nela uma motivação pela qual esses imperativos legalistas familiares do adventismo podiam ser traduzidos em vibrantes recursos habilitadores do evangelho.
É-nos dito para olhar adiante, e não para trás. Embora isto seja verdade, isso falha em apreender que a real necessidade da Igreja é a recuperação da pura verdade da justificação pela fé, da qual o evangelicalismo popular não é a fonte adequada. Há esperança para a Igreja se acreditarmos no conselho de Ellen White, “Não temos nada a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos da maneira em que o Senhor nos tem guiado, e de Seu ensino em nossa história passada”.4 Isso significa dominar a verdade sobre 1888, para que possamos olhar para frente com entendimento.
Em Sua cruz, Cristo realmente redimiu o mundo, morreu a segunda morte de todos os homens”, deu-lhes todas as bênçãos com que sempre contaram, inclusive a luz do sol e a chuva, além do dom da salvação. Ninguém se perderá dentre os que não resistam à verdade ou dela descreiam.
Nossa brilhante esperança é a promessa do evangelho: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Prov. 4:18).
O que nos mantém avançando no caminho da sabedoria de Deus é a esperança. Se você escolheu a Cristo, Ele está despontando em sua vida. Agora pode ser apenas um lampejo de luz no seu horizonte, mas o sol está nascendo, a escuridão não pode detê-lo, e Cristo trará a Sua boa obra em você ao brilho do meio-dia: “Aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até ao dia de Cristo Jesus (Fil. 1:5). Essa luminosa confiança do evangelho é como seguirá em frente, passo a passo, no caminho certo.
Nós “seguimos” a Jesus—nunca ficando parados. Ele está guiando o Seu povo para se preparar para a Segunda Vinda. “O caminho do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito(Prov. 4:18). O evangelho eterno de Apocalipse 14:6-15 prepara um povo para o tempo em que João viu uma nuvem branca, e sobre a nuvem assentou-Se um semelhante ao Filho do homem, . . . a seara da terra está madura.” A segunda vinda de Cristo!
Agora, como não se perder ao longo do caminho. Mantenha o seu coração com toda a vigilância, porque dele procedem as fontes da vida (Prov. 4:23). Preste atenção ao caminho do evangelho, aplicando-o aos nossos corações constantemente.
Este é exatamente o oposto da sabedoria de nossa cultura. Dizem-nos hoje que se quisermos ser felizes o que precisamos fazer é reunir em torno de nossa viver egoísta nossa pequena vida, planejada do jeito como a queremos, com a nossa casa dos sonhos, e nossa esposa ou marido “troféu”, nosso trabalho ideal e todo o resto. Mas a verdade é que, se temos tudo, isso só nos fará mais deprimidos e com raiva, porque todas essas vantagens exteriores só servem para zombar de nossa tristeza interior.
Precisamos de nossos corações continuamente preenchidos com a sempre renovadora vida de Cristo, pela fé no evangelho. Disse Jesus: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, de seu interior correrão rios de água viva” (João 7:37, 38). Não perderemos o nosso caminho na jornada da vida se continuarmos indo a Jesus e a beber de Sua aceitação, de Seu perdão, de Suas promessas, de Seu amor. Tudo o mais flui para fora desde o mais profundo.
Ao atrairmos o amor que ansiamos de Jesus, ele flui para fora na cura por todo o nosso ser. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Provérbios 4: 24-27).
O Senhor Jesus Cristo, que morreu por você também, reivindica tudo quanto é, da cabeça aos pés. O evangelho lhe chama para entregar o seu próprio corpo a Ele. Se estamos distraídos da ligação em tempo real com as misericórdias de Deus, de modo que nossos corações se tornem frios e nossas bocas se tornem imprudentes, e os nossos olhos sejam distantes, e os nossos pés errantes, estamos só a um passo em falso de distância para a catástrofe de arrasar a vida. Não temos que nos envolver em pecados diretos para terminar nessa condição, só temos que negligenciar a vigilância de nossos corações deixando de estar alertas. Cada um de nós se acha sempre a cinco minutos do desastre total. Mas se estivermos recebendo pela fé a efusão do amor de Cristo que constantemente flui de Seu trono de graça, não podemos perder o nosso caminho. (*Grifamos).
Se você for destro, coloque a sua mão direita à sua frente para que possa olhar para ela. Se for canhoto, estenda a mão esquerda. Você faz muito com essa mão, o bem e o mal. Mas agora dedique essa mão a Cristo. Ele pode tornar você sábio por toda a sua vida com essa mão. Eis do que precisa lembrar-se: Jesus morreu pela sua mão.
Ele não morreu somente pelos pecados cometidos com os seus pés. Ele derramou o Seu sangue por amor a seus pés, para resgatar os seus pés, para fazer os seus pés viverem na vida presente para o louvor da glória de Sua graça. Seus pés vão ser poderosos para Deus. Seus pés não mais vão sentir dor. Seus pés não serão mais capazes de pecar. Na verdade, tudo quanto você é será resgatado. Como pode entregar-se à estultícia agora? Esse não é o seu caminho. Esse não é o seu destino. Cristo separou você para Si mesmo. Ele terá a palavra final em sua vida, e o Seu propósito de graça está despontando em você agora.

Paulo E. Penno


Notas:
1] “Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos,” pág. 91;
2] "To the General Conference" (À Conferência Geral), B-24, 1889; Materiais de Ellen G. White sobre 1888, págs. 442, 443;
3] Nevins, “I Must Pray More,” (Devo Orar Mais) Advent Review and Sabbath Herald, July 14, 1863, pág. 49.
4] Ellen G. White, Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 24; Mensagens Escolhidas. 3, pág. 162. (Na edição Casa Publicadora Brasileira, em Tatuí, de 1987, está à pág. 196; Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 31.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
_________________________