quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Lição 1 – O Chamado da Sabedoria, por Paul E. Penno,



Para 27 de dezembro/14 a 3 de janeiro de 2015

O rei Salomão foi o homem mais sábio e entendido de sua geração, talvez de todos os tempos! O Senhor lhe tinha dotado ricamente com sabedoria que superou a todos dos seus dias.
No entanto, por baixo havia uma base sólida de humildade pura que tornou possível ao Senhor abençoá-lo como fez. Quando o Senhor lhe ofereceu, como descendente do rei Davi, qualquer coisa que quisesse pedir, ele foi sábio para pedir as coisas certas: “Agora, pois, ó Senhor meu Deus, Tu fizeste reinar a Teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E Teu servo está no meio do Teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A Teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a Teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este Teu tão grande povo?”
O Senhor o elogiou porque não pediu riquezas, ou fama, ou poder: “E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso”.
Portanto, o Senhor deu-lhe o que ele tinha pedido, mas além disso, deu-lhe riqueza e poder e fama além de estimativa: “E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória” (vs. 12, 13).
Mas você poderá dizer: “Eu não tenho a sabedoria de Salomão!” Todavia, estamos chegando ao momento em que você vai precisar disso. Enfrentamos problemas muito desconcertantes: creremos em Gênesis 1-3, sobre Deus ter criado a Terra em seis dias literais, ou seremos esmagados sob a influência dos cientistas que afirmam que a evolução somente é a resposta e nos ridicularizam por acreditarmos no primeiro grande milagre da Bíblia? Devem as mulheres ser ordenadas ou isso é errado? A salvação é somente pela fé ou pela fé-mais-obras? As profecias de tempo de Daniel e Apocalipse são segundo o princípio dia-ano, ou isso é jargão sem sentido? Existe uma manifestação do “espírito de profecia” de Deus hoje como claramente inspirado como foram os profetas do passado? Como podemos julgar entre a verdade e o erro sutilmente disfarçado?
Em cada enigma teológico que você enfrenta, em que a evidência parece equilibrada entre visões opostas, não lance ao alto suas mãos em desespero decidindo postar-se em cima do muro. Você não pode! No final da estrada terá que decidir franca e abertamente entre a “marca da besta” e “o selo de Deus” (Apocalipse 13:16, 17; 7: 1-4). Olhe para ver onde está o Ágape, o verdadeiro amor bíblico. Não se deixe enganar pelo “amor” raso e sentimental que é a falsificação do Ágape. Observar os mandamentos de Deus será o teste final no grande conflito entre Cristo e Satanás; mas vamos lembrar que apenas “Ágape é o cumprimento da lei” (Rom. 10:10). Conformidade exterior à letra dos Dez Mandamentos pode mascarar um coração que está amargamente desprovido de Ágape. “Aquele, pois, que cuida estar em pé veja que não caia” (1ª Cor. 10:10).
O livro dos Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão quando era maduro, no controle do reino de Israel, e em graça diante de Deus. A mensagem de 1888 é refletida em alguns dos temas abordados no livro.
Será que Deus nos quer passando a vida com medo de que possamos, ao final, estar perdidos? O medo seria uma motivação válida para servir a Cristo?
Alguns dirão: “Sim!” O livro de Provérbios nos fala do “temor do Senhor” (1: 7, 29) como algo positivo de se experimentar. Jesus mesmo nos adverte: “temei aquele que é capaz de destruir a alma e o corpo no inferno” (Mat. 10:28). Nenhum texto bíblico especificamente nos diz para não “temer ao Senhor
Assim, com esta forte ênfase em “temer ao Senhor”, seria de Sua vontade que atravessemos a vida sob um terror espiritual? É o medo de punição motivação adequada para sermos obedientes aos mandamentos de Deus? Alguns dirão: “Sim, pois isso tem funcionado por 6.000 anos”. Mas significa isso que a motivação do medo vai caracterizar os que se preparam para a segunda vinda de Cristo? Ocorrerá uma mudança de paradigma na motivação ao chegarmos mais perto do fim?
Há um medo saudável que qualquer pessoa física e emocionalmente normal sempre terá. Você olha para os dois lados antes de atravessar uma rua movimentada; evita as coisas não saudáveis como fumar e bebidas alcoólicas — o temor de bom senso irá motivar você a desfrutar de uma vida mais longa.
Mas o temor do fogo do inferno não será a motivação que vai compelir o povo de Deus a “seguir o Cordeiro por onde quer que vá” (Apoc. 14: 4, 5). O novo vai substituir o antigo assim como o “novo concerto” irá transcender o velho. Uma compreensão mais clara do que aconteceu na cruz de Cristo irá capturar cada coração honesto e “constranger” todos os que creem a “doravante” viver, não para si, mas por “Aquele que morreu por nós e ressuscitou” (2ª Cor. 5: 14, 15).
O “temor do Senhor” bíblico não é covarde, mas um temor de apreciação do coração para a justiça impressionante de Cristo. “Tremer” diante dEle não é ter medo dEle, mas emocionar-se com a contemplação saudável do que a Ele custou nos salvar.
Então, se já se sentiu sem saber como entrar ou sair, como se não soubesse como viver este novo dia, você é uma pessoa bem-aventurada. Se confessar essa realidade de seu vazio diante do Senhor, e simplesmente pedir-Lhe para dirigir os seus passos, para guardar você de cometer qualquer erro estúpido, salvando a você de si mesmo, Ele lhe permitirá viver para Aquele que morreu por você.
Paul E. Penno
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
_____________________________________