quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lição 4 - Sabedoria Divina, por Daniel Peters



Para 17 a 24 de janeiro de 2015


Na 4ª lição do trimestre relativa ao domingo ocorrem as seguintes palavras: “A sabedoria é tão importante que precisa alcançar a todos”. Felizmente isso se deu. O apóstolo João diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Mas a declaração continua: “Deus criou toda a vida humana, e Cristo morreu por cada um de nós. Portanto, a sabedoria, que consiste no conhecimento de Deus, e da salvação que Ele oferece, é para todo ser humano. Aqui está o Antigo Concerto em operação—ensinando que a salvação é uma oferta—algo que é posto em ação quando o homem faz alguma coisa primeiro.1
Em 1888, Deus enviou uma mensagem de amor ao Seu povo usando mensageiros humanos para levar Sua igreja de volta às “veredas antigas, o bom caminho”, para que pudesse andar nele e “encontrar descanso”. Um desses mensageiros foi E. J. Waggoner, que escreveu em seu livro The Glad Tidings a verdade sobre a salvação: “Toda esta libertação está de acordo com ‘a vontade de Deus e Pai’. A vontade de Deus é a nossa santificação (1ª Tes. 4:3). E Ele deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1ª Tim. 2: 4). E Ele realiza todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade “ (Efé. 1:11). ‘Você está querendo ensinar salvação universal?’, alguém pode perguntar. Queremos ensinar apenas o que a Palavra de Deus ensina—que ‘a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens’ (Tito 2:11, RV). Deus operou a salvação para todos os homens, e a ele a concedeu; mas a maioria a rejeita e a lança fora. O juízo vai revelar o fato de que salvação completa foi dada a todos, e que os perdidos deliberadamente lançaram fora o seu direito de primogenitura”.2
“Cristo é dado a todos os homens. Por isso, cada pessoa recebe o todo dEle. O amor de Deus abarca o mundo inteiro, mas também destaca cada indivíduo. O amor de uma mãe não é dividido entre seus filhos, de modo que cada um receba apenas um terço, um quarto ou um quinto do mesmo; cada criança é objeto de toda a sua afeição. Quanto mais com o Deus cujo amor é mais perfeito do que o de qualquer mãe! (Isa. 49:15). Cristo é a luz do mundo, o Sol da Justiça. Mas a luz não está dividida entre uma multidão de pessoas. Se uma sala cheia de pessoas for brilhantemente iluminada, cada indivíduo recebe o benefício de toda a luz, tanto quanto se estivesse sozinho no quarto. Então, a vida de Cristo ilumina todo homem que vem a este mundo. Cristo habita em Sua plenitude em cada coração crente. . .
“Quantas vezes ouvimos alguém dizer: ‘Eu sou tão pecador que temo que o Senhor não vá me aceitar!” Até mesmo alguns que já há muito tempo têm professado ser cristãos muitas vezes tristemente desejam poder ter certeza de sua aceitação diante de Deus. Mas o Senhor não deu nenhuma razão para quaisquer dúvidas. Nossa aceitação está sempre resolvida. Cristo nos comprou e pagou o preço”.3
A sabedoria continua a clamar contra falsos ensinamentos em todos os lugares que existem: “Não obstante a Bíblia estar cheia de advertências contra os falsos mestres, muitos estão prontos a confiar a guarda de sua alma ao clero. Existem hoje milhares de professos religiosos que não podem dar qualquer outra razão para os pontos de sua fé que mantêm além daquilo em que foram instruídos por seus líderes religiosos. Passam pelos ensinos do Salvador quase desapercebidamente, e depositam confiança implícita nas palavras dos ministros. Mas são ministros infalíveis? Como podemos confiar nossas almas a sua orientação, a menos que saibamos pela Palavra de Deus que são portadores de luz? A falta de coragem moral para sair da trilha batida do mundo leva muitos a seguirem os passos de homens eruditos; e por sua relutância em investigar por si mesmos, estão se tornando desesperançadamente presos pelas cadeias de erro. Veem que a verdade para este tempo é claramente trazida à luz na Bíblia; e sentem o poder do Espírito Santo acompanhando a sua proclamação; mas permitem que a oposição do clero os afastem da luz. Apesar da razão e consciência estarem convencidas, essas almas iludidas não ousam pensar diferentemente do ministro; e seu julgamento individual e interesses eternos são sacrificados em favor da incredulidade, do orgulho e preconceito de outrem”.4
“O temor do Senhor é aborrecer o mal; orgulho e arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu aborreço” (Prov. 8:13). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Prov. 9:10; 1:7.). Portanto, a sabedoria está antes de tudo. O temor do Senhor e Sua verdadeira adoração também são descritos como odiar o mal—como Ele o faz. Esta virtude da sabedoria é a humildade; portanto a sabedoria aborrece, acima de tudo, a auto-exaltação em todas as suas formas.
João Batista proferiu verdadeiras palavras de humildade quando disse de Jesus: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). Estas palavras mostram a verdadeira relação de cada homem com Cristo. Todo seguidor de Cristo deve crer com o coração: “Ele deve crescer e eu diminuir”.
“Em que medida deve essa diminuição e crescimento ter lugar? – A Resposta é simples: Na medida em que a declaração é absoluta, sem qualquer limitação, é evidente que o aumento e diminuição devem ir tão longe quanto é possível, ou seja, enquanto houver alguma coisa deixada em nós que possa ser diminuída.
“Segue-se, então, que devemos diminuir até que não haja mais nada de nós, e Ele deve crescer até que encha todas as coisas. Esta obliteração do eu, a fusão de nós mesmos nEle, é de fato a única maneira em que nossa existência pode ser continuada. . . . Não perdemos a nossa personalidade, mas Cristo torna-Se a nossa personalidade, manifestando-Se em nós para o que Deus planejou que fôssemos. Desaparecer de vista em Cristo é mais do que ascender ao céu sem Ele”.5
As lições de segunda-feira e terça-feira tratam com Provérbios 8: 22-31, e como a sabedoria está relacionada com a criação. No final da lição de terça-feira é feita esta pergunta: “Por que a função dEle como Criador é tão importante na compreendermos  Sua função como Redentor?” A resposta a esta pergunta é fundamental para a compreensão da verdade da salvação—a mensagem de 1888.
“O sábado, como vimos, é o memorial das obras maravilhosas de Deus. Mas o poder de Deus é claramente visto nas coisas que Ele fez, e Deus espera que todos os homens vejam o Seu poder nelas; pois Ele considera todos os homens indesculpáveis se não conhecem o Seu eterno poder e Divindade. “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis são vistos claramente, sendo percebidos por meio das coisas que são feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles fiquem inescusáveis” (Rom. 1:20). Agora, o Evangelho é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (vs. 16). Portanto, sendo que o poder de Deus é visto nas coisas que Ele fez, e o sábado é o memorial de Suas obras, é evidente que o sábado é o grande memorial do Evangelho. Nele e através dele apreendemos o poder de Cristo para salvar.
“Criação e redenção são a mesma coisa, e o sábado e a cruz estão tão intimamente ligados por ambos serem igualmente manifestações do poder de vida de Cristo.
... ‘NEle tudo subsiste’ (Col. 1:17). “NEle vivemos, e nos movemos e existimos” (Atos 17:28)”.6
“Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida” (Rom. 5:10). A vida que faz isso é a vida a partir da qual todas as coisas criadas procederam, e pela qual existem. O poder da redenção é o poder da criação, e esse é o poder da vida de Cristo.
Caro leitor, Jesus te ama. Você foi comprado pelo próprio Senhor e Ele deu Sua preciosa vida para redimir você. Deus nos deu a Sua Divina Sabedoria—Jesus. “Ao dar a Jesus, nesse dom precioso nosso Pai celestial lhe concedeu todos os tesouros do céu”.7


—Daniel H. Peters 


O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs. 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

Notas:
Notas (A primeira é do tradutor):

1)        A lição de domingo, 1º §, nos fala de uma oferta de Deus para nós, o que é um erro originado na ideia do velho concerto (Êxodo 19:e e 24:7). Deus não nos oferece a salvação, ao contrário, Ele a deu a todos os seres humanos, o que é muito diferente.
O apóstolo João esclarece isto: “Deus amou o mundo de tal maneira que DEU o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Também o apóstolo Paulo diz que “a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens(Tito 2:11).
E “Ele quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1ª Tim. 2: 4).
Ellet J. Waggoner, um dos dois mensageiros de 1888 chegou a ser indagado se ele estava pregando universalismo, ao que ele respondeu que simplesmente queria pregar o que a Bíblia ensina, que “a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.”
Se a salvação fosse uma oferta, isto implicaria que quem a “aceitasse” estaria empreendendo uma parte na salvação, e poderia chegar no céu e dizer: Tudo bem, Jesus morreu por mim, e eu a aceitei, e aqui estou. Mas meu vizinho rejeitou e ficou lá no pó da terra aguardando o final dos mil anos para a segunda ressurreição. Você vê? Tal indivíduo estaria declarando que ele participou na sua salvação. Isto seria salvação pelas obras. A salvação ocorre por crermos nela e não resistirmos à ação do Espírito Santo em nosso coração. “Deus é um caçador incansável, que está sempre em safari em nosso encalço.” A perdição ocorrerá por resistência à mesma ação. Foi o que ocorreu com o povo de Israel às portas da terra prometida: “não puderam entrar por causa da sua incredulidade (Heb. 3:19).
2) Boas Novas, de E. J. Waggoner, págs. 13 e 14.
3) Idem, págs. 11 e 12;
4) O Grande Conflito, págs. 596 e 597
5) “A Verdade Presente, de 18 de julho de 1901; artigo “Última Pàgina,”  E. J. Waggoner
6) Ibidem, artigo “O Sábado e a Cruz,” E. J. Waggoner, 20 de julho de 1893
7) MR (= Manuscrito liberado nº 929 - 12 MR 34.1), de 19 de maio de 1895
Nota adicional: Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
____________________________