quinta-feira, 14 de maio de 2009

Não recebais a GRAÇA de Deus em vão.

Da lista que o Senhor deu em 2ª Cor. 6:1-10, é claro que nada há que jamais possa vir à vida do crente em Cristo, que a graça de Deus não o tome e o transforme para o bem do crente e o faça servir para o seu aprimoramento em direção à perfeição em Cristo Jesus. A graça de Deus fará sempre isto se tão somente o crente permitir que o Senhor atue à Sua própria maneira na sua vida, se tão somente ele permitir a graça reinar. Eis "Porque tudo isto é por amor de vós” 1 e isto é como "todas coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus"2. Isto é grandioso. É de fato glorioso. É a própria salvação. Este é modo como o crente é capacitado a "sempre triunfar em Cristo"3.

Isto contudo é apenas a metade da história. O Senhor Se propõe não somente a salvar agora àquele que crê, mas ele o usará em ministrar aos outros o conhecimento de Deus, para que eles também possam crer. Não podemos pensar que a graça e os dons de Deus são unicamente para nós. São para nós primeiramente, isso é verdadeiro, mas são para nós primeiramente a fim de que não só nós sejamos salvos mas para que possamos ser capacitados a beneficiar aos outros comunicando a eles o conhecimento de Deus. Nós devemos ser participantes da salvação antes de podermos conduzir outros a ela. Portanto está escrito, "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."4 E "tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.”5

Assim cada homem que recebe a graça de Deus ao mesmo tempo recebe com ela o ministério dessa graça a todos os outros. Cada qual que se acha reconciliado com Deus recebe com essa reconciliação, o ministério de reconciliação, para todos os outros. Aqui também a exortação se aplica, "E nós ... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão."6 É você um participante da graça? Então "administre a outros o dom” (*a graça); não a receba em vão. Está você reconciliado com Deus? Então saiba que Ele, a você também, “lhe deu o ministério de reconciliação”7. Recebeu você este ministério em vão?

Se nós não recebermos a graça de Deus em vão, se nós tão somente permitirmos que a graça reine, o Senhor causará que ela atue, ou que ela assim seja "em todas coisas nós nos aprovaremos como os ministros de Deus."8 Esta é a verdade. O Senhor o disse, e assim é. "Como ministros de Deus tornando-nos recomendáveis em tudo.”9 Isso é, em todas coisas nós devemos levar a outros o conhecimento de Deus. E assim o Senhor propõe não só nos causar sempre "triunfar em Cristo" da nossa própria parte, mas também fazer "por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do Seu conhecimento”10. Isso é, Ele propõe tornar difundido a outros, por nós, e em cada lugar, o conhecimento de Si.

Nós não podemos fazer isto por nós mesmos. Deus há de operá-lo em nós11. Devemos cooperar com Ele. Devemos ser obreiros juntos com Ele. E quando nós assim cooperamos com Ele, então, tão certamente quanto nós assim agirmos, tão certamente nos fará sempre triunfarmos em Cristo e também fará manifesto o conhecimento de Si por nós em cada lugar. Ele pode fazê-lo, graças a Deus. Não diga, nem sequer pense, que Ele não possa fazer isto por você. Ele pode fazê-lo por você. Ele o fará, se tão somente você não receber Sua graça em vão. Se você tão somente deixar sua graça reinar; se você for um obreiro junto com Ele.

É verdade que há um mistério sobre como isto pode ser. É um mistério como Deus pode fazer manifesto o conhecimento de Si por tais pessoas como você e eu somos, em qualquer lugar, e em cada lugar. Mas embora seja um mistério, é a própria verdade. Mas não cremos nós no mistério de Deus? Seguramente que sim. Então nunca esqueça que o mistério de Deus é Deus manifesto na carne. E você e eu somos carne. Então o mistério de Deus é Deus manifesto em você e em mim que cremos. Creia nisto.

Não esqueça também, que o mistério de Deus não é a manifestação de Deus em carne sem pecado, mas Deus manifesto em carne pecaminosa. Nunca poderia haver qualquer mistério sobre Deus manifestando-Se em carne santa12—em alguém que não teve nenhuma conexão com o pecado. Isso seria suficientemente simples. Mas que pode manifestar-Se em carne carregada com pecado e com todas as tendências para pecar, tal como a nossa é—isto é um mistério. Sim, isto é o mistério de Deus. E é um fato glorioso, graças ao Senhor! Acredite nisto. E perante todo o mundo, e para a alegria de cada pessoa no mundo, em Jesus Cristo, Ele demonstrou que este grande mistério é, sem dúvida, um fato na experiência humana. Pois "visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas."13 "Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos.14 E portanto Deus "o fez ser pecado por nós.” 15 Deus “fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos.”16 Assim, na nossa carne, tendo nossa natureza carregada com iniqüidade, e Ele mesmo feito para ser pecado, Cristo Jesus viveu neste mundo, tentado em todos pontos como nós somos,17 mas Deus sempre O fez triunfar nEle e fez manifesta a fragrância do Seu conhecimento por Ele em cada lugar. Assim Deus era manifestado na carne—na nossa carne, em carne humana carregada com pecado—e feito para ser pecado na carne, fraca e tentada como a nossa carne é. E assim o mistério de Deus foi feito conhecido a todas as nações para a obediência da fé. Oh! Creia nisso!

E este é o mistério de Deus hoje e eternamente—Deus manifesto na carne, em carne humana, em carne carregada com pecado, tentada e testada. Nesta carne Deus fará manifesto o conhecimento de Si em cada lugar onde o crente é achado. Creia nisto e louve Seu santo nome!

Este é o mistério que hoje, na terceira mensagem angélica, deve outra vez ser feita conhecida a todas as nações para a obediência da fé. Este é o mistério de Deus, que neste tempo deve "ser concluído,”—não só concluído no sentido de acabar de ser transmitida ao mundo, mas acabado no sentido de trazer à conclusão este grandioso trabalho no crente. Este é o tempo quando o mistério de Deus deve ser acabado no sentido de que Deus é para ser manifesto na carne em cada crente verdadeiro,18 em cada lugar onde esse crente estiver. Isto é, de fato e em verdade, o guardar dos mandamentos de Deus e a fé de Jesus.19

"Tende bom ânimo, Eu venci o mundo."20 Cristo revelou Deus na carne.21 Nossa fé é a vitória que vence o mundo.22 Portanto, e agora, "graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento."23

Review and Herald, 29 de Set. de 1896,

Ministers of God,” por Alonzo T. Jones.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Notas do Tradutor:

1) 2ª Cor. 4:15;

2) Romanos 8:28;

3) 2ª Cor. 2:14;

4) 1ª Pedro 4:10;

5) 2ª Cor. 5:18;

6) 2ª Cor. 6:1;

7) 2ª Cor. 5:18;

8) 2ª Cor 6:4, KJV;

9) 2ª Cor 6:4, Alm. Fiel; a Alm. Contemporânea diz, “como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo”;

10) 2ª Cor. 2:14;

11) Veja Fil. 2:13;

12) Não há mistério algum em um Ser Santo manisfestar-Se em carne santa, como, por exemplo, Ele o fez em Cristo; nem em seres inocentes como adão e Eva antes do pecado e os anjos no céu e em outros mundos que possam ser habitados, onde o pecado não entrou. Só pode haver mistério no caso contrário, como se dá no nosso caso: Um Deus Santo manifestar-Se em carne caída, pecaminosa. Isto certamente é um mistério;

13) Heb. 2:14;

14) Heb. 2:17;

15) 2ª Cor. 5:21;

16) Isaias 53:6;

17) Veja Heb. 4:15;

18) A finalidade de Cristo assumir nossa natureza com 4.000 anos de degenerescência, sem isenção alguma, nem sequer moral (DTN, 117), foi para ser “Deus Conosco”, descendo ao fundo do poço do pecado onde a humanidade estava, para nos resgatar. O Verbo foi feito carne e habitou entre nós (João 1: 14), literalmente "acampou em nós".

Como posso eu crer que Cristo se manifestará na minha carne, pecador que sou, para que Ele possa me levar à obediência? A resposta é que o Ele fez uma vez poderá fazê-lo quantas vezes for necessário. Ele já veio a este mundo e assumiu a nossa carne caída, para ser Deus Conosco, e está desejoso de habitar em nós, e devemos confessar isto a todo momento. 1ª João 4: 2 e 3 diz: “Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus." Preste atenção no verbo “confessar”, no tempo presente, “confessa”. Não é suficiente confessar que Jesus Cristo veio na carne; isso não trará nenhuma salvação a qualquer pessoa. Devemos confessar, com conhecimento indiscutível, que Jesus vem agora em carne, para habitar em nós pecadores, e então nós somos de Deus. Cristo encarnou-Se há 2.000 anos atrás para demonstrar tal possibilidade. O que Ele fez uma vez, Ele pode fazer outra vez. Aquele que nega a possibilidade de Sua vinda na carne dos homens agora, nega assim o fato de ter Ele assumido a carne humana caída.

Andar pela fé é crer que Deus pode mudar nossas mentes para dar-nos vitória sobre o pecado, por habitar em nós.

O Comentário Bíblico, vol. 7, pág. 661 nos diz que: “A verdade de 1ª João 4: 2 e 3, precisa ser enfatizada especialmente nos nossos próprios dias. Nós precisamos estar pessoalmente cônscios da encarnação, para lembrar-nos de que Deus, que tornou este milagre possível, é também apto para viver em cada um de nós hoje, em nossa carne pecaminosa. Ele está desejoso de o fazer, mas não violará nosso livre arbítrio. Só habitará em nós se O permitirmos.

O fato de que o Filho de Deus tornou-Se homem a fim de salvar os homens deve ser claramente ensinado nestes tempos quando os homens, mais do que nunca tentam negar os milagres... Nossa aceitação de Seus planos e nosso cometimento à Sua liderança pode ser uma confissão de nossa crença de que “Jesus Cristo veio em Carne”. Tal testemunho não pode ser dado sem o divino auxílio, pois “nenhum homem pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” ( I Cor. 12:3). Quando Cristo leu de Isaias 61: 1, “O Espírito do Senhor ... Me enviou para apregoar liberdade aos cativos” (Lucas 4:18), Ele quis significar: viver em nós para que sejamos livres do pecado do qual somos escravos, eis que nós, por nós mesmos, não podemos nos desvencilhar deste cativeiro.

Localize neste Blog, na coluna ao lado, a introspecção da lição 3 do 3º Trim de 2008, postada em 18/7/08, especialmente a nota de nº 1, "Confessar que Cristo Veio em Carne CAIDA," do pastor adventista Daniel Peters.

19) Apoc. 12:17;

20) João 16:33;

21) Veja João 1:14;

22) Veja 1ª João 5: 4;

23) 2ª Cor. 2:14.