quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lição 11 — A eleição da graça, por Lyndi Schwartz

Para a semana de 05 a 11 setembro de 2010

Minha Bíblia, “Nova Versão King James, em Romanos 10, para os versos 1-13 tem o título "Israel tem o evangelho," e para os versos 14-21, "Israel rejeita o evangelho".

Paulo afirma, claramente, que o evangelho é o que Israel precisa. "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego" (Romanos 1:16). O versículo 1 deste capítulo, diz que o evangelho fala de Jesus Cristo, o Filho de Deus. "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (1ª Coríntios 1:18).

Assim, o evangelho de que Israel necessita e que diz respeito a Jesus Cristo é a mensagem da cruz. Esta simples, mas profunda e multifacetada definição é, para Paulo e para nós, o fundamento da nossa experiência. É eficaz e suficiente para início e manutenção da vida cristã. Ela impede a apostasia descrita em Romanos 11. "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela Sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. ... Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" (1ª Coríntios 1:21-25 e 27). Louvado seja Deus!

Paulo nos diz em Romanos 10:20, 21: "Fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas, [é com tristeza que] para Israel diz: todo o dia eu estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente."1 O desejo do coração de Paulo, de acordo com o versículo 1, é que Israel reagisse e fosse salvo. Então, no versículo 2, diz ele, "Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento." Paulo disse ainda que antes de sua conversão, ele tinha um zelo semelhante, assim ele entende o problema de Israel.

Qual é o “zelo de Deus, mas não com entendimento" que Paulo tinha originalmente, e agora Israel também tem, e para o qual o evangelho é o remédio? O versículo 3 responde: "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça não se sujeitaram à justiça de Deus." Resumindo a resposta à nossa pergunta: "... não se sujeitaram à justiça de Deus".

Este erro, que diz respeito a Jesus Cristo, atinge a base do evangelho de Deus,. A justiça de Deus se manifestou na fé de Jesus Cristo, Romanos 3:21 e 22. Esta linguagem legal fala da justiça e misericórdia de Deus que Lhe permite ser justo e também justificador daquele que tem fé em Cristo, Romanos 3:26. Tudo isso está envolto na mensagem da cruz. Deus enviou Seu Filho como um sacrifício pelos pecados do mundo. Nós nos rebelamos e recusamos crer (Romanos 3:3), mas Jesus permaneceu fiel à aliança entre Ele mesmo e o Seu Pai. A fé de Jesus, demonstrada pelo seu “ato justo", satisfez os requisitos da lei e justifica o mundo, pelo que "muitos serão feitos justos" (Romanos 5:19).

A fé divina de Jesus — confirma o amor inquebrantável de Deus. "Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Jesus é a garantia de Deus que torna a fé humana possível. Portanto, Jesus torna a justiça possível.

O zelo que não é "de acordo com o conhecimento" falha em reconhecer a justiça de Deus, como manifestada na fé de Jesus. Falha em ver o “ato justo" do amor divino por todos, que torna a nossa resposta de fé possível. Este é o ponto de ignorância de Israel. Paulo quer que Israel saiba que a ênfase é sobre o que Deus fez através de Jesus Cristo. Pela fé, Jesus foi “obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:8). Através da ressurreição, Cristo constituiu o início de uma nova humanidade (Romanos, capítulos 5 e 6). Deus tem "predestinado” esta nova humanidade a ser "conformes à imagem de Seu Filho" (Romanos 8:29). Porque esta manifestação teve lugar "sem a lei" (*Romanos 3:21) através da ação de Cristo, a nova humanidade inclui judeus e gentios. Ele se tornou um "ministro da circuncisão por causa da verdade de Deus, para que se confirmasse as promessas feitas aos pais, e para que os gentios glorifiquem a Deus pela Sua misericórdia, como está escrito ... Alegrai-vos, gentios, com o Seu povo," (Romanos 15: 8 a 10). Romanos 10:4 diz: "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê".

No livro, Carta aos Romanos, Waggoner, à página 164, nos dá esta jóia: “Vimos que o fim ou o objeto da lei é a justiça que ela requer ... a lei de Deus é a justiça de Deus. Mas essa justiça é a vida real do próprio Deus e as palavras da lei são a sombra dEle. Esta vida é encontrada somente em Cristo, porque só Ele declara a justiça de Deus (Romanos 3:24, 25). Sua vida é a lei de Deus, porque Deus estava nEle. Aquilo que os judeus tinham apenas na forma é encontrado de fato somente em Cristo. NEle, o fim da lei é encontrado. O evangelho é uma poderosa boa nova, e que produz uma vida de fé transformadora ao nós começamos a compreender. A fé vem pelo ouvir a boa nova. Assim, Paulo diz: "Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas" (Romanos 10:15).

E se nós não obedecermos ao evangelho? Será que Deus nos desamparará? "Deus não rejeitou o seu povo que antes conheceu" (Romanos 11:2). "O Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao Senhor fazer-vos o Seu povo" (1º Samuel 12:22). "Eis que nas palmas das Minhas mãos Eu te gravei, os teus muros estão continuamente diante de Mim" (Isaías 49:16). Louvado seja Deus! "Os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" (Romanos 11:29).

Ao analisarmos a maravilhosa cruz este sábado, oro para que possamos dizer com Paulo: "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo e ser achado nEle, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé "(Filipenses 3: 8 e 9).

Que possamos ter um zelo por Deus, que é de acordo com o verdadeiro conhecimento.

Amém

--Lyndi Schwartz

A irmã Linda Schwartz, e seu marido Brian, são médicos adventistas do Hospital adventista da cidade de Kettering, no estado americano de Ohio. Ambos são membros ativos da segunda maior igreja adventista daquele estado, localizada no nº 3939 da Rodovia Stonebridge, naquela cidade. Tive o privilégio de assistir a diferentes congressos em que os dois foram oradores ocasionais, mas estes congressos eram uma fonte de convivência e relacionamento entre nós. Ademais de passagem por sua cidade tive a honra de ser hospede deles. Em todas as ocasiões, sem exceção, pude testemunhar da consagração deste jovem casal.

Tradução de João Soares da Silveira

Nota do tradutor:

1) Em Romanos 10: 20 e 21 está citando Isaias 65: 1 e 2;