sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lição 6, "Urias: Um Estrangeiro de Fé — Por Daniel Peters H

Para a semana de 30 de outubro a 6 de novembro de 2010

A história começa em 2º Samuel 11:1, onde diz que era a época do ano em que os reis saíam para a batalha, mas David estava em seu palácio, e aqui está o primeiro indício apontando para a mudança em David. Na primeira parte da vida de Davi, ele era conhecido como um homem segundo o coração de Deus, mas não mais agora porque o coração de Davi estava concentrado no eu.

David cobiçou ardentemente Bate-Seba, mandou buscá-la de sua casa, e cometeu adultério com ela. Mais tarde, Bate-Seba enviou uma mensagem a David, dizendo que ela está grávida. A mente de David começou a arquitetar um esquema para proteger a si e à sua imagem.

Mandou chamar Urias, pensando que, quando ele fosse para sua casa e se deitasse com sua mulher, a gravidez seria acobertada. Urias aparece. David o encoraja a ir para casa, lavar os pés, comer, beber e se deitar com sua esposa. Urias sai da presença do rei, vai para fora, e fica com os servos do rei, nem uma vez chegou perto de sua casa.

No dia seguinte, David pergunta a Urias porque ele não tinha ido para casa, e Urias respondeu a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor, estão acampados ao relento; como entrarei eu na minha casa para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa "(2º Sam. 11:11).

As palavras de Urias vêm de um homem sincero em seu amor por Deus e Seu povo. O espírito natural do ser humano não tem uma preocupação genuína e é motivado apenas por aquilo que eles querem, quando querem e como querem. Tudo que eles fazem é centrado em si mesmo e, assim, a sua motivação é chamada de motivação egocêntrica. O EGO está pronto a alijar Deus do coração e da vida. A pessoa egocêntrica acha a idéia de uma motivação superior demasiado restritiva.

David estava demonstrando uma motivação egocêntrica "Tudo se resume em mim e no que eu quero." Urias demonstrou uma maior motivação do que o eu esta motivação superior é natural na pessoa convertida, sob a influência de Ágape.

"Uma motivação superior tornar-se-á mais real no fim do tempo do que, até então, tinha prevalecido na igreja — uma preocupação por Cristo, para que Ele receba a Sua recompensa e encontre o Seu "descanso" na erradicação final do pecado. Toda motivação egocêntrica baseada no medo do inferno ou esperança de recompensa é menos eficaz" (Robert J. Wieland, Ten Great Gospel Truths (Dez Grandes Verdades do Evangelho), n º 8, pág. 27).

Urias teve uma apreciação pelo Ágape de Deus, que o livrou da motivação egocêntrica. Nós também podemos experimentar esta mudança na motivação, contanto que não resistamos à atração da cruz.

"Agora, como nunca antes, devemos arrepender-nos e ser convertidos, para que os nossos pecados possam ser apagados, e que eles desapareçam para sempre de nossas vidas" (Alonzo T. Jones, O Caminho Consagrado Para a Perfeição Cristã, pág. 127, Editora Glad Tidings).

Este é o poder e a verdade que Urias destacou ao falar da arca (santuário). Enquanto a arca e os soldados de Israel dormiam em tendas, David se deleitava no palácio pastoreando suas paixões descontroladas com a mesma preocupação de quando ele estava cuidando de seu rebanho.

Urias repreende Davi ao perguntar — nestas circunstâncias, devo ir para casa para comer e beber e se deitar com minha mulher? Então ele faz um juramento e diz: "Eu não vou fazer tal coisa."

"Cristo é o Bom Pastor que está procurando Sua ovelha perdida, mesmo que nós não O tenhamos buscado. A incompreensão do caráter de Deus nos leva a pensar que Ele está tentando Se esconder de nós. Não há nenhuma parábola da ovelha perdida (*que diga que a ovelha) deva procurar e encontrar o seu Pastor" (Robert J. Wieland, op. Cit., N º 4).

Davi, o rei pastor, é agora apenas uma ovelha perdida num palácio real.

"Qualquer que odeia seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Nisto conhecemos o amor, que Cristo deu a Sua vida por nós" (1ª João 3:15, 16). Davi, então, odiou a Deus e tramou Seu assassinato tão certamente como ele conspirou contra Urias.

O Senhor enviou Natã a Davi, porque o Bom Pastor sempre busca Sua ovelha perdida com na parábola da ovelha: "A luz brilhou forte sobre o rei, enquanto ele estava em completas trevas, quanto ao que foi pensado de suas ações com respeito a Urias. ... O rei estava tão completamente envolvido em suas vestes de pecado, que ele não viu que era o pecador" (Ellen G. White, Carta 57, de 1897; Comentário Bíblico, vol. 2 da série SDABC, pág. 1023;. Grifo nosso). (*sublinhamos e marcamos com negrito)

"Então disse Davi a Natã. Pequei contra o Senhor" E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado, não morrerás. Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu, certamente morrerá" (2º Sam. 12:13, 14).

"David acorda como que de um sonho" (Ellen G. White, The Spirit of Prophecy, vol. 1, pág. 379).

"O Senhor nos atrai, mas não emprega a força. Ele chama, mas não dirige. ... Deus propôs salvação a cada alma que já veio a este mundo" (Ellet J. Waggoner, Carta aos Romanos, pág.140, 143).

A confissão de Davi foi profunda e sincera. "Confissão significa, falar a mesma coisa, reconhecer aquilo que é dito; concordância mútua. A confissão do pecado é o reconhecimento do pecado que tem sido apontado. O Espírito Santo vem como um convencedor do pecado, e diz: ‘Você pecou nisto.' Confessamos os nossos pecados quando falamos a mesma coisa, e dizemos,' Sim; Isso é verdade ... Confissão, portanto, significa reconhecer (*como sendo verdade) aquilo (*de errado) que nos tem sido revelado" (Ellet J. Waggoner," “Confessing Christ in the Flesh,” Confessando Cristo na carne, A Verdade Presente, 08 de março de 1894).

"Abraão creu [concordou com] no Senhor, e isto lhe foi imputado como justiça" (Gen. 15:6). Isto é a justificação pela fé. A confissão é a mesma coisa que isto, pois vem da mesma forma. Quando o Espírito Santo aponta os nossos pecados e nós concordamos com Ele, que isso é verdade, nós somos purificados — tornados justos. Ele creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça.

"Algo errado foi feito para um homem, o pecado foi contra Deus, e para Deus o transgressor era responsável. ‘De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus’(*Romanos 14:12), tanto pelos nossos pecados contra Deus como pelos nossos erros para com nosso próximo. Todo pecado é, sem exceção, contra Deus" (Alonzo T Jones, “Divine and Human Government,” Governo Divino e Humano, American Sentinel, 16 de julho de 1896).

"Todo ato que demonstra uma falta de amor ao próximo, demonstra uma falta de amor por Deus; o mal que alguém pode fazer a seus semelhantes é apenas secundário; o maior mal é contra Deus" (Ellet J. Waggoner " “The Consequence of Pleasing God,” A Conseqüência de Agradar a Deus, The Signs of the Times de 20 de abril de 1888).

-Daniel Peters H.

O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial ante drogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministroios, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de ma de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.