quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Lição 9, Rispa, A Influência da Fidelidade, por Andi Hunsaker

Para a semana de 21-27 de novembro de 2010

A história de Rispa é contada em duas passagens em 2º Samuel. No capítulo 3, versículo 7, somos informados, "E tinha Saul uma concubina, cujo nome era Rispa, filha de Aiá ..." Neste texto é dito ainda que ela estava envolvida em uma relação ilícita com Abner, general de Saul. Abner negou, veementemente, qualquer envolvimento.

Nós não ouvimos nada mais de Rispa até 2º Samuel 21:1-14. Aqui tomamos conhecimento de que ela era a mãe de dois meninos, Armoni e Mefibosete, por Saul. Como tal, ela foi considerada como mulher de Saul. Esta passagem ilustra mais claramente quem Rispa realmente era. 2º Samuel 21:1, diz: "E, houve, nos dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos ..."
Como poderia haver uma grande fome em uma terra fértil, sob o reinado de quem era "um homem segundo o coração de Deus?" Davi consultou o Senhor em 2º Samuel 21:1 para fazer esta pergunta, e Deus respondeu: "É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas."

O incidente ao qual Deus Se refere é relatado em Josué 9. Os gibeonitas, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e Ai, "usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores" (Josué 9:4), a fim de evitar ser mortos pelos israelitas. Eles abertamente mentiram, dizendo a Josué: "Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor, teu Deus, porquanto ouvimos a Sua fama, e tudo quanto fez no Egito" (Josué 9:9). Trazendo presentes, pediram-lhe para fazer um pacto com eles que não seriam destruídos. No versículo 15, Josué e toda a congregação fizeram um juramento de proteção com os gibeonitas. Mas, 2º Samuel 21:2 diz: "Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los."

Davi perguntou aos gibeonitas como este mal ato feito a eles poderia ser expiado. Eles pediram sete descendentes da casa de Saul para serem entregue a eles para que eles pudessem ser enforcados diante do Senhor. Os sete, incluídos os dois filhos de Rispa, e os cinco filhos de Merabe, filha de Saul. A execução de seus dois filhos deixou Rispa de luto em uma maneira muito dramática desde o início da colheita até que a chuva veio.

Dois pontos importantes vêm à mente nessa história: O primeiro é o significado de um juramento, e o segundo é o poder de um testemunho.

Um juramento, segundo as Escrituras, era muito sério e deveria ser mantido a todo custo (ver Juízes 11:30-39, 1º Samuel 14:24-28,43,44). A quebra de um juramento significava morte certa. A história de juízes é preocupante. Jefté, muito perturbado, declarou: "Porque eu abri a minha boca ao Senhor e não tornareir atrás." Sua filha foi condenada à morte como resultado de seu juramento impensado. Mesmo Jonatas certamente teria morrido na mão de seu pai por comer um pouco de mel se não tivesse o povo intervindo por ele e impedido o cumprimento do juramento do rei.

Tudo isso deveria nos lembrar de um outro juramento. É um juramento de significado eterno, ao qual devemos a nossa vida. Em Gênesis 22:16, Deus disse a Abraão: "Por Mim mesmo jurei, diz o Senhor." O que Ele jurou? O versículo 18 continua: "Em tua descendência serão benditas todas as nações da terra..." Deus garantiu com um juramento que Jesus, que na época era pré-encarnado, viria à Terra como um homem, deixaria de lado as Suas prerrogativas divinas e tornar-Se-ia obediente até a morte de cruz.

Mas por que Deus iria usar um juramento? Hebreus 6:17 diz: "Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente imutabilidade do Seu conselho aos herdeiros da promessa, Se interpôs com juramento." O juramento foi em nosso benefício.

Ellet J. Waggoner, em Present Truth, de 9 de julho de 1896, coloca isto desta forma: "Pense nisso, Deus jurou por Ele mesmo! Isto é, Ele comprometeu-Se a Si mesmo, pela Sua própria existência, para a nossa salvação em Jesus Cristo. Ele colocou-Se em penhor, a Sua vida pela nossa ... Ele hipotecou a sua própria existência para o cumprimento da Sua palavra. Se a Sua palavra devesse ser quebrada, até mesmo pela mais humilde alma do mundo, Ele próprio seria humilhado, desonrado e destronado".

O caráter de Deus estava em jogo. Seria Ele um ser egoísta, ou era, de fato, um Deus de amor (*Ágape) abnegado? Hebreus 6:16 diz que, o juramento, era visto como uma maneira de acabar com todos os litígios. Porque Deus quis tornar a Sua declaração o mais forte possível, de Sua promessa de salvar o homem, a qualquer custo para Si mesmo, e para demonstrar Seu caráter de Ágape, Ele não poderia simplesmente declará-la como um fato. Ele deveria demonstrá-la. Parte dessa demonstração incluiu condescender com o uso de um juramento, não para o Seu benefício, mas para o nosso, e também para o benefício do universo expectante.

Isso nos leva ao nosso segundo ponto. Rispa fielmente guardou os corpos de seus filhos. Ela não permitiu "as aves do céu pousar sobre eles de dia nem os animais do campo de noite" (2º Samuel 21:10). David estava assistindo, e seu coração foi tocado, ao ver como esta mãe montou um acampamento e vigiou os restantes membros da sua família por um tempo muito longo, até o início da chuvas. O rei foi comovido para trazer de volta os corpos de Saul e Jônatas, e "fez subir os ossos daqueles que tinham sido enforcados" com a finalidade de lhes dar um enterro digno.

A Bíblia diz: "E depois que Deus atendeu a oração pela terra," "a água caiu do céu sobre eles" (2º Samuel 21:10).

Um testemunho é uma coisa poderosa. Deus diz em Isaías 43:12 "... pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, que Eu Sou Deus." Provérbios 27:11 nos diz por que isso é crucial. Ela diz: "Sê sábio, filho Meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar." O apóstolo Paulo também entendeu isso e proclamada em 1ª Coríntios 4: 9 "Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs, por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens."

Tal como aconteceu com Rispa, o mundo está nos observando. Que tipo de testemunhas somos nós?

- Hunsaker Andi

O irmão Bob Hunsaker já é adventista por muitos anos; médico, e diretor do ministério pessoal de sua Igreja Adventista do Sétimo Dia, na área de Boston, MA., U.S.A., e também professor de sua unidade evangelizadora. Ele tem, também, um programa semanal na rádio (AM WEZE 590) aos domingos à noite, às 19:30 horas, em parceria com o Pr. Bill Brace, intitulado Portraits of God (Quadros de Deus).