sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lição 6, Urias: Um Estrangeiro de Fé, por Todd Guthrie

Para a semana de 30 de outubro a 6 de novembro de 2010

“É impossível a nós, na nossa própria força, vencer o conflito; e o que quer que desvie a mente de Deus, o que quer que leve à exaltação própria ou presunção, está certamente a preparar o caminho para a nossa derrocada. O conteúdo da Bíblia visa inculcar desconfiança na força humana e fomentar a confiança no poder divino” (-Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, página 717)

A lição desta semana contrasta a fidelidade, lealdade e princípios de vida de Urias, o hitita, um dos “valentes homens” de Davi, com o comportamento traiçoeiro e mau do posteriormente arrependido rei Davi. Davi foi um homem segundo o coração de Deus com uma exceção: "Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo quanto lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu" (1 Reis 15:5).

Os nomes têm significado na Bíblia, e o de Urias não é exceção. A tradução literal é "Deus é a minha luz", ou "chama do Senhor".

Como poderia um hitita, com uma herança pagã, um residente do território conquistado de Canaã, ganhar um nome hebraico e identidade com o povo de Deus? A identidade de Urias foi formada pela contemplação e habitação na luz que Deus revelou através de Seus mensageiros fiéis em Israel. A promessa do concerto eterno estava claramente em vigor para o mundo antes de ser expressado por Isaías:

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para O servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem Seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na Minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos” (Isaías 56:6,7)

Ao lermos as façanhas dos homens poderosos de Davi em 2º Samuel 23:8-39, podemos facilmente ver que suas conquistas eram de tal natureza a demonstrar o poder divino agindo por intermédio de agentes humanos. Estes homens sabiam que a vitória decorria da confiança em Deus, e não em si mesmos. Deus pode fazer muito através de homens como estes. Eles eram verdadeiros observadores do sábado, descansando em Seu poder e, como tal, eram, eles próprios, "chamas" do Senhor, ativos na luta contra o mal.

O contraste entre os efeitos de viver segundo o Espírito em oposição a viver segundo a carne é desolador nessa história e em suas consequências. No contexto do grande conflito, muitas lições podem ser aprendidas:

1. Apesar de misericórdia e graça serem dadas gratuitamente, as conseqüências do pecado são graves e de longo alcance.

2. “Onde o pecado abundou, superabundou a graça” (*Rom. 5:20).

3. A auto-suficiência, em qualquer forma, vai derrubar a escada do crescimento cristão de 2ª Pedro 1:5-7.

4. No julgamento final, a fé de Urias irá justificar o "fogo abrasador" contra aqueles que usam a infidelidade de David como uma desculpa para o pecado.

5. A fidelidade é mais importante que sexo — na verdade, mais do que a própria vida.

6. O sucesso do passado, na caminhada cristã, não é garantia de sucesso hoje.

7. A vida aqui pode ser extremamente injusta — somente Deus pode e vai trazer a verdadeira justiça aos oprimidos.

8. O mal indireto é precisamente tão hediondo como ação pessoal.

“Quem quer que, sob a reprovação de Deus, humilhe a alma com confissão e arrependimento, como fez Davi, pode estar certo de que há esperança para ele. Quem quer que, com fé, aceite as promessas de Deus, encontrará perdão. O Senhor nunca lançará fora uma alma verdadeiramente arrependida. Ele fez esta promessa: "Que se apodere da Minha força, e faça paz comigo; sim que faça paz comigo" (Isaías 27:5). "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; e torne para o nosso Deus, porque grande é em perdoar" (*Isaias 55:7). (Ellen White, Patriarcas e Profetas, página 726).

"‘Tornará a dar o quadruplicado’ — foi a sentença dada por David a si mesmo sem o saber, ouvindo a parábola do profeta Natã, e de conformidade com a sua própria sentença devia ele ser julgado. Quatro de seus filhos deveriam cair, e a perda de cada um deles seria um resultado do pecado do pai. - Ellen White, Patriarcas e Profetas, página 727

Houve uma grande mudança no próprio Davi. Ele ficou quebrantado em espírito pela consciência do seu pecado, e de seus resultados, que teriam grande alcance. Sentiu-se humilhado, aos olhos de seus súditos. Sua influência se enfraqueceu. Até ali sua prosperidade fora atribuída à sua conscienciosa obediência aos mandamentos do Senhor. Mas agora seus súditos, tendo conhecimento do seu pecado, seriam levados a pecar mais livremente. Sua autoridade em sua própria casa, o direito ao respeito e à obediência de seus filhos, enfraqueceram. Uma intuição de sua culpa conservava-o silencioso quando deveria condenar o pecado; tornava fraco o seu braço para executar justiça em sua casa. Seu mau exemplo exerceu influência sobre seus filhos, e Deus não interviria para impedir o resultado. Ele permitiria que as coisas tomassem seu curso natural, e assim Davi foi severamente castigado” (Ellen White, Patriarcas e Profetas, pág. 723).

A deserção de Aitofel, o mais hábil e astuto dos dirigentes políticos, foi motivada pela vingança à desonra que sobreveio à família em virtude do dano feito a Bate-Seba, que era sua neta” (Ellen White, Patriarcas e Profetas, pág. 735).

"Aquele que confia no seu próprio coração é insensato" (Provérbios 28:26). Há, de fato, uma independência cristã, que passa entre os homens a auto-suficiência, mas é só confiar em Deus. O homem que não confia em si mesmo, e depende inteiramente de Deus, pode ser o mais ousado, e o mais indiferente às opiniões dos outros, mas a pior loucura que qualquer homem pode cometer no mundo é depender de si mesmo” (E. J. Waggoner, The Present Truth, de 21 de novembro de 1901

"Porque assim [desse modo, por este meio], uma entrada será ministrada a vós abundantemente no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." Não há outro caminho aberto, não há outro meio provido, pelo qual aquela abundante entrada possa ser ministrada a nós. Aqui está a nossa parte, colocada diante de nós a cada dia. Nós vivemos, um dia de cada vez, e o Senhor quer que vivamos este dia. "Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações" (*Heb. 3:15).

1º) Cada manhã, quando nos levantarmos de novo, reafirmemos nossa fé em Cristo como nosso Salvador;

2º) em seguida, mostremos a virtude, o valor da nossa fé, confessando-Lhe diante dos homens, tanto por nossas palavras como por nossa vida;

3º) então, estude a palavra de Deus, para (*adquirir o) conhecimento para nos guiar durante o dia;

4º) em seguida, pratique a temperança — o auto-controle — que se impõe em toda parte, e em todas as coisas, na palavra de Deus;

5º) em seguida, adicione a paciência em todos os assuntos do dia;

6º) adicione piedade, exemplificando a vida de Cristo entre os homens, por fazer o bem;

7º) adicionemos o amor fraternal em todas as nossas associações com o nosso vizinho;

8º) e tudo coroado pela adição de doce caridade, o vínculo da perfeição, o amor de Deus derramado no coração, amando-O com todo o coração e amando o nosso próximo como a nós mesmos, completando assim o dia com um personagem bem cristão.

Pode isto ser feito num dia? É possível ser feito hoje? (*SIM!!!). Isso é tudo que o Senhor pede de nós. Faça "estas coisas" hoje, "durante o tempo que se chama hoje” (*Heb.3:13) e assim hoje, cada dia, ao Deus nos dar oportunidade de o fazer. E nunca devemos então cair, mas, uma total e tão abundante vitória, será ministrada no reino de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (A. T. Jones, Signs of the Times, de 11 de junho de 1885).


Todd Guthrie

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.