sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lição 10 - O Homem de Deus - A Obediência não é Opcional,

Para a semana de 27 de novembro a 4 de dezembro de 2010


A lição de 4ª feira, 1º de Dezembro de 2010 nos diz no último parágrafo que : “A tentação sempre envolve a escolha de desobedecer à vontade revelada de Deus. As tentações não mudam tanto quanto as formas das tentações. Hebreus 4:15 nos diz que Jesus foi tentado como nós somos. As mesmas tentações básicas que enfrentamos (embora em disfarces modernos) foram as enfrentadas e vencidas por Jesus. Deus nos promete discernimento e “livramento” de forma que não sejamos enganados pelas mentiras de Satanás (1ª Cor. 10:13).” Grifamos

E a 2ª pergunta no rodapé (em um quadro destacado), indaga: “O que você pode fazer, que escolhas pode adotar, para se proteger das tentações que o acompanham tão facilmente?

BEM, Jesus tinha um único método, que confirmava que Deus é realmente FIEL, e que DÁ também o ESCAPE, para que possamos suportar à tentação:“ESTÁ ESCRITO!!!” (Mat. 4: 4, 7 e 10, e Lucas 4: 4, 8 e 10).

Cristo vencia as tentações com um “está escrito.” “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra. Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Sl. 119:9 e 11).

Decore as promessas que encontrar na Palavra de Deus, principalmente as relacionadas com as principais tentações que lhe assediam. Cite-as em cada tentação. Você verá o poder da PALAVRA. Mas LEMBRE-SE, é Deus que quer vencer as tentações por e em você. Sua palavra realizará isto. Vamos nós permiti-Lo?

O EVANGELHO EM UMA PALAVRA —.O verbo "deixar" contem o evangelho em si mesmo: o Senhor está ativamente trabalhando, e espera nossa "disposição" de permitir que Ele faça o que Ele quer fazer.

Colossenses 3:16 na KJV diz “Deixe a palavra de Cristo habitar em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ...” diferente da nossa versão Almeida, não é verdade?, que dá a entender que é algo que nós temos que fazer. O verbo “DEIXAR’ é , pois, o evangelho em uma palavra.

Assim entendida a sua Bíblia se tornará um novo livro para você!

No sermão de ELLEN G. WHITE, intitulado: “Cristo, Tentado como Nós,” publicado há mais de 100 anos em “Bible Student’s Library, Ellen G. White nos diz, entre as muitas verdades, que:

“A grande obra da redenção poderia ser levada a cabo pelo Redentor somente ao tomar Ele o lugar do homem caído. ... Quando Adão foi assaltado pelo tentador, nenhum dos efeitos do pecado estavam sobre ele, pois achava-se rodeado pelas glórias do Éden. Mas assim não foi com Jesus; pois carregando as enfermidades da humanidade degenerada Ele entrou no deserto para defrontar um inimigo portentoso, a fim de que pudesse soerguer o homem dos mais profundos níveis de sua degradação. Sozinho Ele devia trilhar o caminho da tentação e exercer o domínio próprio mais forte que a fome, ambição e morte. ... Naquilo que foi tentado sabe socorrer os que são tentados. ... A fim de nos tornarmos vitoriosos, nós devemos atentar ao comando do apóstolo, ‘de sorte que haja em vós a mesma mente (ou sentimento, como em outras versões) que houve em Cristo Jesus

“Tentações e provas nos virão a todos, mas não precisamos nunca ser derrotados pelo inimigo. Nosso Salvador venceu em nosso favor. Satanás não é invencível. ... Cristo foi tentado a fim de saber como ajudar a toda pessoa que houvesse de ser tentada posteriormente. A tentação não é pecado; este consiste em ceder. Para a pessoa que confia em Jesus,

tentação significa vitória e maior resistência.” (Manuscrito113, 1902).

Devemos apresentar a Cristo, não como um Salvador que estava longe [como um Adão antes-da-queda], mas perto, à mão [como um Adão depois-da-queda].” (Review & Herald, 05.03.1889.).

“Sem o consentimento próprio, ninguém poderá ser vencido por Satanás. O tentador não tem poder para governar a vontade ou forçar a alma a pecar. Pode angustiar, mas não contaminar. Pode causar agonia, mas não o aviltamento.” (O Grande Conflito, pág. 514.)

Vencermos como Cristo venceu é uma boa nova com frequência tachada como “heresia do perfeccionismo.”

É verdade que se quisermos, por nós mesmos, obedecer à vontade de Deus, estaremos tentando o impossível. Entretanto, temos de nos lembrar que foi Ele quem prometeu realizar isto em nós, Isaias 13: 12; dando-nos o mesmo poder que estava à disposição de Cristo: Lucas 24:49, Atos 1:8; João 1:12, 2ª Cor. 12:9, Efésios 6:10, Fil. 4:13, etc. ...

Como isto se realiza? Através da fé, pelo Espírito. Cristo conhecia as Escrituras. Mat. 4: 1-11 nos apresenta a resposta para as tentações: após muito jejum e oração, teve uma única defesa, “Está escrito”.

Estudemos a Palavra de Deus, com jejum e oração. Elas são “Espírito e Vida”, João 6:63, ú. p.. Ela é resposta certa na hora da tentação.

Com jejum, oração e estudo da Bíblia, meditando na vida de Cristo, especialmente as últimas cenas, com o poder de Deus poderemos vencer as sugestões do inimigo.

Até que Cristo volte, nossa natureza continuará a mesma, mas nossa vontade estará subjugada a Ele.

Que esta seja a sua e a minha experiência, e, então, poderemos dizer: “Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.”

João Soares da Silveira

Nota:

1) Este é um sermão de ELLEN G. WHITE, intitulado: Cristo, Tentado como Nós,” publicado há mais de 100 anos em “Bible Student’s Library". Podemos lhe enviá gratuitamente tanto em português como o xérox do original em inglês, bastando nos remeter um envelope (metade do tamanho ofício), endereçado a você mesmo e já selado para o peso correspondente a 9 folhas ofício.