quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lição 13, Baruque, Legado em um Mundo em Pedaços, por Bob Hunsaker

Para a semana de 19 a 25 dezembro de 2010

“Nosso foco neste trimestre’ foram ‘personagens dos bastidores do Antigo Testamento. Alguns são mocinhos da história, outros nem tanto” (2º § da primeira folha deste guia de estudos deste trimestre). Ao eu pensar sobre esse título, ocorreu-me várias vezes, que existem "figurantes secundários dos bastidores" só de nossa perspectiva - nunca da perspectiva de Deus. Na visão de Deus sobre a realidade, todos são protagonistas, isto é, são os artistas principais de toda narrativa. Na visão de Deus, não há alguém mais ou menos importante que outro. Nós tendemos a ver alguém como importante na Escritura com base no "tempo em que ele aparece” nas histórias da Bíblia. Quanto mais vezes você o vê mencionado, importante ele é. Mas essa é nossa perspectiva, não de Deus.

Eu tive o privilégio de, durante vários anos, acompanhar médicos em viagens humanitárias. Muitos dias nós estávamos fora em alguma aldeia favelas com barracões de zinco, de um só quarto, chão de terra batida. Quando eu vi pela primeira vez as casas, eu pensei que eram galinheiros, mas eram realmente casas das pessoas. Enquanto esperávamos o ônibus para nos levar de volta ao nosso hotel, as crianças nos esperavam fora dos barracos para obter doces de nós (algo não tão recomendável do ponto de vista de evangelismo de saúde). Enquanto eu olhava essas dezenas de criancinhas, os via como personagens secundários no plano de Deus. Eles estavam sujos, e eram ignorantes, pobres, e de uma cidade insignificante em uma parte remota do mundo. Eu, por outro lado, era educado, rico, limpo, e do país mais poderoso do mundo. Eu pertencia à igreja remanescente, adorava no dia certo, comia o alimento certo, conhecia a minha Bíblia, fazia devoções diárias, etc. Este processo de pensamento não era consciente, era um sentimento espontâneo ou sensacionalista de mim mesmo, em contraste com eles.

Mas, na perspectiva da eternidade, uma alma é uma alma. "As relações entre Deus e cada pessoa são tão particulares e distintas como se não existisse nenhuma outra por quem Ele houvesse dado Seu bem amado Filho” (Ellen White, Caminho a Cristo, página 100) . O amor de Deus, o sacrifício de Jesus, os interesses dos anjos, são tão fortes e significativos em relação às crianças de um país do terceiro mundo, distante, como em relação a qualquer um de nós. Na eternidade, não importará quão ricos e cultos, limpos, ou "inteligentes" nós éramos. Será importante como nossos corações se renderam a Deus, que não considera ninguém como artista secundário. Estamos todos, cada um de nós, no planeta Terra, no plano de Deus atuando como artistas principais. Cada uma daquelas crianças tinha um anjo da guarda que trabalha tão duro, e é tão esperançoso, e tão enérgico no trabalho em favor deles como o meu anjo da guarda atua por mim.

Somos todos parte da grande teia da humanidade, e, neste mundo, não há personagens de fundo. Cada um de nós interessa a Deus. Todos nós impactamos àqueles que nos rodeiam de maneira significativa. Que possamos ver o quanto Deus nos valoriza, e como Se relaciona com os outros tanto quanto conosco. Que não haja personagens "de fundo" na nossa esfera de influência.

Esta semana, como nos lembra o nosso título, vemos que Baruque estava vivendo em um "mundo em ruínas." Nosso mundo também está se desintegrando. Como se estivesse falando do mundo contemporâneo, a primeira linha da lição diz: "O mundo, como Baruque o conhecia, estava chegando ao fim. Jerusalém e Judá estavam em seus últimos momentos" (tradução literal da lição em inglês).

O mundo, tal como o conhecemos, está chegando ao fim. Provação está em seus momentos finais. Como Winston Churchill disse (*em 12 de novembro de 1936) em referência ao período imediatamente antes da Segunda Guerra Mundial: "A era da procrastinação, de meias-medidas, de calmante e desconcertante expedientes, dos atrasos, está chegando ao seu fim. Em seu lugar estamos entrando num período de consequências." Como a nação judaica do tempo de Baruque, estamos entrando em um período de consequências finais.

Baruque alinhou-se com o profeta de Deus, em benefício da nação. A escolha acabou por resultar na sua própria salvação. É hora de nós, também, nos alinharmos total e finalmente ao lado de Deus no grande conflito. Muito embora o mundo esteja em um progressivo estado de "colapso", temos a oportunidade de "construir um legado." Este legado é uma compreensão do caráter de Deus como manifestado na vida de Jesus Cristo. Tal conhecimento de Deus produz frutos em personagens individuais que são transformados no mesmo caráter que Jesus teve. Baruque recusou interromper o apoio ao impopular Jeremias, com sua amizade e seu serviço ao o tempo estar se esgotando. Nós podemos aprender com ele o valor da fidelidade a Deus e cooperação com aqueles que Ele escolhe como Seus mensageiros.

Temos o privilégio de ter repetidas advertências e declarações proféticas da sabedoria bíblica. Que possamos escutar esta sabedoria salvadora, à medida que caminhamos por um mundo que se tornará ainda mais caótico e frágil do que foi o de Baruque e Jeremias. Temos um Salvador que Se provou fiel e digno de nossa devoção. Ele é um esconderijo seguro para aqueles que O escolhem, em face de tudo o que os momentos finais da história tem reservado para nós.

- Bob Hunsaker

O irmão Roberto Hunsaker é um médico adventista que vive em Boston, Massachusetts, USA., com sua esposa Andi, que também é médica. Ele é ancião, diretor do ministério pessoal, e professor de sua unidade evangelizadora em sua igreja local. Ele tem, também, um programa semanal na rádio (AM WEZE 590), aos domingos à noite, às 19:30 horas, em parceria com o Pastor adventista. Bill Brace, intitulado Portraits of God (Quadros de Deus).