quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lição 13: Baruque: Construindo um Legado em um Mundo em Ruínas, por Daniel Peters

Para a semana de 19 a 25 dezembro de 2010

Era um tempo de angústia, cujo resultado dependia do arrependimento do povo de Deus. A consequência de não crer no Espírito de Profecia seria a destruição de suas cidades e o cativeiro em Babilônia.

"O princípio de que o homem pode se salvar por suas próprias obras, está à base de toda religião pagã, tornara-se agora o princípio da religião judaica, nela implantado por Satanás. Onde quer que seja mantido, os homens não têm barreira contra o pecado" (O Desejado de Todas as Nações, págs. 35, 36).

Anatote,1 significa a cidade onde "as orações são respondidas", ". E o nome de Jeremias significa “O SENHOR JUSTIÇA NOSSA estabelece". (YHWH = O SENHOR JUSTIÇA NOSSA Veja sobre Jer. 23:5, 6 a nota à margem da versão NKJV.) e 36:15, 16, .

Esperança é dada a todos os que estão sob o cerco. Jeremias é instruído a comprar um campo, enquanto ele está na prisão, e enquanto Nabucodonosor, mantém Jerusalém refém (cf. Jer. 32:8-15). Ele compra um campo em Anatote, e encarrega "Dei ordem a Baruque na presença deles, dizendo: ‘Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Toma estas escrituras, este auto de compra, tanto a selada, como a aberta, e coloca-as num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias" (Jeremias 32:14, 15).

Este ato é uma metáfora da mensagem de 1888. Ela demonstra a cruz; a justiça de Cristo; o poder de Deus para recriar em nós a Sua própria imagem; com a cruz lançando o nosso orgulho no pó, de modo que somente Cristo pode ser visto. Deus tem dado ao seu povo uma "mui preciosa mensagem" que tem, em sua maior parte, sido passada despercebida. É a esperança da vitória final de Cristo no grande conflito e a noiva de Cristo, cooperando com seu Divino Amor. Esta mensagem deve sebem "guardada" para algumas pessoas do futuro a verem e apreciarem.

O apóstolo Paulo continua essa demonstração e “a complementa" para nós: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é que resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa" (2ª Coríntios. 4: 6 e 7).

Qual é esse tesouro? O tesouro é Cristo em vós, a esperança da glória. "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos em todas as gerações, mas agora foi revelado aos seus santos. Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1: 26 e 27). Cristo está em nós através do Espírito de Deus e a fé de Jesus.

2ª Coríntios 1: 20 e 22 afirma2 que Ele nos selou e nos deu o Espírito em nossos corações como garantia. E em outro lugar, diz, "...fostes selados com o Espírito Santo da promessa, O qual é a garantia da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da Sua glória" (Efésios 1: 13 e 14).

Baruque, o escriba, fez o trabalho legal de colocar as escrituras seladas de compra num vaso de barro. Esta escritura de compra foi a evidência de esperança do profeta, para a restauração de Judá para a Terra Prometida. Nossa esperança para o futuro é a cruz. Só a morte voluntária de Cristo em nosso lugar, pode conciliar os nossos corações. Este é o plano da redenção; as três mensagens angélicas; a mensagem a Laodicéia; a mensagem de Elias; a justiça de Cristo; o concerto eterno. É Cristo em vós, a esperança da glória — é o Evangelho. É a mensagem de 1888, em verdade, e o derramamento da Chuva Serôdia.

O ato de colocar as escrituras de compra dentro do vaso de barro não é a crença dominante de que o homem deve contribuir com algo para tornar boa a salvação. Não é fé e obras, pois esta é "a base de todas as religiões pagãs" (*O Desejado de Todas as Nações, pág. 35), "mas sim a fé que opera pelo amor" (Gálatas 5:6). "Já estou crucificado com Cristo" (Gal. 2:20), pois estamos mortos para a nossa velha vida e é a vida de Cristo que agora vive dentro de nós. É sua fé que age em nós, porque um homem morto não tem fé.

Parafraseando Ellet J. Waggoner, "Um vaso não pode fazer nada, mas pode, contudo, receber o que é colocado dentro dele, e é isso que se pode distribuir; porém o trabalho é feito por Aquele que usa o vaso"

Existe alguma evidência adicional sobre este vaso de barro e o que ele continha? Sim! Cristo disse: "... um corpo [um vaso de barro] Me preparaste... Então eu disse: ‘Eis que venho (No princípio do livro está escrito de mim), para fazer a tua vontade, ó Deus’. ... Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade, Ele tira o primeiro [o sacrifício e a oferta] para [que Ele possa] estabelecer o segundo. Cristo, na nossa humanidade carnal, Se tornou nosso sacrifício e oferta, submetendo Sua vontade, a vontade da humanidade, à vontade do Pai. Por Cristo submeter Sua vontade, a vontade da humaniodade, à vontade do Pai, temos sido santificados" (Heb. 10:5-10).

O vaso deve ser esvaziado de si mesmo — isto é feito por Cristo, O único que já teve a Sua vontade, a vontade da nossa carne, em perfeita sujeição à vontade do Pai.

Jesus veio a este mundo e tomou sobre Si nossa natureza pecaminosa humana, caída, tomou sobre Si este vaso de barro frágil. Nele, Ele venceu o pecado na sua fortaleza, a carne do homem, e nos fez participantes de Sua natureza divina através de Suas grandes e preciosas promessas.

Jeremias também nos mostrou como a justiça de Cristo iria preparar seu povo para o casamento do Cordeiro, e que isso vai acontecer, e será um sucesso! Compare, cuidadosamente, as palavras da Bíblia: O primeiro texto diz: "Este é o Seu nome, com o qual Ele será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA" (Jer. 23:5, 6); em comparação com o segundo, "E este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR É A NOSSA JUSTIÇA" (Jer. 33:15, 16).

Seu povo, Sua igreja, finalmente tem o mesmo nome dEle. Os vasos de barro são agora esvaziados completamente do "eu," que se posiciona contra a vontade de Deus, e, agora, estão cheios de Cristo. Agora o anjo de Apocalipse 18: 1 pode "iluminar a terra com sua glória", assim como Gideão iluminava a escuridão quebrando os vasos de barro para revelar o tochas ardentes (glória) escondidas dentro!

Assim, em um momento de catástrofe nacional, mesmo a Baruque foi dada uma mensagem especial que é para cada um de nós hoje: "Isso é o que você deve dizer a Baruque: Isto diz o Senhor: Eis que eu edifiquei, eu derrubo, e o que eu plantei, eu arranco. E isso em toda esta terra. E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures;porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o Senhor; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores" (Jeremias 45: 4 e 5). Quando finalmente Baruque precisou escapar, apenas com a roupa do corpo, esperamos que ele esteja grato! Jesus, a testemunha fiel, nos deu o mesmo conselho em Mateus 6:25-34.

Procurar grandes coisas para você mesmo, não é um princípio celestial. Crendo que os esforços do homem são necessárias em conjugação com a cruz, para ser salvo, é paganismo em essência, e os que adotam e ensinam este princípio satânico não têm luz neles. Nosso verso para memorizar atesta isso: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles" (Isaías 8:20).

Há um outro tempo de provação, bem à nossa frente, um tempo de prova, qual nunca foi visto, desde o começo do mundo. O resultado se baseia no arrependimento do anjo da igreja de Laodicéia. A consequência para a descrença continuada, e teimosia, em relação à mensagem enviada em "Sua grande misericórdia", será ser cuspido para fora da boca de Cristo.

Esta lição conclui o quarto trimestre de 2010. Durante este trimestre, olhei para os "personagens dos bastidores” do Antigo Testamento. Vimos homens e mulheres que foram colocados nas Escrituras pelo Espírito Santo como nossos exemplos. Caleb, Ana, e Jonatas, Abigail, Urias, Abiatar, e Joabe. A partir de Rispa, uma viúva de Sarepta, Geazi, e agora Baruque. Todas pessoas diferentes, todos de diferentes épocas, todos vasos de barro.

A boa nova para nós hoje é que a cruz de Cristo, plantada dentro do nosso coração, é a nossa evidência de aquisição, e o dom do Espírito Santo é a escritura de compra, selada, para tomar de Cristo e ministrá-lo a nós.

-Daniel Peters H.

O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da California, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e alcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensívelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

Notas do tradutor:

1) “Jeremias vivia em Anatote ( capítulo 1:1; 29: 27), A moderna Râs el-Kharrûbeh (*Atualmente significa O Cume, ou, cúpula da Alfarroba, "Summit of the Carob Beans"). Localizada a 4 quilômetros a nordeste de Jerusalém.” Dicionário Bíblico, vol. 4 da série SDABC (Review and Herald, Washington, D.C. 1976) pág. 344)

Em Jeremias 29:27 o profeta é chamado de “o anatotita”. A cidade de Anatote era uma cidade da tribo de Levi (Josué 21:18), também uma cidade de refúgio. Pertencia à terra da tribo de Benjamim, Jeremias 1:1.

Era uma cidade murada possuindo alguma força, sentado em um cume de colinas amplas e com vista para o vale do Jordão e da parte norte do Mar Morto.

No mapa do google aparece como Anata, contendo cerca de 100 habitantes. Um dos 37 poderosos homens de Davi, Abiezer, era anatotita, 2º Sam 23:27, assim como Jeú, rei de Israel, Crôn 12:3; Dos retornados de Babilônia, após 70 anos de cativeiro, 128 eram de Nanatote, Esdras 2:23, e Neemias 7:27.

2) Porque todas quantas promessas há de Deus, são nEle o sim, e por Ele o Amem, para glória de Deus por nós. Mas O que nos confirma convosco em Cristo, e O que nos ungiu, é Deus. O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (2ª Cor. 1: 20 a 22).

_____________________________________