quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lição 11, A Viúva de Sarepta - O Salto de fé, por Mary Chun

Para a semana de 4 a 11 de dezembro de 2010


Há uma pessoa muito esquecida em 1º Reis 17, a quem iremos descobrir nesta viúva de Sarepta. Primeiro, vamos localizar a cidade na costa do Mediterrâneo, a 14 quilômetros ao norte de Tiro e 8 ao sul de Sidon, no centro do coração da Fenícia, onde hoje é o moderno Líbano. Os fenícios eram descendentes do povo de Canaã, onde o culto a Baal foi erguido durante o tempo de Elias.

Vamos observar a obra de Deus em Seu mensageiro, Elias, e na fé da humilde viúva. Deus proveu esta viúva, com uma lição sobre fé, e aumentou a sua fé em um "ministério de hospitalidade."

Em (*um tempo de seca e miséria) Deus proveu Elias com o luxo de ser alimentado pelos corvos e saciado pelo riacho de água corrente, (*1º Reis 17: 2 a 7). Havia fome em toda a região e Deus orientou Elias para viajar para Sarepta, onde haveria uma viúva para supri-lo com alimento, 1º Reis 17: 7 a 16. É incrível como Deus escolheu esta particular viúva de Sarepta, que era mãe de um menino, e quase não tinha farinha e óleo para fazer pão. Vamos examinar Lucas 4:24-27, onde Jesus fala sobre a existência de muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, tempo de fome, mas Deus escolheu da região de Sarepta, uma viúva específica para fornecer o alimento para Elias. Deus estendeu a mão para os gentios, que estavam mais accessíveis ao evangelho, enquanto que Israel rejeitou a Jesus e ao Evangelho.

Através de Elias Deus estava direcionando esta viúva para uma caminhada de fé, com o sacrifício de dar tudo o que lhe restava em sua dispensa. Quando Elias ordenou pão e água, e que ele fosse servido em primeiro lugar, antes dela e de seu filho, alguém poderia questionar como tal pequena provisão de alimentos poderia alimentá-la e seu filho faminto. A viúva fez como lhe foi dito, e a farinha da vasilha e o azeite da jarra não se acabaram! A viúva deu o primeiro passo de fé, e houve comida suficiente para sua família.

Ellen G. White escreve: "Nenhuma maior prova de fé que esta poderia ter sido requerida. A viúva tinha, até então, tratado todos os estrangeiros com bondade e liberalidade. Agora, sem pensar no sofrimento que poderia resultar para ela e seu filho, mas confiando no Deus de Israel para suprir suas necessidades, ela enfrentou esta suprema prova de hospitalidade, fazendo, “segundo a palavra de Elias" (Review and Herald, 28 de agosto de 1913).

Em seguida, em 1º Reis 17:17-24, aprendemos que a viúva deu vazão à sua raiva sobre como Deus pôde permitir que seu filho ficasse doente e morresse, pensando que isto estava relacionado com os pecados de seu passado. Ela supõe que seu filho morreu porque Deus a está punindo por seus pecados, "Vieste tu a mim para trazeres a minha iniquidade, e matares a meu filho?" (V. 18). Ainda hoje esse é o pensamento comum, como causa e efeito do pecado. Se eu fizer o que é correto, o bem virá, e se eu fizer o que é errado, o mal virá. Ou podemos dizer: "Será que eu já estraguei tudo em algum lugar?", Ou, "Está Deus me punindo?" Ao lermos sobre isto veremos que Deus é misericordioso.

Elias levou o menino “para cima, ao quarto onde ele mesmo habitava” (vs. 19), e ali ele desabafa seus sentimentos a Deus. Quando Elias ora a Deus, suplicando pela vida do rapaz, ele supõe que Deus causou a morte do menino. "Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?" (V. 20), Orou três vezes, perseverantemente, para “que a alma deste menino torne a entrar nele" (vs.21). A oração de Elias pelo menino usa a palavra hebraica nephesh, indicando o sopro da vida.

A vida foi restaurada para a criança, demonstrando a esta mãe estrangeira (*que vivia entre) práticas fenícias de Baal, e magia supersticiosa, de que Elias era um verdadeiro homem de Deus e que ele ministrou a palavra de Deus. Você quase pode ouvir Elias dizendo à viúva, "Seu filho está bem e vivo!," e ver a reação dela, regozijando-se e louvando a Deus a cada pessoa, em sua vizinhança, pelo milagre.

Não podemos limitar a Deus em um espaço confinado. Deus conduz-nos de muitas maneiras. Elias foi conduzido, um passo de cada vez, quando Deus disse que uma viúva iria ajudá-lo, não que ele deveria ajudar a viúva. Deus ordenou a viúva para sustentar Elias, e foi Deus quem mandou Elias para ela (v. 9), em busca dela.

É o mesmo que o Senhor procurando constantemente por você. Ele vai segurar você em Sua mão e não vai soltá-lo. Vamos responder como esta viúva que deu o seu testemunho de fé humilde. Não importa quem você é, por mais humilde que seja, você pode ser usado como instrumento de Deus.


Mary Chun

A irmã Maria Chun é uma enfermeira padrão (com as graduações: RN e BSN), graduada pela Universidade Adventista Andrews, e vive na área de Loma Linda. Ela é membro ativa da igreja da Universidade de Loma Linda, e é a diretora do ministério de Saúde da Universidade de Loma Linda - CHIP = Coronary Health Improvement Project (Projeto de Melhora da Saúde Coronária). Maria cresceu no sul da California, em cultura chinesa de crenças místicas, mas converteu-se ao adventismo do sétimo dia e agora gosta de estudar a "mui preciosa mensagem" da Justiça de Cristo.