quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lição 12, Geazi: Errando o Alvo (ou, Transgressão Deliberada?), por Raul Diaz.

Para a semana de 11 a 18 de dezembro de 2010

No Antigo Testamento, a palavra hebraica para obediência é “shama”. Significa escutar ou ouvir com atenção ou interesse. No grego, a palavra usada para a obediência é “hypakouō” e significa também ouvir ou escutar. Este termo grego é usado no contexto de ouvir alguma coisa, como quando há uma batida na porta (Apocalipse 3:20). Com base nesse contexto, a obediência bíblica não é fazer, mas escutar. "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10:17, KJV. *A Almeida diz: “a fé é pelo ouvir...”). Portanto, ouvir "a Palavra" é obedecer, e, assim, pode-se dizer que esta precede a obediência e causa (*produz) fé. Além disso, "...tudo o que não é de fé é pecado" (Romanos 14:23). Isto deve significar que o pecado é o resultado de não ouvir a Palavra. Mas, será apenas isso? Como mais é o pecado definido? O que diz a Bíblia?

Biblicamente, existem cerca de 12 palavras diferentes para definir o pecado, no entanto, podemos classificar o pecado em três conceitos básicos. Estes três conceitos são expressos em Salmo 51: 2-3 como a iniquidade, o pecado e a transgressão. Vamos considerar cada um separadamente, e depois ver como ela se desenrola na vida de Geazi.

A primeira categoria é a iniquidade. O significado da raiz da palavra iniquidade deve ser “dobrada, inclinada." Especificamente, refere-se à nossa condição espiritual, versus as ações que tomamos. Ela representa a nossa essência. Assim, quando Davi diz no Salmo 51:5 que ele foi "formado em iniquidade" desde seu nascimento, ele quer dizer que foi dobrado. Mas dobrado em direção a que?, você pergunta. Dobrado em direção de si próprio. Veja, como resultado da queda, o amor Ágape, que tinha sido colocado em Adão e Eva, tornou-se inclinado em direção a eles mesmos. A abnegação, o amor abnegado com que o Criador os dotou foi mudado para o serviço do eu. E esta condição é que eles legaram aos seus descendentes. Portanto, todos os homens, pela sua natureza, incluindo Davi, são “inclinados” ao auto-serviço, dos quais, a força motriz é o amor de si mesmo. Egoísmo vem naturalmente para todos nós.

Em Mateus 7: 22, 23 vemos que atos motivados pelo amor-próprio, mesmo que feito em nome de Cristo, são expostos no julgamento, e claramente identificados como obras de iniquidade. Todos os cristãos devem levar este texto a sério. Será que nossas obras são originárias de Cristo e são, portanto, motivadas por Ágape, ou são elas obras para "mostrar boa aparência na carne" [Gálatas 6:12]? São as nossas obras a prova de que Cristo que vive em nós, fazendo as obras da fé, ou são produto de uma justiça gerada pelo eu? Isto é especialmente digno de nota desde que a lei de Deus requer que até nossos motivos sejam puros [Mateus 5:20-22, 27-28].

A segunda categoria de pecado é a (*própria) palavra pecado. O real significado desta palavra é "errar o alvo". No seu sentido mais verdadeiro pecado é cair abaixo do padrão divino do caráter de Deus, como alguém cantando fora da melodia, ou do tom, se você preferir, um pouco abaixo da nota musical.

Agora, uma vez que todos os homens nascem inclinados para a vontade própria, não é difícil ver o que o apóstolo Paulo quer dizer em Romanos 3:10 e 12, quando ele diz: "não há um justo, nem um sequer; não há quem faça o bem." Essa condição de todos os homens torna impossível para qualquer homem, por si mesmo, senão errar o alvo, mesmo quando ele é um seguidor de Deus, tentando atingir essa marca, visando diretamente a ela, por conta própria, se ele não é um seguidor de Deus, ele, provavelmente, não vai sequer admitir que há uma marca.

Em Isaías 64:6, descobrimos que, porque o homem, por natureza, é inclinado para si mesmo, todas as coisas que faz com seus próprios esforços são como trapos imundos para Deus. Não amigos!!!, sem um Salvador, o homem está fadado a, constantemente, mirar e atingir abaixo do alvo [Romanos 7:15-24].

Conquanto o homem tenha livre arbítrio para escolher entre crer na justiça de Cristo ou rejeitá-la, ele não tem uma escolha entre ser inclinado para o pecado e ser inatamente justo. O homem nasce escravo do pecado e não importa o quanto ele queira ou tente, ficará aquém da marca divina.

A terceira categoria é a transgressão. Esta palavra significa uma violação deliberada da lei moral, ou, em outras palavras, a desobediência deliberada [veja 1ª João 3:4]. Isto pressupõe que se tenha o conhecimento da lei anterior à ofensa. Observe o seguinte:

Gálatas 3:19. A lei foi dada por causa das transgressões.

Tiago 2:9. A lei nos convence de que somos transgressores.

Romanos 3:20. Pela lei, temos o conhecimento do pecado.

Agora, Geazi era um servo de Eliseu, o profeta. Podemos dizer que Eliseu conhecia a lei de Deus? Certamente que sim, porque ele era a voz de Deus, buscando estabelecer os princípios da lei de Deus nos corações e mentes dos israelitas. Geazi sabia isso? Certamente que sabia. Estava ele então familiarizado com a lei de Deus? Claro que sim! Portanto, ele sabia que era errado cobiçar? Certamente! Ele sabia que era errado mentir? Definitivamente! Então o que aconteceu? A irmã White diz que:

Geazi, servo de Eliseu, tivera oportunidade, durante anos, de desenvolver o espírito de abnegação que caracterizava a vida de labores de seu mestre. Fora seu privilégio tornar-se um nobre porta-bandeira do exército do Senhor. Os melhores dons do Céu por muito tempo haviam estado dentro do seu alcance; contudo, voltando-lhes as costas, ao contrário cobiçara as riqueza do mundo. E agora os ocultos anseios do seu espírito avaro levaram-no a render-se a uma dominante tentação (Profetas e Reis, pág. 251).

Geazi teve anos de oportunidade para desenvolver a atitude de abnegação que luta contra sua condição de ser inclinado para o pecado. Ele teve o privilégio de se tornar um "porta-estandarte", em contraste com a queda abaixo da norma, e errar o alvo. Em vez disso, os 'desejos ocultos de seu espírito avarento' saltaram adiante espontaneamente, por assim dizer. Por quê? Porque ele falhou em atender aos sussurros do Espírito para ambicionar o melhor dom — Ágape. (1ª Cor.12: 31 e 13:13). Irmãos e irmãs, um caminho de escape foi feito pelo nosso Amante divino, pois a iniquidade de todos nós foi colocada sobre Ele. Permita que Ele "veja o fruto do trabalho da Sua alma e fique satisfeito ..." (Isaías 53:11,12).

—Raul Diaz

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois ,localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org