quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lição 12, Geazi - Errando o Alvo, por Ann Walper.

Para a semana de 11 a 18 de dezembro de 2010

Nós todos somos como Geazi. Incapazes de discernir o importante do periférico. Estamos tão fascinados com nós mesmos e com as coisas deste mundo que somos cegos para "a boa parte" pela qual Jesus elogiou Maria por procurá-la (Lucas 10:38-42). A testemunha fiel nos deu um aviso solene sobre a nossa condição em Apocalipse 3:17-19.

Ao longo de seus anos de trabalho como servo de Eliseu, e provável profeta em formação, Geazi não parece ser capaz de desenvolver o discernimento espiritual necessário, que iria tê-lo preparado para a missão a que Deus o estava chamando. Geazi tinha diante de si o ouro da fé, e as vestes brancas da justiça de Cristo, mas, em vez disto, escolheu a prata de um rei terreno e "vestes babilônicas." Somos lembrados do pecado de Acã que trouxe desastre em Ai (Josué 7:1 – 26).

"Sabei que o vosso pecado vos há de achar" (Num. 32:23). Mas Aquele que "é apto para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Heb. 4:12) procurou dar a bênção do arrependimento a Geazi, mas ele recusou. Ele estava cego para a profundidade do pecado, que residia em seu próprio coração.

Na lição encontramos um outro homem na mesma condição, Hazael, cujo nome significa "Deus viu." Ele era um funcionário real de Ben-Hadade II, que foi enviado a Eliseu para saber se o rei de Damasco iria sobreviver a sua doença (2º Reis 8:7-10).

Quando informado sobre a profundidade do pecado desconhecido que residia em seu coração, Hazael "não conseguia acreditar que ele seria capaz de fazer as coisas inconfessáveis que o profeta Eliseu tinha discernido que ele seria capaz de fazer" (vs. 12, 13). "Hazael estava sinceramente inconsciente do que estava enterrado em seu próprio coração. Da mesma forma, estamos sinceramente alheios de nossas verdadeiras motivações, para além da convicção do Espírito Santo" (Robert J. Wieland, The Knocking At the Door [A Batida à Porta], pág. 30). Tivesse Acã sido confrontado com a realidade de que através do seu pecado, ele prejudicaria o andamento da conquista da Terra Prometida, ele teria negado com veemência (ver Testemunhos para a Igreja, vol. 4, pág. 89, 90 e 492, 493).

"A lei de Deus atinge os sentimentos e motivos, bem como os atos exteriores. Ela revela os segredos do coração, lança luz intermitente sobre as coisas antes enterradas na escuridão. Deus conhece cada pensamento, cada efeito, cada plano, cada motivo. Nos livros de registro do céu estão lançados os pecados que teriam sido cometidos se houvesse oportunidade. Deus há de trazer o juízo toda obra, com cada coisa em segredo. "(Ellen G. White, Signs of the Times de 31 de julho1901). Pessoalmente, acreditando que Deus deseja produzir uma tal profunda limpeza dos nossos sentimentos e motivos, e Lhe permitindo realizá-lo, nos prepara para o necessário arrependimento corporativo que irá remover o empecilho que dificulta a chuva serôdia.

Arrependimento corporativo não significa se arrepender dos pecados cometidos por outra pessoa, quer os pecados estejam no passado ou no futuro. Nem o arrependimento corporativo envolve um voto legislativo para arrepender-se "em favor da" rebelião de qualquer outra pessoa contra Deus.

Arrependimento Corporativo não significa se arrepender dos pecados cometidos por outra pessoa, quer os pecados estejam no passado ou futuro. Nem o arrependimento corporativo envolve um voto legislativo de arrepender-se "em favor da" rebelião de qualquer outra pessoa contra Deus. Arrependimento corporativo é a bênção de ver a verdadeira condição do nosso coração, que todos temos dentro de nós, a mesma raiz oculta do pecado que abertamente se manifestou em outros. Quando percebemos o horror do pecado em nós mesmos, isso significará morte do "eu" (veja 2ª Coríntios 5:14, 15;. Gal. 2:20;. Rom. 6: 4 - 7). Uma vez que compreendamos a profundidade do pecado que habita em nosso coração, então podemos realmente nos arrepender corporativamente pela continuada resistência da "mui preciosa mensagem" (*Test. p/ Ministros, págs. 91 e seguintes) que atrasou a volta do Senhor, já por mais de 120 anos. Então, estaremos prontos para receber o selo do Deus vivo em nossos corações, e Apoc. 14: 12 pode ser cumprido (veja Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 214, 217).

"Nós ficamos felizes por ter o sangue do Cordeiro provido o cancelamento do registro legal nos livros do Céu sem a lei estar escrita no coração. ... Por muitos anos temos orado pela chuva serôdia, mas a chuva serôdia nunca poderá vir até que entendamos o que a primeira chuva (*temporã) fez ... A chuva serôdia nos permitirá ver, ouvir e saber o que agora resistimos. O Espírito Santo vai trazer uma mensagem e confirmar a mensagem que expõe todo engano e revela toda a apostasia e torna a glória de Deus manifesta" (Donald K. Short, “Then Shall the Sanctuary Be Cleansed,” Então o Santuário Será Purificado, pág. 89).

Nós não somos diferentes de Geazi. A ele foi oferecido o arrependimento, quando Eliseu o confrontou em seu retorno do encontro com Naamã, mas ele recusou ver o seu pecado. É hora de nós percebermos nossa situação precária e nossa grande necessidade de arrependimento. Só quando formos humilhados ao pó, ao pé da cruz, é que poderemos concluir a obra que Deus nos chamou a realizar. Sob o poder prometido da Chuva Serôdia, nós então iremos declarar aos oprimidos, habitantes solitários do mundo, que há um Consolador e O mais querido dos companheiros, Jesus Cristo, nosso Redentor e Senhor. Só Ele pode satisfazer todos os desejos do nosso coração e nos dar a felicidade eterna.

—Ann Walper

A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica. Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.