Para a semana de 6-12 março de 2011
Existe alguém lá fora, ao redor do mundo, lutando contra um vício, que está clamando a Deus por libertação? Pode ser álcool ou pornografia, drogas, tabaco, sexo ilícito, pensamentos impuros, imaginação, e assim por diante.
Sim, e apetite!.
(1) Há poder nas próprias palavras da Bíblia, na própria Bíblia, e não em algum livro sobre a Bíblia, "porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante que espada alguma de dois gumes" (Heb. 4:12). Adquira a sua própria Bíblia, investir em uma boa edição com referências, uma Bíblia que você possa marcar, tornando-se seu próprio livro pessoal. Trate Deus como você cuidadosamente faz uma transação empresarial. Compre a Bíblia que será seu companheiro por longo tempo. Deixe que Deus veja que você é sério. Ele está mais do que disposto a ouvi-lo chamar por Ele, por ajudar e ação em resposta, mas é bom que você seja sério.
(2) Pecador, como você é, fraco e em cativeiro do seu vício, "venha" a Ele e seja honesto, diga-Lhe exatamente como se sente. Muito provavelmente você tem também, juntamente com o seu vício, um ódio por alguém a quem culpa por seus problemas. Diga a Deus tudo sobre isto; coloque tudo diante dEle. Ele não vai matá-lo; uma entrevista honesta com Ele vai lhe dar provas de que Ele é real. E, com certeza, Ele vai convencê-lo, profundamente em sua alma, de seus erros, sua atitude errada, deixe que Ele te exponha isto. Se você vai a um médico costuma ficar na sala de espera por um tempo; dê ao Senhor Jesus algum tempo, "espere" nEle. Ele é o psiquiatra Divino. Não fuja dEle. Ele pode "dizer-te" mais, em poucos minutos, do que você pode aprender a partir de livros em muitas horas.
(3) Ele prometeu curá-lo de seus vícios, suas obsessões, seus medos, mas ele deve ter seu consentimento (*para atuar em você), sua colaboração. Chega o momento em que você deve fazer a escolha, escolha abandonar o mal para sempre. Mas note bem: não prometa, não, mas escolha. Conscientize-se de que você é impotente para obter esta vitória. Você deve confessar a verdade. Você já se debateu em torno disso, pra cima e pra baixo ao longo de décadas, tomando constantemente resoluções, quebrando todas elas e afundando a sua alma cada vez mais profundamente no desespero. Deus nunca pede que você faça promessas que não valem nada! Deus fez sete grandes promessas a Abraão, mas não pediu a ele para prometer nada em troca, o que Deus queria era que Abraão cresse em Suas promessas! (Gên. 12: 2 e 3). Em seguida, peça ao Senhor Jesus para aceitar sua escolha, peça a Ele para te salvar.
(4) A coisa mais difícil que você sempre tem que fazer é crer na verdade: (a) Ele te ama, mesmo que seus pais nunca o tenham amado; (b) Ele te ouve; (c) Ele é fiel e não te abandonará; (d) Ele quer que você se dirija a Ele como "Pai" (Rom. 8:15; Mateus 6:6-13).
Alguma alma querida vai dizer-lhe não, a coisa mais difícil que você terá que fazer é permitir que Ele lhe habilite a obedecer aos Dez Mandamentos.(*”Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras,” Parábolas de Jesus, pág. 333). Dê uma olhada: há um preâmbulo, no versículo 2 de Êxodo 20. Creia neste Preâmbulo e, em seguida, os Dez Mandamentos se tornam dez promessas. A Lei não existe para puni-lo, mas é um "professor", cuja função será a de conduzi-lo pela mão em torno de Jesus, para que você possa experimentar justificação pela fé (Gal. 3:22-24). Isso fará você obediente a todos os mandamentos de Deus.
por Robert J. Wieland,
escrito em 03 de janeiro de 2007
O irmão Roberto J. Wieland é um pastor adventista que foi, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Hoje, jubilado, vive na Califórnia, EUA, onde ainda é atuante na sua igreja local.