sexta-feira, 11 de março de 2011

Lição 11 — Libertação dos Vícios, por Todd Guthrie

Para a semana de 6-12 março de 2011

Comportamentos aditivos são uma tentativa de satisfazer nossas maiores necessidades internas com uma "correção" temporária. Se o vício é uma droga, uma atividade ou um processo de pensamento, a via final é o sentimento de satisfação ou prazer derivado de uma liberação de moléculas em nossos cérebros. A dopamina1 é uma molécula, ou neurotransmissor2 que ativa o centro de recompensa/prazer do cérebro. Um outro neurotransmissor, a serotonina3, contribui para a sensação de bem-estar e é considerado o "hormônio da felicidade".

No entanto, neuropsicólogos entendem que os vícios são fundamentalmente incapazes de manter a satisfação. Os mecanismos de retro alimentação interna embutida no nosso cérebro amortecem os efeitos positivos para que nunca alcancem o mesmo nível de satisfação, sem mais e mais da dopamina e/ou serotonina liberando substância ou atividade. Isso é literal e espiritualmente uma experiência sem saída .

Que profundas necessidades estão os vícios tentando, mas falhando, em atender? Acontece que somos projetados, literalmente, equipados com fios, para sermos conectados com os outros em um nível profundo. Uma das partes mais profundas do nosso cérebro é o núcleo accumbens4, sobre os quais a dopamina e a serotonina exercem uma grande influência, e a partir do qual um sentido fundamental de dor deriva se nossas necessidades de conexão não são satisfeitas.

"Como seres humanos, fomos criados para o relacionamento com Deus e com os outros. Se, por algum motivo, de repente, ou lentamente, não podemos experimentar sermos ligados a Deus e muitas outra pessoas, sentimos isto como uma espécie de dor profunda. Esta dor é descrita às vezes como um sentimento de solidão, indignidade ou insignificância, ou de (*uma parte de nós) ser amputada — pelo menos em parte "(citado no site:

http://www.12accede.org/layers_and_attachment-3.pdf).

O pecado cortou Adão e sua posteridade (isto é, nós) do íntimo relacionamento com Deus para o qual fomos criados. Isto teve consequências neurofisiológicas devastadoras para o cérebro humano. Jesus, então, entrou no fosso e construiu uma ponte sobre o abismo, para que pudéssemos reconhecer a verdadeira causa da nossa dor (não iniciada por Deus!), e recuperar a eterna satisfação de ser reconciliado com Deus e nossos semelhantes.

Quando Jesus clamou: "Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" (Mat. 27:46), Ele estava experimentando o resultado final dessa divisão ao ser Ele "cortado" por toda a humanidade (mas não para Si mesmo, Daniel 9:26: "Em meio à escuridão horrível, aparentemente abandonado por Deus, sorvera Cristo as derradeiras fezes da taça da miséria humana .... Pela fé Ele descansou nAquele em quem Se deleitava sempre em obedecer E na medida que, em submissão, Ele Se confiava a Deus, o sentimento da perda do favor do Pai se desvanecia. Pela fé Cristo foi vitorioso" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, página 756).

Em Seu clamor, e na Sua vitória, através da fé, vemos tanto a causa como a solução para o problema do pecado e os vícios que tentam suprir nossas maiores necessidades.

É por isso que a humanidade de Cristo é tudo para todos nós "viciados em pecado:" Em pé à sombra da cruz do Calvário, a inspiração do seu amor enche o nosso coração. Quando olhamos para Aquele que os nossos pecados trespassaram, a inspiração do alto vem sobre nós, e essa inspiração pode vir sobre cada um de vós através do Espírito Santo. A menos que você receba o Espírito Santo, você não pode ter o amor de Deus na alma, mas através de uma ligação viva com Cristo, somos inspirados pelo amor, zelo e seriedade .... ao Cristo iluminar nossas almas, Ele dá luz e vida .... Se estamos conectados com a luz, vamos ser canais de luz, e em nossas palavras e obras deveremos refletir luz para o mundo. Aqueles que são verdadeiramente cristãos, se agarram à corrente de ouro que liga a terra ao céu, que liga o homem finito ao Deus infinito. A luz que resplandece no rosto de Jesus, brilha nos corações de seus seguidores, para a glória de Deus” (Ellen White, Review and Herald, de 27 de setembro, 1892).

Encontrar Aquele que atenda a nossa maior necessidade é a maneira mais eficaz de lidar com os vícios:

"Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós eis a maior e mais urgente de todas as nossas necessidades .... Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas aos Seus filhos . Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração" (Ellen White, Mensagens Escolhidas, volume 1, página 121).

"Há um trabalho abençoado para cada um de nós fazer, mas não podemos realizá-lo como deveríamos, se não estivermos em correta relação direta com Deus. Em nossa imperfeição de caráter, em nossa grande necessidade e desamparo, devemos chegar ao pé da cruz, e ao a luz brilhar em nossos corações do Calvário, seremos capazes de revelar aos outros o grande plano da redenção "(Ellen White, Review, and Herald, de 28 de janeiro de 1890).

Ao invés de "reforçar nossa autoestima", na tentativa de evitar a recaída, nós humildemente confessamos nossa grande necessidade e convidamos Deus para o acesso a nossas mentes, Ele poderá então trabalhar através do nosso lobo frontal para realmente mudar a fiação em nossos cérebros! Ocorrerá então uma nova experiência, uma nova vida, um renascimento. O amor de Deus por nós é apreciado à luz da cruz, e muda-nos à medida que flui através de nós para os outros. Tornamo-nos verdadeiramente satisfeitos. Ele cura e corrige os nossos "intrincados" mecanismos de dependência." Esta é a "ajuda profissional", de que mais precisamos!

Como isso acontece?

Há uma ligação íntima entre o nosso mais elevados centro de raciocínio (o córtex pré-frontal do lobo frontal) e o núcleo accumbens. Essas áreas têm uma forte influência, com prováveis efeitos estruturais, uns sobre os outros. Em outras palavras, precisamos de uma nova experiência com a Palavra de Deus, se mudanças práticas em nosso cérebro, e, assim, em nossas vidas devam ser vistas.

"O conhecimento de Deus, que opera a transformação do caráter, é a nossa grande necessidade. Se cumprirmos o Seu propósito, deverá haver em nossas vidas uma revelação de Deus, que corresponda aos ensinos de Sua Palavra" (Ellen White, Testemunhos Para a Igreja, volume 8, página 329).

"Quando um homem que passou toda a sua vida sem Deus, se une a Ele, e a vida de Deus se torna a sua vida, a força de Deus torna-se sua força, a sabedoria de Deus se torna sua sabedoria, então, não tem ele a capacidade que ele não tinha antes? e não foi essa capacidade dada a ele para usar? Quando ele recebeu Deus, e tem Cristo habitando no interior, a própria vida de sua vida, sua força, sua sabedoria, ele não tem um poder, uma sabedoria, intelecto, — capacidade de toda espécie, — que irá torná-lo mais do que ele nunca poderia ter sido sem Cristo? Então você não vêé tão simples como o ABC, que o homem que professa ser um cristão, e não faz mais sucesso nesta vida do que antes, não tem o cristianismo? Ele está enganando a si mesmo por uma mera profissão exterior do evangelho, e está simplesmente roubando a si mesmo o que lhe pertence neste mundo e no próximo "(A. T. Jones, na revista "The Bible Echo," pág. 221).

"Para dar a um homem tudo o que Deus tem e ele ainda permanecer o homem que ele é, seria uma coisa terrível. Por isso nada é para nós que Deus nos dê tudo o que tem, a menos que Ele nos dê aquilo que Ele é, a menos que Ele nos dê a Si mesmo. Portanto, quando Ele nos dá aquilo que Ele é, dando-nos a Si mesmo, Seu caráter, Sua natureza e Sua disposição, então nós podemos usar o que Ele é, bem como o que Ele tem, em seu medo e para a Sua glória. (AT Jones, Boletim da Conferência Geral de 1893, de 1º de marco de 1893, página 438).

Temos literalmente que ser refeitos, recriados à imagem de Deus através de Cristo:

"Pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com esta mesma mente, que Aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus .... Mas o fim de todas as coisas está próximo; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. E, acima de tudo, tende ardente amor entre vós, pois ‘o amor cobre uma multidão de pecados" (1 Pedro 4:1-8, KJV).


- Todd Guthrie

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele, sua esposa Patti e outros membros da família, sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. Sua esposa Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas.

Notas do tradutor:

1) A dopamina é um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central.

A dopamina também está associada ao Mal de Parkinson (escassez na via dopaminérgica nigro-estriatal) e à Esquizofrenia (desbalanceamento com excesso na via dopaminérgica mesolímbica e escassez na via mesocortical).

A dopamina está por trás da dependência do jogo (inclusive eletrônicos), sexo, do álcool e de outras drogas (Wikipédia);

2) Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo (Wikipédia);

3) A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre neurônios. Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Diferentes receptores detectam este neurotransmissor, envolvido em várias patologias (Wikipédia);

A Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que conduz a transmissão de um neurônio para outro. É um composto orgânico encontrado primeiramente no sangue, mas é amplamente encontrado em toda natureza, assim como em outras partes do corpo além do sangue. Também foi encontrado Serotonina em picadas de vespa, no veneno do escorpião e em uma variedade de alimentos, tais como abacaxi, banana ameixas, nozes, peru, presunto, leite e queijo. Além disso, a serotonina tem sido encontrada no intestino humano, plaquetas e cérebro (Psiqweb);

4) Núcleo accumbens é uma estrutura cerebral ligada à sensação do prazer. Seu nome deriva de seu formato curvado apresentado em secções coronais do cérebro humano, se assemelhando a um cavalo-marinho (Grego: hippos = cavalo + kampi = curva). Localiza-se próximo ao hipocampo que é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória (Wikipédia);

5) Citado no site: http://www.12accede.org/layers_and_attachment-3.pdf.