quinta-feira, 24 de março de 2011

Lição 13, Sociedade com Jesus, por Lloyd Knecht

Para a semana de 20 a 26 de Março de 2011

Um jovem cristão, vamos chamá-lo de Bob, encontrou um dia um homem culto, em Chicago. Durante o curso da conversa, Bob perguntou a seu novo amigo, "Você sabe que você é o maior pecador do mundo?"

Espantado, o homem respondeu: "Como pode ser isso? Eu nunca matei ninguém, nunca cometi nenhum grande crime!"

"O maior mandamento é: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, e com toda a tua alma e com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.’” Você faz isso? "Perguntou o rapaz.

"Não, eu não." O homem respondeu: "Eu não posso dizer que faço isso de modo algum”

"Bem", replicou Bob ", este é o maior mandamento. Você está quebrando o maior mandamento. Portanto, você é o maior pecador. "Seu amigo admitiu e Bob o levou a Deus e à completa salvação 1

O apóstolo Paulo exclamou: "Jesus Cristo veio para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (1ª Timóteo 1:15). Em sua carta à igreja de Roma, ele resumiu a primeira boa nova: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos 1:16).

A boa nova é que Deus já nos reconciliou Consigo mesmo por meio de Jesus Cristo, sem nosso conhecimento ou consentimento. Ele nos colocou em posição vantajosa (Romanos 5:6-11; 2ª Coríntios 5:18-21). Ele agora nos convida a experimentar a boa nova por meio da fé, e colaborar com Ele para salvar o perdido. Nada podemos acrescentar ao Seu glorioso trabalho em nos salvar. Ele tem plenamente provido os meios pelo qual Ele irá realizar esta tarefa gloriosa. Mas Ele irá executar o seu trabalho de escrever a Sua lei em nossos corações somente com o nosso conhecimento, consentimento e cooperação.

Em primeiro lugar, ouça a boa nova revelada na vida, morte, ressurreição e intercessão de Jesus, como revelado nas Escrituras. Em segundo lugar, creia na boa nova de coração. Uma crença nominal não o fará. Em terceiro lugar, ao você contemplá-Lo em Sua glória, perfeição e amor Ágape (2ª Coríntios 3:17, 18), você verá a si mesmo como o maior pecador na terra, como fez Paulo (1ª Timóteo 1:15). Em quarto lugar, como Paulo na estrada de Damasco você vai ser obrigado, por Seu amor a perguntar: "Senhor, que queres que eu faça?"

Em resposta a essa pergunta, Cristo diz: "É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos ... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:18-20, “Até o fim do mundo,” KJV).

Paulo fala deste duplo processo, dizendo: "Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é O que efetua em vós tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:12 e 13), e, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:8-10).

Jesus, vivendo a vida de fé, como homem, revelou, em Suas próprias palavras e vida, o segredo do sucesso. "Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma ... Eu não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou" (João 5:30). "Como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós" (João 20:21).

Podemos interpor nossa vontade em dificultar e frustrar essa parceria com Jesus,

•Com oração, meditação e estudo da palavra, apressados;
• negligenciando o culto e a comunhão cristã,
• acalentando um espírito implacável de amargura,
• recusando a servir o necessitado e a buscar o perdido,
• não mantendo a nossa esperança e confiança em Deus,
• estando obcecados com os cuidados e desafios da vida.

Permitamo-nos ser inspirados pelos grandes homens (*de fé) de Hebreus 11, que, embora às vezes falhando, nunca desistiram. "E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa. Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados" (*versos 39 e 40). E "Olhando para Jesus, autor e consumador (aperfeiçoador) da nossa fé, O qual, pelo gozo que Lhe estava proposto (em nos ver salvos,) suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus” (Heb. 12:2).

—Lloyd Knecht

A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890 Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado. O irmão Lloyd passou muitos anos espalhando a boa nova do evangelho, especialmente a judeus e mulçumanos e a outros grupos religiosos e étnicos. Muitas pessoas testemunham que seu primeiro contato, bem como a sua familiarização com a o evangelho foi através do irmão Lloyd.

Nota do autor:

1) A história de Bob, acima, foi adaptada do sermão "O Grande Pecador," de A. T. Jones, pregado em 2 de março na Assembléia da Conferência Geral de 1897, conforme registrado no 1897 General Conference Bulletin (Boletim da Conferência Geral de 1897), pág. 729.

______________________________