quinta-feira, 24 de março de 2011

Lição 13, Sociedade com Jesus, por Paul E. Penno

Para a semana de 20 a 26 de Março de 2011

Qual é a fonte de uma boa saúde mental? Durante treze semanas cristãos (*adventistas) em todo o mundo estudaram sobre o corpo e a mente. Estamos bem conscientes dos problemas que causam instabilidade e discriminação: deficiência na saúde física, desarmonia conjugal, brigas de família, depressão, amargura ódio, etc

O profeta Isaías falando a sua própria geração, pôs o dedo no princípio, sobre o problema da saúde mental humana: "Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelarieis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo" (Isaías 1:5, 6). O apóstolo diagnostica nossa condição mental, com estas palavras: "A mente carnal é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus" (Rom. 8:7).

A Bíblia está repleta de introspecções psicológicas. A indústria da saúde mental é relativamente nova na cena social, provendo seus remédios para um mundo saturado pelo pecado. Mas Deus revelou o significado mais profundo do plano de salvação que vai à raiz do nosso problema na mente.

Jesus nos dá o Seu amor curador através da mensagem da cruz como nosso Psiquiatra Celestial de dentro do Santíssimo do santuário celestial. Para os pecadores que estão afastados de Deus e, consequentemente, "agem" em todas as formas infantis, Jesus proclama sua "paz" para a alma atormentada. "A minha paz vos dou: Que ... não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).

Nossa lição da Escola Sabatina nos dá uma ampla abordagem para o que devemos fazer em uma "sociedade com Deus", a fim de desfrutar de boa saúde mental. Essas recomendações incluem oração, adoração em comunidade, o perdão, o serviço, a esperança e a confiança em Deus. No nosso dia cósmico da Expiação Jesus chama a nossa atenção para longe de nós mesmos para que possamos "ver" o que Ele está fazendo em Suas operações especiais, (*nas) "tendas campais" (*nos reavivamentos), para vitória no grande conflito. Ele nos dá fé para que possamos aprender a crer que Ele está conciliando os nossos corações e mentes alienadas pelo Seu Ágape.

A psicologia tem entendido que a razão pela qual as pessoas se comportam mal é por causa de sua alienação subconsciente. Ilustrar isso para os jovens é fácil. Basta arrancar uma erva do quintal; se tudo o que você tirou foi o topo, a erva daninha vai crescer de volta para estragar o gramado. Puxe a erva com a raiz toda e o problema estará resolvido.

A raiz do pecado é uma mente auto-centrada, que quer as coisas do seu geito. "Eles amam o seu próprio caminho e abandonam o caminho do Senhor" (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 468). A mensagem de 1888 do amor redentor de Deus por toda a raça de pecadores se une à verdade da purificação do santuário. O Espírito Santo está persuadindo a nossa "consciência corporativa" como um povo "remanescente" do nosso egocentrismo. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes ..." (Apocalipse 3:17). É o mesmo princípio, da atitude "uma vez salvo, sempre salvo” — uma dependência de confiança em si mesmo. Esta é a raiz de nossa alienação de Deus que precisa do dom da expiação de Jesus.

O caminho para uma boa saúde mental é através dos sofrimentos de Cristo. "De todos os dons que o Céu pode conceder aos homens [e mulheres], a participação com Cristo em Seus sofrimentos é o mais importante encargo e a mais elevada honra" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 225).

Você conhece o seu Psiquiatra celestial? Talvez você diga: "Eu não sou louco, eu não preciso de um psiquiatra. Assim como o Senhor pode me matar com um raio, Ele pode, simples e magicamente, remover o meu pecado."

Mas o Senhor Jesus não nos trata como idiotas mentais sem a nossa cooperação. O princípio do grande conflito ensina que Cristo recorre à nossa escolha na expulsão do pecado. Isto chama-se, aprender a crer nas boas novas. "O evangelho de Cristo ... é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" (Rom. 1:16).

Não podemos evitar a dor envolvida na superação do pecado com Cristo. "A felicidade não é uma irracional euforia vazia. Um piano de cauda faz música bonita, porque as cordas estão sob constante tensão. O Senhor não se propõe a eliminar as suas tensões da memória, mas a lhe dar a força de Cristo para levá-las de tal forma que sua vida produza música por triunfar sobre a dor "(Robert J. Wieland, "Perguntas que as Pessoas Fazem", publicado na revista 1888 Mensagem Newsletter, O Atalaia da Mensagem de 1888, setembro de 1987, pág. 5).

Pense nas lembranças dolorosas que Cristo deve levar dos sofrimentos da cruz — a cruel rejeição, os açoites ingratos, o escárnio, o abuso, a dor, o horror daquelas grandes trevas, a culpa que Ele sentia por ter sido "feito pecado por nós,” Ele, “que não conheceu pecado" (*2ª Cor. 5:21). Esqueceu Ele tudo isso? Não, Ele se lembra, mas também triunfa sobre isto. Assim, ele pode "socorrer" [ajudar] aos outros (Heb. 2:18).

Mantenha sua cabeça erguida, pois você é um participante com Cristo em Seus sofrimentos. Aceite o conforto para você no que Paulo escreve: "Na minha carne cumpro o resto das afliçoes de Cristo” (Col. 1:24).

Como você pode "dar algo a Ele tão profundamente arraigado em sua psique?" (*em sua mente?) Cristo, o seu Sumo Sacerdote, é também o seu Psiquiatra divino. Você poderia ir a um psiquiatra comum e pagar mais de R$ 150,00 por hora, e ele ouviria como você verbalmente articula todos os seus medos, horrores, e ressentimentos. Essa terapia seria executada em semanas e meses. Mas Cristo não lhe cobra nada, e o que milhares de psiquiatras não podem fazer por nós, Ele vai fazer em alguns instantes.

De joelhos, verbalize e articule essas memórias e medos. Aprenda como orar com Jó, Davi e Jeremias. Derrame tudo perante Ele a sós! Proteja-se contra a tendência para colocar o fardo sobre outras pessoas — eles não podem suportá-los. Descarregue todo o mal sobre o divino portador do pecado. Eu garanto que Ele vai ouvir e responder. Ele vai lhe dar paz de coração, mas com isso Ele vai também lhe dar algo muito mais precioso — a compaixão e a compreensão de como confortar outras pessoas, 1ª Pedro 5:7-10; Salmo 37).

Alguém que te ama mais que a própria vida está esperando por você de braços abertos.


- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.