quinta-feira, 17 de março de 2011

LIÇÃO 12, A Natureza como Fonte de Saúde – por Craig Barnes

Para a semana 13 a 19 de março, 2011

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela sabedoria a outra noite". (Salmo 19:1, 2).

Nosso texto para memorizar para esta semana (citado acima) revela que Deus quer mostrar-Se a nós através das coisas naturais que Ele criou. Isto é consistente com o que Paulo nos diz em Romanos 1:20: "Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas..” Você quer ver as coisas de Deus e quer conhecer o Seu poder em sua vida? A evidência da Sua presença está ao seu redor. Basta olhar e dizer: "Obrigado Senhor!!!"

"Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (Isto é, a trazer do alto a Cristo) Ou: Quem descerá ao abismo? (Isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração: esta é a palavra da fé, que pregamos" (Rom. 10,6-8).

"Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apoc. 3:20).

Há oito princípios da natureza, recursos para a melhoria ou reforma da saúde do indivíduo: alimentação adequada; exercícios; água (*pura, leve) fresca, luz solar; temperança (abstinência); ar fresco; repouso suficiente, e confiança no poder de Deus. Ele é O que quer dar a você o que Ele já lhe deu em Cristo. Boa saúde é parte do dom da justiça, salvação e vida eterna. Quando você combina isto com uma compreensão intelectual, e profunda apreciação de coração, e sente e valoriza o preço infinito que Ele pagou na cruz para dar-lhe tudo isso, você tem uma combinação vencedora. Todos estes remédios naturais, quando praticados, vão aproximá-lo das evidências da presença de Deus em sua vida, e eles vão manter o seu corpo e a sua mente em um tom tão saudável, que Deus poderá comunicar-lhe, mais facilmente, as coisas especiais que Ele tem para você nestes últimos dias antes de Jesus voltar.

Em 1888, o Senhor trouxe ao seu povo uma mensagem que ainda está destinada a iluminar a Terra com sua glória. Na verdade, é a mensagem dos três anjos de Apocalipse 14:6-12, e foi o início da chuva serôdia do Espírito Santo, conforme descrito pelo quarto anjo de Apocalipse 18:1. Esta mensagem é o princípio das coisas especiais que Deus tem para nós conhecermos e compreendermos nestes últimos dias. Foi chamada (*pela serva de Deus) de "mensagem do terceiro anjo em verdade"1:

Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor, preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones. Esta mensagem devia pôr diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. ... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica, que deve ser proclamada com alto clamor, e regada com o derramamento de Seu Espírito em grande medida" (Ellen G. White, em Testemunhos Para Ministros, págs. 91, 92).

Nossa saúde (utilizando os recursos naturais) está intimamente associada com a mensagem do terceiro anjo, mas é preciso o dinâmico entendimento do novo concerto Ágape de Deus para fortalecê-lo.

"Como o braço direito é conectado ao corpo, assim a reforma da saúde e o trabalho médico missionário está ligado com a mensagem do terceiro anjo, e deve trabalhar de forma eficiente como o braço direito, para a defesa do corpo da verdade" (Ellen G. White, na Review and Herald , de 20 de junho de 1899).

"Foi-me mostrado novamente que a reforma de saúde é um ramo da grande obra que deve preparar um povo para a vinda do Senhor. Ela se acha tão intimamente ligada à terceira mensagem angélica, como as mãos o estão ao corpo. ... Para tornar patente e insistir em que se lhe obedeça, eis a obra que acompanha a terceira mensagem angélica, a fim de preparar um povo para a vinda do Senhor" (Ellen G. White, em Testemunhos para a Igreja, vol. 3, pág. 161).

"Quando a mensagem do terceiro anjo for recebida em toda sua plenitude, à reforma da saúde será dado o seu lugar nas comissões da Associação (*de cada campo), nos trabalhos da igreja, nos lares, à mesa, e em todos os planejamentos domésticos" (Ellen G. White, na Review and Herald, de 20 junho de 1899).

Então, quando nós recebermos a mensagem de 1888, em toda a sua plenitude, aos oito remédios naturais, será dado o seu devido lugar, porque eles serão vistos como um dom do ministério de cura de Jesus no santuário celestial. A purificação da verdade do santuário envolve o povo de Deus crescendo na plenitude de Cristo e sendo "selado" por seu abnegado amor. Os mensageiros (*da Justificação pela fé, da “mui preciosa mensagem,” TM. P. 91) de 1888 reconhecem e entendem a importância dos remédios naturais nos últimos dias antes de Jesus voltar:

"Quando a reforma da saúde foi entregue ao povo de Deus, foi definida como aquela que é para preparar as pessoas para a trasladação. Esse é o significado da reforma da saúde. A coisa principal, a grande coisa que Deus quer que a reforma da saúde efetue, é preparar seu povo para a trasladação. ... Estamos no momento mais solene que já vi. Vamos considerá-lo" (A. T. Jones, 1893 General Conference Daily Bulletin, [Boletim Diário da Conferência Geral de 1893], pág. 88).

"A fé genuína na Terceira Mensagem Angélica é evidenciada por uma recepção prática de todas as verdades apresentadas por ela. Entre elas ... envolve a crença em práticas da verdadeira temperança (abstinência), por que é uma parte vital da Terceira Mensagem Angélica. A verdadeira temperança (abstinência), ou a reforma da saúde, como é denominada, foi declarada ter a mesma relação com a última mensagem, com o braço direito tem como o corpo. Então, se nós não crermos nela e na colocarmos em prática, nossa fé é uma fé aleijada" (E. J. Waggoner "Reflexões sobre o décimo segundo capítulo de Hebreus,” em "The Signs of the Times “ [Os Sinais dos Tempos], de 22 de fevereiro de 1883, págs. 91, 92).

Algumas pessoas identificam a reforma de saúde como uma forma de legalismo, como se o que fazemos com a nossa saúde de alguma forma nos recomendaria a Deus, e O inspiraria a nos deixar entrar pelas "portas de pérola." (*Realmente) a reforma da saúde que for motivada pelo desejo de pessoal recompensa celestial, ou para evitar o inferno, é legalismo, devido ao motivo autocentrado nele.

A reforma da saúde é parte da mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14:6-12. No entanto, "a terceira mensagem angélica em verdade" de Apocalipse 18:1, a mensagem de 1888, não é a reforma da saúde. É a verdade da reconciliação do coração da mensagem da cruz convergindo com a purificação da verdade do santuário. Ela supre o amor constrangedor de Deus para praticar a "reforma da saúde.”

Então, visto da perspectiva cruz/santuário "a reforma da saúde" é o princípio de autonegação inerente ao arrependimento que Deus nos dá durante o nosso dia cósmico da Expiação. "A reforma da saúde" é o nosso designado "jejum". É o que significava para nós "afligireis as vossas almas"2 (Lev. 16: 29, 31). Podemos agora nos associarmos aos sofrimentos de Cristo e considerarmos tudo um prazer ao dizer "não" aos desejos do apetite para o que é prejudicial, e "sim" ao que Deus tem providenciado através dos remédios naturais. Quando nos unimos com Cristo na abnegação, Ele recebe a recompensa pelo que Ele morreu.

Receber a mensagem de 1888, em sua plenitude, é uma apreciação do coração, sentido reconhecimento de Quem Deus é, o que Ele fez, o que Ele está fazendo hoje, e o que Ele está prestes a fazer em você e o que Lhe custou dar-nos boa saúde. Se este for o seu motivo para o que você faz, não há legalismo egocêntrico motivando-o. É uma fé que opera por Ágape, não legalismo.

Sem dúvida você deseja honrar a Deus, por deixar que Ele lhe comunique a manifestação do poder refrescante da chuva serôdia em sua plenitude. Parte da justificação pela fé é escolher receber as bênçãos que Deus tem previsto no seu ambiente natural.

Receber o "começo" da chuva serôdia em sua plenitude, (*é) o que vai colocar tudo no seu devido lugar. Creia na boa nova da "muito mais abundante graça." Acredite na boa nova "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mat. 6:33).

"Foi-me mostrado que, se o povo de Deus não fizer esforços, de sua parte [rendendo-se inteiramente à direção da palavra de Deus, cf. Parábolas de Jesus, pág. 61], mas esperar apenas que sobre eles venha o refrigério para deles remover os defeitos e corrigir os erros; se nisso confiarem para serem purificados da imundícia da carne e do espírito, e preparados para tomar parte no alto clamor do terceiro anjo, serão achados em falta. O refrigério ou poder de Deus só atingirá os que se houverem para ele preparado, fazendo a obra que Deus lhes ordena, isto é, purificando-se ‘de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus’” (Ellen G. White, em Test. para a Igreja , vol. 1, pág. 619).

Agora é a hora de ser "arraigados e fundados em amor", ... "cheios de toda a plenitude de Deus" (Efés. 3:17, 19). Certamente, já por muito tempo, Deus quer trazer a plena manifestação da refrescante chuva serôdia, a fim de amadurecer o grão para a colheita. Você e eu podemos estar preparados para participar na plenitude daquela última chuva que teve seu início em 1888, deixando a mensagem encher nossos corações e mentes. Então, vamos ser devidamente preparados para receber os dons de Deus dos oito remédios naturais que Ele ordenou para purificar a mente e o corpo. Deixe3 que Ele faça isto. Ele lhe mostrará o caminho e segurará a sua mão direita (cf. Isa. 41:13).


Craig Barnes


O irmão Craig Barnes é Capelão, e, juntamente com sua esposa Joyce Barnes, administradores da clínica adventista LAR REFÚGIO PRIMAVERIL, para pessoas com disfunções mentais localizada na rodovia Cave Springs, número 350 na cidade de Pegram, no estado de Tennessee, cep.: 37143-2215, fone (001 – 615) 646 6962. O irmão Gaig tem pregado o evangelho, com ênfase na mensagem de 1888, aos internos, e, ao longo destes anos ficou maravilhado com a simplicidade das verdades da “mui preciosa mensagem” (TM. pág. 91 e seguintes) que torna possível às pessoas com deficiência mental, assim como às crianças, entenderem as boas novas do evangelho.


Notas do Tradutor:

1) Vários me escreveram, indagando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e tenho respondido: "É a mensagem do terceiro anjo, em verdade" (Review and Herald, 1º de abril de 1890. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372).

2) E mais, o Comentário Bíblico amplia a idéia: “Afligireis as vossas almas. Isso era mais do que jejum. Incluia o esquadrinhar da alma, uma revisão do progresso próprio num viver santo, uma busca de Deus, a confissão do pecado, fazendo reparações de obrigações negligenciadas, acertando as contas com Deus e os homens, assim, remindo o tempo” (Comentário Bíblico, vol. 1 da série SDABC, págs. 778 e 779, grifamos).

3) Sobre como o verbo deixar encerra em si mesmo TODO EVANGELHO, veja a nota de nº 1 ao final do artigo “Autoestima X autorespeito, por Helene Thomas, que postamos neste blog em 25/02/2011.