sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lição 1, No Tear do Céu, por Patti Guthrie

Para 26 de março a 2 de abril de 2011

O mundo tem um ditado que diz: "A roupa faz o homem." Os seres humanos tendem a julgar uns aos outros com base nas aparências — o custo do tecido com que cobrimos o corpo pesa mais na escala de aprovação do que o caráter do homem.

Na economia Divina, o oposto é que é verdadeiro. Jesus e os anjos veem cada indivíduo como "vestidos" com roupas que refletem o caráter interior. Aqueles que não sentem necessidade — que estão satisfeitos com o que eles podem realizar na forma de boas obras, podem usar ternos de grife mas se pudessem olhar através dos olhos de Deus, veriam que eles estão realmente vestidos de trapos imundos que nem podem ser reparados ou limpados das feias manchas.

Apenas aqueles que veem Jesusaqueles que realmente venham a conhecê-Lo, podem começar a ter um sentido da beleza de Seu caráter. Este despertar leva o coração honesto a ansiar por algo melhor. Nossa lição desta semana focaliza na imagem do branco lindo manto de Cristo de justiça que é tecido no tear do céu, que é oferecido gratuitamente a cada um dos filhos de Deus. Esse manto não só transforma o portador, lhe garante a vida eterna e entrada nas cortes celestes. E ainda, por mais inacreditável que possa parecer, muitas pessoas se recusam a aceitar o presente. Eles preferem os seus trapos.

Para nos ajudar a compreender esta lição melhor, chamamos em nosso auxílio outra analogia.

Digamos que um homem, chamado Jaime, acabou descobri que ele tem câncer metastático. Deixado sem tratamento, o câncer vai matá-lo. Jaime está alarmado. Então o médico diz: "Se você está disposto a se submeter à cirurgia radical e seguir com o tratamento prescrito, a sua cura é 100% garantida."

"Isso é fantástico", diz Jaime, "mas quanto vai custar? Eu não tenho seguro de saúde e nenhum dinheiro em poupança. O plano de saúde do governo não cobre isto. "

O cirurgião de Jaime coloca compassivamente a mão no braço de Jaime e lhe diz: "Jaime, eu tenho um fundo para pacientes com necessidades como a sua. Aqui está um cheque que irá cobrir a conta de todas as despesas relacionadas ao seu tratamento e cuidados. "Jaime abre a boca admirado. O cheque é de R$ 400.000,00 e é assinado pelo seu cirurgião!

Agora, esta história é apenas imaginaria, mas vamos dizer que Jaime se apressa para o banco com o cheque, e deposita o dinheiro, e depois sai com seus amigos e o gasta prodigamente em festas e entretenimento. Diríamos, Jaime é um tolo em gastar este presente que se destinava a salvar sua vida. No entanto, essa é a escolha que fazemos quando desprezamos o dom da justiça de salvação das nossas vidas que nos foi dado em Cristo.

No Novo Testamento, a palavra grega traduzida como "imputar" significa contar, computar, calcular, e/ou recontar

Em Romanos, Paulo diz que Abraão creu em Deus e isto lhe foi "imputado" como justiça, Romanos 4:22.

Em nossa história, poderíamos dizer que o cheque que Jaime recebeu do cirurgião foi imputado a ele. A quantia cobria todo o custo do tratamento. Como a justiça de Cristo imputada a nós, porém, este dom vai cumprir sua finalidade apenas ao nós nos submetemos ao tratamento prescrito pelo Grande Médico. Este tratamento é análogo a crer na justiça imputada de Cristo. Abraão creu nesse dom (que recebeu) no topo do Monte Moriá. A faca do Cirurgião Celeste cortou profundamente o seu coração, mas o propósito era redentivo. Abraão desceu a montanha liberto do câncer do pecado e vestido de vestes brancas de valor imensurável.

Porque nós não podemos pagar o preço infinito para a nossa redenção, o nosso Salvador nós imputou a Sua justiça. Ele pagou o preço da nossa salvação. Porém, Ele não força intervenção médica sem o nosso consentimento. Somente pela submissão ao Seu fiel cuidado podemos ser libertados do câncer do pecado destruidor da alma.

Nossa doença é tão profunda que ela tem carcomido através de nossa pele e tornado nossas roupas putrefeitas. Nosso vestuário exterior (ações) são marcadas por motivos pecaminosos do nosso interior. Em Levítico, Moisés escreveu de roupa manchada pela lepra: "Se a praga se houver estendido na roupa, ou no fio urdido, ou no fio tecido ou na pele, para qualquer obra que for feita da pele, lepra roedora é, imunda está;...” a roupa deve ser queimada no fogo (Levítico 13: 51, 52).

O trabalho realizado por Cristo em favor do homem é mais do que pagar a multa de uma lei quebrada, que inclui a adequação do homem em harmonia com essa lei. Ele "Se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso de boas obras" (Tito 2:14). Para isso, tornou-se necessário não apenas que a justiça devesse ser imputada a nós, mas (*também) comunicada a nós, não só no sentido de que Cristo devesse viver para nós, mas que Ele deve viver em nós, não apenas que nós devamos ser "justificados pela fé" (Romanos 5:1), mas que devemos ser "santificados pela fé" (Atos 26:18). Assim, “O Verbo Se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória [Seu caráter], como a glória [o caráter] do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade" (João 1:14). Anjos poderiam transmitir mensagens de Deus, e poderiam fazer obras para Deus, mas somente o Filho de Deus poderia revelar a justiça de Deus, sendo Deus. - William Warren Prescott, em volume encadernado de artigos publicados na revista adventista, The Bible Echo, Eco da Bíblia, de 4 de maio de 1896, pág.130

E temos ainda mais: ‘Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas’ (*apoc. 3:18). E você se lembra da descrição que já tivemos das vestes. A figura é, ‘este vestido fiado nos teares do Céu não tem um único fio de origem humana’ (*Parábolas de Jesus pág. 311). Irmãos, esta veste foi tecida em um corpo humano. O corpo humano — a carne de Cristo — foi o tear, não foi? Essa peça foi tecida em Jesus, na mesma carne que você e eu temos, pois Ele participou da mesma carne e sangue que temos. Essa carne, que é sua e minha, que Cristo levou neste mundofoi o tear em que Deus teceu esta veste para você e para mim usarmos na carne, e Ele quer que nós a usemos agora, assim como quando o carne for feita imortal afinal!” (Alonso T. Jones, Boletim Diário da Conferência Geral de 1893, pág. 207, de 9 de fevereiro de 1893

Ao estudarmos as lições deste trimestre, que possamos ser inspirados a abandonar nossos trapos e crer no manto sem manchas da justiça de Cristo que nos tornará aptos para a companhia dos anjos.



- Patti Guthrie

Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.