quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lição 4, A Túnica de Várias Cores, por Kearns Ricky

Para 16 a 23 abril de 2011

Ao atender a uma aula sobre relações interpessoais fiquei alarmado ao descobrir a teia de disfunções que eu havia tecido com a minha família enquanto crescia. A atribuição que fez a disfunção mais óbvia foi a conclusão de uma árvore genealógica. O projeto final revelou os padrões de anomalia social que muitas vezes são aparentes para todos, exceto a nossa família. Nós desenvolvemos mecanismos como a negação, ou segredos de família. Estes mecanismos encobrem os pecados individuais na tentativa de fazer as coisas parecerem bem. Estamos irremediavelmente entrelaçados numa teia sem sentido, até que, pela graça de Deus, nós identifiquemos as áreas de disfunção e Lhe dermos permissão para corrigi-los em uma vida pessoal, familiar e a nível de igreja.

Não houve segredos de família na vida de Jacó, pelo menos não quando relatou as ações de seus filhos descritas em Gênesis 49. A atitude de Jacó para com José já era, certamente, do conhecimento de todos. O texto para memorizar da lição desta semana diz, "E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era o filho da sua velhice, e ele fez-lhe uma túnica de várias cores" (Gênesis 37:3).

A tragédia é que Israel, e não apenas o velho Jacó, amava mais a José, isto é, após seu nome ter sido mudado. Isso foi depois de sua conversão. Nisto reside o seu pecado. Carlyle B. Haynes,1 em seu livro, God Sent a Man, (Deus Enviou um Homem), se expressou mais claramente do que qualquer outro autor que eu conheço. Ao fazer referência a Gênesis 37:3, e oferecer aconselhamento aos pais sobre a tragédia de Israel. Ele afirma: "Não há nada de errado em ter um filho favorito, mas é um completo erro mostrar quem ele é." A parcialidade de Jacó era um traço de caráter que se iniciou em Gênesis 29:18 "E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor."

Se existe uma família na qual eu não gostaria de crescer, seria a família de Jacó. Eu cresci em uma família mista, mas a família de Jacó é uma família relaxada, que seria um pesadelo para um assistente social.

Por mais que eu quisesse evitar me identificar com a família de Jacó, a minha vida inclui muitas das mesmas manias e loucuras de um — se não todos estes sujos personagens. Todos nós podemos cantar (a popular canção infantil espiritual): "Pai Israel teve muitos filhos, muitos filhos teve pai Israel. Eu sou um deles e você também. ..." A questão é: "Quem pode livrar-me (nos) da família de descontentamento e de disfunção?

A resposta está em um verso que vem centenas de anos depois que Jacó morreu. Os traços de caráter que ele passou para seus filhos tinham treze ou mais gerações para apodrecerem em um sistema egípcio feudal opressivo. Quando estas famílias pouco prometedoras estão lá fora no deserto sob o que parece ser a menor promissora das circunstâncias, Deus faz um pedido:

"Deixem-Me que Me façam um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles" (Êxodo 25:8, KJV). Nós simplesmente esqueceriamos estes irmãos, mas Deus não esquece. Deus ainda quer esta família problemática. Ele quer que nós saibamos que é Judá, Issacar e Zebulom que Ele quer no leste: Rúben, Gade, e Simeão, ao sul. No oeste Ele gostaria de ter Efraim, Manassés e Benjamim. Por último, ao norte, Ele quer Dan e Aser e Naftali. Deixe-Me fazer um santuário para que Eu possa habitar no meio deles.

Maravilha das maravilhas! Deus tomará a família mais disfuncional e viverá bem no meio. Parece que o Santuário existe para reconciliar as famílias.

Mas onde está a túnica, a que trouxe toda a divisão e quase causou a morte de José?

No verso 7 de Êxodo 25, encontramos um éfode com um peitoral, um casaco de muitas cores — como era. Tem sido afirmado que a túnica de José era predominantemente branca, com uma bainha de várias cores. Eu sempre a imaginei, graças ao tio Arthur Maxwell2, com muitas cores obliquamente entrelaçadas. Não importa. O que é certo é que Deus tem um casaco para o Sacerdote do Santuário, que tem todos os filhos de Israel, incluindo a mim, bem no coração.

Não importa se você exibir o carmesim, características do medo de Judá, ou o verde da inveja adúltera de Simeão. Você pode estar aflito com a preguiça de Manassés, ou o delinqüente roxo da inutilidade de Dan. Não importa quem você é, há roupa tecida no tear do céu, especialmente para você.

Só a cobertura a qual o próprio Cristo deu pode nos tornar aptos a aparecer na presença de Deus. Esta cobertura, o manto de Sua própria justiça, Cristo vai colocar em cima de cada arrependido crente. Ele diz, "Aconselho-te que de Mim compres . . . roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez" (Apocalipse 3:18).

"Este vestido fiado nos teares do céu, não tem um fio de origem humana. Cristo em sua humanidade formou caráter perfeito, e oferece-nos comunicar-nos (sic) esse caráter. ‘Todas as nossas justiças são como trapo da imundícia’ (Isaías 64:6). Tudo que podemos fazer de nós mesmos está contaminado pelo pecado. Mas o Filho de Deus ‘Se manifestou para tirar os nossos pecados, e nEle não há pecado’” (1ª João 3:5). (Ellen White, Parábolas de Jesus, página 311).

No Santuário, agora, este casaco de branco puro está sendo usado por nosso Sumo Sacerdote. Ele quer fazer algo que nunca foi feito antes. Ele quer tirar todo o medo de Judá e seus filhos, todo o adultério de Simeão e seus filhos, toda a preguiça de Manassés e seus filhos, e toda a inutilidade de Dan e seus filhos. Que maravilhoso convite que Ele oferece a todos nós. "Venha purificado! Aceite meu casaco que foi lavado!"

"Por que o Salvador veio como uma criança, em vez de um homem? Para morrer na cruz teria que defrontar a pena. Mas Ele viveu como uma criança, e defrontou todas as tentações que uma criança conhece, e nunca pecou — para que qualquer criança possa estar no seu lugar e resistir na sua força, e Ele viveu também como um jovem, um homem adulto, tecendo para nós um manto de justiça para cobrir-nos ... [Ele] tira a roupa suja fora e coloca a Sua própria em seu lugar, para que todos possam tê-la se quiserem" (AT Jones, Sermões da Reunião Campal de Kansas, em 11 de março de 1889).


Ricky Kearns



O irmão Rick Kearns é um enfermeiro padrão, natural da África do Sul, que estudou na Universidade Adventista Andrews, nos EUA. Ele é casado e tem duas preciosas crianças. Ricky tem dedicado sua vida a espalhar o evangelho de todas as maneiras possíveis. Atualmente ele está se mudando para a Universidade Adventista de Walla Walla, no estado de Washington, no extremo noroeste dos EUA., onde ele vai continuar seu trabalho como coordenador da Missão Adventist Medical Evangelism Network (AMEN), um movimento popular evangelístico de médicos e dentistas adventistas, fundado em 2005, com um único foco — médico-evangelístico. (Veja o site http://www.amensda.org).

Notas do tradutor:

1) A obra God Sent a Man (Deus Enviou um Homem), de Carlyle B. Haynes, é a história de José, que se permitiu ser preparado por Deus para desempenhar um papel crucial na história do Egito e, especialmente, no desenvolvimento do que se tornou a nação de Israel. No prefácio do autor lemos: "Intento produzir em sua mente uma convicção profunda e inabalável que vai alterar toda a sua perspectiva na vida, e vai mprover a você uma filosofia que irá transformar a sua vida a partir de um conglomerado sentido de mudanças fortuitas, em um plano significativo e divinamente arranjado. A história de José, filho de Jacó, "constitui o conto mais fascinante e impressionante na literatura da humanidade." "Os homens e as nações estão nas mãos de Deus... Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam."

Sobre o Autor: Carlyle B. Haynes foi um evangelista por muitos anos, serviu como um administrador de igreja em ambas as regiões Norte e Sul da América do Norte. Ele foi presidente da Divisão Sul Americana de 1926 a 1930. Mas ele é mais conhecido como escritor, tendo escrito 45 livros religiosos. (Enciclopédia Adventista, vol.10 da série SDABC, pág. 566.

2) Arthur Maxwell é o famoso pastor adventista, contador de histórias para crianças. Ele tornou-se mundialmente conhecido pelo carinhoso apelido de “Tio Artur”. Em 1924 ele publicou a “Uncle Arthur’s Bedtime Stories, (Histórias do Tio Artur para a Hora de Dormir), que desenvolveram fé nas crianças da igreja.

Também As Histórias da Bíblia, em muitos volumes, venderam 52 milhões de exemplares em 21 paises, e ajudaram as crianças “não só a entender a Bíblia, mas também a amá-la.” Ele escreveu 112 livros durante sua vida. Enciclopédia Adventista, vol. 10 da série SDABC, págs. 863 e 864.

____________________________

____________________