quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lição 3, Vestes de Inocência, por Mark Duncan

Para 9 a 16 de abril de 2011

Há muitos símbolos usados na Bíblia. Alguns destes símbolos estão intimamente relacionados com a realidade que eles representam. Outros são mais abstratos e metafóricos. A expressão "vestuário de Inocência" refere-se a um símbolo que parece ter tido um significado literal e metafórico. Adão e Eva estavam vestidos com a luz, que tem sido referida como "uma peça de vestuário de inocência." Eles não usava vestes artificiais. A Bíblia diz que ambos estavam "nus" (Gênesis 2:25). No entanto, entendemos a partir do Espírito da profecia que "eles estavam vestidos de uma cobertura de luz e glória, tal como a usam os anjos" (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 45).

A "veste de inocência" cobria Adão e Eva, enquanto eles foram obedientes ao comando de Deus. Parece ter sido um símbolo de sua inocência, que viria a ser um símbolo de justiça, aos seus caracteres se desenvolverem. No entanto, quando eles transgrediram o mandamento de Deus e comeram do fruto proibido a cobertura de luz foi imediatamente perdida. A Bíblia diz que depois Eva deu do fruto a seu marido e ele comeu, "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus" (Gênesis 3:7).

Sempre achei interessante que a cobertura da luz não desapareceu e deixou Eva nua depois de ter comido do fruto proibido. Foi somente após Adão ter comido é que seus olhos se abriram e eles viram que estavam nus.

A "roupa" sobrenatural deles não podia ficar suja. Não necessitava de limpeza. Era sempre o tamanho correto. Imaginamos que, se Adão e Eva crescessem em tamanho, a sua "cobertura de luz" teria crescido com eles. Ela sempre foi perfeita na aparência e não poderia envelhecer ou ficar inutilizada. O par de inocentes estava, obviamente, consciente da cobertura. Se tivesse sido perfeitamente transparente nunca poderiam ter percebido sua falta quando eles pecaram, nem poderia ter sido chamado de "cobertura". Pergunta-se se a cobertura da luz era de alguma forma a apontar para, Deus, de quem a Bíblia diz "Deus é luz, e nEle não há trevas" (1ª João 1:5). Talvez fosse mesmo um símbolo de uma ligação entre Deus e o santo par.

No entanto, quando Adão comeu do fruto, a realidade de um terrível problema começou a surgir sobre o casal. Imediatamente, a luz desapareceu. Eles sabiam que estavam nus e começaram o seu inútil esforço humano para encontrar um substituto para as vestes da inocência.

Eles escolheram folhas de figueira como cobertura. Tomando a cobertura de uma árvore frutífera, eles tentaram ocultar a sua nudez. Não era o mesmo que a peça de vestuário de inocência, mas foi a opção mais facilmente alcançável. No entanto, era um símbolo insuficiente, bem como uma cobertura inadequável. Deus sabia que as folhas se secariam, tornar-se-iam frágeis e, eventualmente, elas se desintegrariam, e o vento as levariam, e eles se encontrariam novamente nus. Assim, a veste substituta deles foi inadequada. Deus também sabia que era um símbolo inadequado uma vez que nenhum sangue foi derramado a fim de adquirir a referida cobertura. As verdadeiras implicações do pecado não foram representadas naquelas peças de vestuário. Um símbolo mais significativo era necessário.

"Sem derramamento de sangue não há remissão ..." (Hebreus 9:22). O evangelho devia ser mais claramente revelado ao par caído, assim como ao universo expectante. Portanto, Deus sacrificou um animal, que representava o sacrifício de Seu Filho unigênito. E do animal Ele removeu a pele e vestiu o caído par em um outro símbolo. Era um símbolo da justiça de Cristo. Apontava para outra veste, de uma fonte sobrenatural, uma que não poderia ser sujada, não poderia falhar em cobrir de forma adequada e não envelheceria nem se desgastaria.

Provendo a Adão e Eva uma cobertura temporária adequada, Deus também forneceu ao universo a primeira revelação do "mistério que desde o início dos séculos esteve oculto em Deus" (Efésios 3:9). Deus revelou a realidade que seria necessária para um grande sacrifício, para resolver o problema do pecado. Os filhos dos homens teriam uma outra coberta com uma fonte sobrenatural.

Prover as vestes da inocência exigiu o sacrifício de um animal. Esta foi uma medida temporária. O manto de luz não foi então restaurado, mas o seria quando o conflito terminasse. No meio tempo, as túnicas de pele serviriam como um símbolo adequado apontando para o Cordeiro de Deus. Ele não só restauraria a veste original de inocência, Ele proveria também a justiça que teria sido deles, se tivessem permanecido leais a Deus. Prover a falta de justiça também exigiria um grande sacrifício. Cristo viria à terra e viveria uma vida perfeita em lugar deles, mas a transferência da justiça de Cristo para a família humana não poderia ocorrer sem morte.

Pela Sua morte Cristo proveu à humanidade “outra prova — uma segunda oportunidade” (Ellen White, Fé e Obras, p. 21) — um tempo de graça — bem como as "vestes" necessárias durante este tempo de prova e alem. É-nos dito: "O Pai consultou Seu Filho com respeito à imediata execução de seu propósito de fazer o homem para habitar a terra. Colocaria o homem sob prova a fim de testar sua lealdade, antes que pudesse ser posto eternamente fora de perigo" (Ellen White, História da Redenção, pág. 19). Assim, vemos que Adão e Eva estavam em prova no Jardim do Éden. Esta prova tendo sido perdida para a raça humana inteira, Cristo, por Sua morte, a restaurou para toda a humanidade. Esta operação também tem sido referida como "justificação de vida" (Romanos 5:18).

A humanidade não foi colocada nas mesmas circunstâncias como Adão e Eva, mas tem-nos sido dada a mesma posição. Nossos pecados são perdoados através do sangue da cruz do Calvário e recebemos essas horas de prova nas quais podemos escolher de que lado vamos tomar posição no grande conflito. Podemos optar por aceitar sermos vestidos com o manto da justiça de Cristo para cobrir nossa nudez. No entanto, como agentes morais livres também somos livres para rejeitá-la. Além desse manto de perfeita justiça, a cobertura da fonte sobrenatural, seremos envergonhados na Sua vinda quando não teremos escolha a não ser nos apresentarmos nas nossas vestes inadequadas de auto-justificação.

Pela graça de Deus vamos escolher o dom da justiça agora.

—Mark Duncan



O irmão Marcos Duncan é um engenheiro, que vive na cidade de Fort Wayne. Na igreja adventista que frequenta, localizada no endereço: 228 W. Lexington Ave, Fort Wayne, Indiana, 46.807, USA. ele é ancião, pianista, e professor da escola sabatina, mas também faz parte da mesa administrativa da igreja, na comissão audiovisual e tecnológica.