quinta-feira, 28 de abril de 2011

LIÇÃO 5, As Vestes Sacerdotais da Graça, por Arlene Hill

Para 23 a 30 de abril de 2011

"Josué, vestido com vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: 'Tirai-lhe estas vestessujas." E ele disse: 'Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas” (Zac .3:3, 4).

A capa do guia de estudos da nossa lição da Escola Sabatina trimestral mostra uma imagem de Cristo colocando o manto branco da Sua justiça em alguém. Linda como ela é, o artista teve um trabalho difícil, pois parece impossível mostrar tanto a remoção das vestes sujas e substituição por pura na mesma imagem. Mas, Zacarias é muito claro que a roupa velha não é coberta, mas completamente removida. Foi este processo que preparou Josué para suas funções sacerdotais.

"Mas vós sois a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz; Vós que, em outro tempo não ereis povo, mas agora sois povo de Deus: que não tinheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia" (1ª Pedro 2:9, 10).

Se formos nos juntar a Josué em seu "sacerdócio real", devemos experimentar o mesmo processo. Todos os que nascem neste mundo têm o benefício do veredicto de absolvição obtida na cruz de Cristo, mas optamos por fazer parte de seu sacerdócio, isso não nos é imposto. Pedro explica, “Vós que em outro tempo não ereis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tinheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” Pedro aqui usa imagens de Oséias (2:23) para descrever o arrependimento de sua esposa infiel que, finalmente, o aceitou como seu marido. Misericórdia deve ser recebida de bom grado. É chamado fé, que aprecia a misericórdia divina.

Todo pecador deve primeiro ver e reconhecer que seu caráter é imundo antes de poder aceitar o caráter de Cristo, representado por um roupão. O que este manto da justiça nos qualificar a fazer? Estamos a tornar-nos parte de Seu sacerdócio real, que proclama as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a luz. Deus nunca muda nosso caráter para nos garantir que seremos levados para o céu. Temos que confiar somente em Suas promessas por esta segurança. O processo de mudança de caráter é pra equipar-nos a mostrar ao mundo o Seu poder criador.

Nossa lição desta semana aborda as vestes do sumo sacerdote levítico. O mais intricado das peças de vestuário era o peitoral, onde pedras preciosas refletiam luz de acordo com suas diversas cores. Uma visão surpreendente é revelada através da comparação de Êxodo 28 com Ezequiel 28. Ezequiel descreve que "toda pedra preciosa era a tua [de Lúcifer], cobertura" (v. 13). Uma análise cuidadosa das pedras listadas mostra que todas as nove estavam entre as doze pedras do peitoral do sacerdote levítico. Lembrando que esta era a posição de Lúcifer antes de "até que se achou iniquidade em ti" (vs. 15), ganhamos conhecimento quanto aos deveres sacerdotais.

"Luci" significa luz, "fer" significa transmitir ou portar. Usamos a palavra para descrever algo translúcido através do qual a luz passa. Usamos palavras como conferir, transferir e referem-se a descrever algo transmitido. Lúcifer foi colocado no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras de fogo (vs. 14). Embora na presença de Deus, Lúcifer recebeu luz para transmitir a outros seres criados. Ele não tinha luz em si mesmo, era totalmente dependente da manifestação divina. De alguma forma, ele foi coberto por pedras preciosas e, talvez, ele usou suas cores diferentes facetas e para aumentar a luz que ele recebeu de Deus. Uma vez que Deus é amor (Ágape) toda a luz que recebemos de Deus será feita sempre com a manifestação desse amor.

O que aconteceu com Lúcifer? Deus disse: "Por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, ... te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas" (vs. 16). Lúcifer tornou-se preocupado com si mesmo pensando que a sua beleza pessoal conferia uma bondade nele, que era seu, e não de Deus. Não era mais sumamente preocupado com refletir apenas o seu Deus Criador, mas ele dirigiu a atenção para longe de Deus para si mesmo. Não se preocupava mais com os outros anjos, ele enganou-os a se juntarem a ele em sua destruição. Ele já não reflete o amor Ágape autruísta de Deus.

A pessoa que continua a insistir que têm bondade inata para oferecer a Deus está fazer o mesmo. Quanto mais perto esta pessoa chega do que ela acha que é a perfeita obediência, mais eles estão confiantes de que Deus vai levá-los para o céu. Esse tipo de pensamento é extremamente perigoso, porque “tudo que não provem da fé é pecado" (Romanos 14:23). Eles nunca veem sua necessidade de Deus.

"Para aqueles que conhecem a lei apenas como ela se apresenta em um livro, e, consequentemente, pensam que ela se baseia inteiramente em cumprí-la, é uma lei de obras, e como tal nada faz, a não ser pronunciar uma maldição sobre eles. ... Aquele que prega simplesmente a lei escrita, ditando às pessoas o seu dever de guardá-la e incentivando-as a fazer o melhor que possam para observá-la, eswtá ministrando apenas condenação. ... porque os melhores esforços de alguém para observá-la são, por si só, pecado" (Ellet J. Waggoner, O Concerto Eterno, pág. 245; Edição Publishers Glad Tidings).

A mensagem dada a nossa igreja através dos "mensageiros” de 1888 , Jones e Waggoner, ensina que Deus é Ágape. Ele sabe que não podemos mudar os nossos corações mais do que um leopardo pode mudar suas manchas. Mas, Deus não pode mudar Sua lei, que exige obediência, a qual sempre vem do coração. O plano de salvação resolve perfeitamente o dilema humano. Cristo assumiu a natureza pecaminosa da humanidade caída, tornando-se o segundo Adão. Ele levou a natureza humana com Ele à cruz para pagar o salário do pecado — a segunda morte. Não somente isso forneceu um veredicto de absolvição (Romanos 5:16) para toda a raça humana, mas permitiu a Cristo dar o Seu Espírito Santo ao mundo — todos aqueles por quem Ele morreu (João 16:8). O Espírito, em seguida, fala sobre Seu misterioso trabalho de mudar nossas mentes e corações. Ao permitimos que Ele trabalhe e faça em nós segundo a Sua boa vontade, estaremos recebendo Seu manto de caráter justo. Isaías chama de "vestes de louvor” em vez de “espírito angustiado" (Isaías 61:3).

Jesus disse aos discípulos que Ele iria pedir ao Pai para dar-nos outro Consolador, o Espírito da verdade "que o mundo não pode receber, porque não O vê nem o conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco e estará em vós" (João 14:16, 17). Deixe o Espírito Santo habitar em você e então você vai estar “no meio das pedras afogueadas.” Assim nos juntamos ao sacerdócio real, que, ao contrário do mundo, está disposto a receber luz para testemunhar aos outros. Como Lúcifer, muitos insistem em focar na melhoria do caráter, pensando que vai obrigar a Deus a levar-nos para o céu. Não há preocupação de que Deus é refletido para outros que precisam ouvir a verdade.

É-nos dito que podemos confiantemente nos aprocimarmos do "trono da graça", mas confiança nunca deve tornar-se arrogância. "Jamais podemos confiar seguramente em nós mesmos ou sentir, aquém do Céu, que estamos livres da tentação. ... Os que aceitam a Cristo, e dizem em sua primeira confiança: “Estou salvo", estão em perigo de depositar confiar em si mesmos. ... Nossa única segurança está em constante desconfiança de nós mesmo, e na confiança em Cristo" (Parábolas de Jesus, pág. 155).

Porque a nossa natureza pecadora não será alterada até a volta de Cristo, devemos sempre desconfiar de nossos motivos. Nosso desejo para a obediência não deve nunca ser em troca das bênçãos de Deus ou mesmo da salvação. "Toda verdadeira obediência vem do coração. Foi um trabalho do coração com Cristo. E se consentirmos, Ele vai então identificar-Se com os nossos pensamentos e objetivos, assim misturar nossos corações e mentes em conformidade com a Sua vontade, que, obedecendo-Lhe, não estaremos realizando senão os nossos próprios impulsos (O Desejado de Todas as Nações, pág. 668). Observe a mudança vem quando deixamos que Ele se identifique com os nossos pensamentos e objetivos.

Ao recebermos o dom do Seu Ágape, a obediência que Ele produz em nós transmite o poder do Criador a um mundo que, em geral acredita que a mudança verdadeira do coração é impossível. Nosso único motivo para a obediência deve ser que ela daria uma falsa ideia de Deus e nós amamos tanto ele quanto o mundo demais para fazer isso. Não há motivos intrínsecos nossos que foram mudados por Deus em Seu amor Ágape.

--Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou em maio de 2010, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone 001 XX (775) 327-4545.


____________________________