quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lição 3, Vestes de Inocência, por Paul E. Penno

Para 9 a 16 de abril de 2011

Deus criou” Adão e Eva "à Sua imagem... homem e mulher" (Gên. 1:27). Eles receberam o "domínio" sobre todas as criaturas (v. 26). "Deus os abençoou" (v. 28), e eles eram muito bons (vs. 31). "Esse casal que não tinha pecados não fazia uso de vestes artificiais. Eles estavam vestidos com uma cobertura de luz e glória, tal como a usam os anjos" (Patriarcas e Profetas, pág. 45). Adão amava a Deus e sua esposa. Um Deus santo os criou em santidade.

Sem o conhecimento de homem, o Filho de Deus está envolvido em um grande conflito cósmico com Satanás sobre o bem e o mal. Satanás colocou Deus em julgamento. Se Satanás pudesse por à prova Adão e Eva, eles iriam envergonhar a Deus. Deus não empurra Satanás para o lado, sob protesto, na frente de todas as inteligências cósmicas.

“Deus fez brotar ... a árvore da vida no meio do jardim, e árvore do conhecimento do bem e do mal" ( Gên. 2:9). Uma vez que Deus só é bom, a fonte do mal para a árvore do conhecimento (*do bem e do mal) era a serpente (Gên. 3:1).

Satanás afirma que seres santos — tanto anjos e homens não precisam obedecer a lei de Deus. Satanás “reiterou sua pretensão de que os anjos não necessitam ser dirigidos, mas que deviam ser deixados a seguir sua própria vontade, ... . Denunciou os estatutos divinos como restrição à sua liberdade, declarando ser de seu intento conseguir a abolição da lei; ... Satanás tem continuado com os homens a mesma política que adotou em relação aos anjos" (O Grande Conflito, págs. 499, 500).

A fim de desmentir acusações de Satanás Deus precisava de Adão e Eva,— em sua inocência do conflito cósmico,— para fazerem a escolha certa em não comer da árvore, “porque .. certamente morrerás" (Gên. 2:17). O seu amor irrestrito para o Deus de toda a verdade, vai levá-los a adorar e obedecer a Ele somente.

Deus só quer que eles saibam o bem e não o mal. A tentação da serpente é: "Sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gên. 3:05), "certamente não morrereis" (v. 4). A atração é a autonomia do homem como deus com imortalidade inerente.

Eva comeu do "fruto proibido." Ela foi picada pela serpente. Ele injetou nela o veneno do amor-próprio.

O mal é o pecado da incredulidade. Des-crer de Deus é tornar o homem deus. A essência do pecado é tramar a deposição e assassinato do Filho de Deus. O homem agora está totalmente alienado de Deus. Ele deu o "domínio" a Satanás.

A função inconsciente da mente humana foi iniciada no Jardim do Éden, quando Adão e Eva primeiro pecaram. Seu pecado foi muito, muito maior do que simplesmente comer uma "maçã" (*ou qualquer que tenha sido o fruto proibido); no fundo era a culpa de deicídio (*a morte que deram a Deus). Aquela culpa os teria matado ali e imediatamente, se tivessem compreendido plenamente suas dimensões. Eles estavam crucificando o Filho de Deus, mas não o compreendiam! Portanto, sua mente humana começou uma função de repressão, "eles não se importaram de ter conhecimento de Deus" (Rom. 1:28). Todos nós seres humanos, portanto, compartilhamos a culpa corporativa da crucificação de Cristo, mas é o grande pecado inconsciente nosso.

As maquinações escuras do mal começam o seu trabalho corrosivos na psique humana. Os pensamentos auto-destrutivos de assassinato assombram a consciência. A terrível semente plantada em suas imaginações de deicídio (*assassinato de Deus) se voltou contra eles com instante ódio de si mesmo e pensamentos de suicídio. A mente humana só pode se proteger de maus pressentimentos, enterrando seu estratagema no mais profundo do inconsciente. "A inclinação [a mente] da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser" (Rom.. 8:7).

Adão e Eva perderam suas vestes de inocência. "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus: e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais" (Gên. 3:7). Sem dúvida, as folhas (*podem ter sido) maravilhosamente tecidas e parecido bem exteriormente, mas elas não podiam camuflar a repulsiva feiúra que agora residia neles.

Só Deus poderia conceber roupas para eles que exigisse o derramamento de sangue. Adão deve ter ficado horrorizado ao ter testemunhado a morte do primeiro cordeiro. Ele viu então, pela primeira vez o que causou sua incredulidade. "Não foi com coisas corruptíveis ... que fostes resgatados, ... mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo" (1ª Pedro 1:18-20). Foi só por contemplar aquele sangue que o coração de Adão poderia ser mudado.

Tendo perdido sua veste de santidade, Adão foi incapaz de amar Eva, e vice-versa. "Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Rom. 5:20). Depois que o pecado entrou, o homem e a mulher se tornaram infiéis pela sua própria natureza. E agora uma nova definição de amor é necessária —,Ágape, um amor que ama os pecadores, pessoas más, pessoas feias. Agora o pecaminoso "Adão" ama a pecadora "Eva" com o mesmo amor com que o Salvador a ama na sua indignidade e pecaminosidade. Agora, tanto Adão como Eva podem amar. No jardim, Adão amou uma perfeita Eva, agora, por causa de Jesus, ele ama uma esposa imperfeita, e vice-versa.

A boa nova da mensagem de 1888 é que o Concerto Eterno foi originalmente dado a Adão e Eva (Gên. 3:15). Deus prometeu "porei inimizade", onde não haveria desejo do bom e certo, se Deus não a colocasse no coração de todos em algum grau. Quando Deus fez a promessa a Adão e Eva foi Cristo que estava "morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8). Cristo tornou-Se o Fiador para toda a raça humana. Ele Se colocou na linha para trazer tudo o que Ele prometeu a Adão e Eva. Deus não exigiu de Adão e Eva, a promessa de obedecê-Lo, não há registro de tal transação. Todo o poder deles se foi. Adão, com os olhos bem abertos, com pleno conhecimento, sabia que comer o fruto proibido seria pecado (Tiago 4:17). Na incredulidade, ele saiu em terreno proibido. Sua natureza foi mudada por sua escolha deliberada. Naquele momento ele já não era capaz de fazer o bem. Ele foi condenado à morte eterna. Adão tinha vendido a Satanás (*o domínio do mundo).

Satanás estava plenamente consciente de que Adão tinha dado seu direito de domínio a ele. Nas tentações de Cristo, Satanás lembrou a Jesus que todo o "poder e grandeza" do mundo eram seus por escolha de Adão, "porque a mim me foi entregue" (Lucas 4:6, tradução de Moffat). Era impossível para Adão tornar-se justo novamente, porque o pecado entrou no mundo. "Pela ofensa de um, veio o juízo sobre todos os homens", resultando na condenação a uma morte eterna (Rom. 5:12, 18). Sem esperança de vida, sem esperança mesmo de um bocado de comida, ou um sopro de ar, ou um copo de água fria. Nem uma única coisa era nossa por aquela escolha de Adão.

Mas graças a Deus que "pela justiça de Um", o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, que Se tornou o Fiador para uma raça perdida, por Seu ato justo, "a graça veio sobre todos os homens para justificação de vida" (Rom. 5:18). A mensagem de 1888 "apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus" (Testemunhos para Ministros, págs. 91 e 92, e Evangelismo, págs. 190 e 191). Por causa de um ato justo de Jesus Cristo, podemos hoje comer o alimento, respirar o ar, e beber a água. Se não recusarmos o dom da vida que já desfrutamos, vamos viver para sempre na vida eterna. Seremos sempre gratos que Ele nos salvou da sepultura eterna que era nossa pela desobediência de Adão. Ele fez tudo isso por Sua própria promessa. Ele nos convida simplesmente: "Não endureçais os vossos corações" (Heb. 4:7).


-Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99