quinta-feira, 28 de abril de 2011

LIÇÃO 5, As Vestes Sacerdotais da Graça, por Mark Duncan

Para o período de 23 a 30 de abril de 2001

"Ora, a suma do que temos dito é que temos um Sumo Sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, um ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo o qual o Senhor fundou, e não o homem” (Hebreus 8:1, 2). Estes versos expressam a verdade presente. Nós temos agora "um tal Sumo Sacerdote", um de quem o Pai disse: "Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque" (Hebreus 7:17). Jesus sempre será o nosso Sumo Sacerdote. Sim, vai chegar um momento em que o serviço do santuário, que está atualmente a proceder no santuário celeste, vai acabar. Mas nunca haverá um momento em que Cristo deixe de ser o Mediador entre Deus e o homem.

"Nós temos um sumo sacerdote tal." Um sumo sacerdote que foi feito perfeito através do sofrimento,Hebreus 2:10. Nós temos um sumo sacerdote que "não Se envergonha de [nos] chamar irmãos" (Hebreus 2:12). Nós temos um sumo sacerdote que "participou da carne e sangue" (Hebreus 2:14). Nós temos um sumo sacerdote que morreu para "livrar aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" (Hebreus 2:15). Nós temos um sumo sacerdote que em todas as coisas "tinha que ser feito semelhante a seus irmãos" (Hebreus 2:17). E por que Ele teve que ser feito assim? Para “ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus, para expiar os pecados do povo" (Hebreus 2:17).

"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas, porém, um que, como nós em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:14-16).

Temos um grande Sumo Sacerdote que está sentado no trono da graça. Seu ministério foi representado pelo Ministério de Aarão. Durante o seu sacerdócio comum, Aarão usava roupas que representavam os elementos do ministério de Cristo. Ele usava as roupas da graça. Figurativamente as suas vestes representavam os filhos de Israel, o julgamento de Deus e a preocupação de Deus por seus filhos.

O elemento central da roupa do sumo sacerdotal de Arão foi o peitoral. Uma bela peça de ouro com doze pedras preciosas, representando as doze tribos de Israel. Isto representava o fato de que nosso grande Sumo Sacerdote levaria o Seu povo em Seu coração. Pedras preciosas foram escolhidos para representar cada tribo. Sárdio, topázio e esmeralda foram as pedras usadas na primeira linha. Turquesa, safira e diamantes foram as pedras usadas na segunda linha. Jacinto, ágata e ametista compôs a terceira fila. E ônix, berilo e Jasper eram as pedras da quarta linha do peitoral. Não rochas comuns foram escolhidas para o peitoral de ouro. Doze pedras preciosas foram usadas para representar o fato de que os filhos de Deus são preciosos e extremamente valiosos aos Seus olhos. Ainda somos muito precioso para Jesus.

O fato de sermos chamados a suportar a prova mostra que o Senhor Jesus vê em nós algo precioso que Ele deseja desenvolver. Se nada visse em nós que pudesse glorificar Seu nome, não desperdiçaria tempo em purificar-nos. Ele não lança pedras sem valor na Sua fornalha. É o minério precioso que Ele depura. (Ellen White A Ciência do Bom Viver, pág. 471, e A Fé Pela qual Eu Vivo, MM de 1959, pág. 64)

O peitoral incluiu o Urim e Tumim. Estes representam julgamento. Assim Aarão realizava o julgamento de Deus e do povo de Deus, próximo ao seu a este coração. Sabemos que o resultado final do julgamento será a reivindicação do povo de Deus, Daniel 7:22. Esta é uma questão que está perto do coração de nosso grande Sumo Sacerdote no santuário anti-típico. A conclusão deste processo de julgamento é o tema central do grande conflito nesse momento. O nosso Sumo Sacerdote deve levar o Seu povo sobre o Seu coração na hora do julgamento.

Nosso texto para memorização para esta semana traz a visão de outro símbolo bíblico sobre o sacerdócio. Os crentes em Cristo são referidos como "a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido" (1ª Pedro 2:9). Este texto nos alerta para o fato de que a comissão dada a Israel foi agora transferida para a igreja cristã.

Jesus disse aos judeus: "Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto Eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos ... E os principais dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, entenderam que falava deles” (Mateus 21: 41-45).

Os judeus como nação rejeitaram Jesus como o Messias. Ele era o Único representado pela "A pedra que os edificadores rejeitaram". Quando os judeus entregaram Jesus a Pilatos disseram: "Não temos rei, senão César" (João 19:15). Assim, eles renunciaram a teocracia e o reino de Deus que lhes foi tirado. Mas Jesus disse que seria dado a outra "nação". A igreja cristã é esta "nação". Hoje a posição popular da maioria da igreja cristã tende a rejeitar o atual ministério de Jesus como nosso grande Sumo Sacerdote.

Se cremos em Cristo devemos ser esta nação santa e povo peculiar. Isto não sugere que o sacerdócio de Cristo é agora cumprido ou deixou de ser relevante. Embora possamos servir aos propósitos dos sacerdotes comuns dos dias de Aarão, isto não nega o alto ministério sacerdotal de Cristo. Podemos rejeitar Jesus, hoje, tão verdadeiramente como os judeus fizeram há muito tempo, negando a validade da doutrina do santuário.

Nossa tarefa atual é a de apontar as pessoas para Jesus. Devemos ser um povo unido, identificável, representando uma nação santa. Devemos ser a geração eleita para ver os propósitos de Deus finalmente cumpridos. Devemos mostrar as virtudes dAquele que nos chamou. Nunca deveríamos ter a idéia, neste lado da eternidade, que o ministério de nosso Sumo Sacerdote está terminado. Nunca devemos ter a idéia de que de alguma forma substituímos o ministério de Cristo. A doutrina do santuário celestial e o ministério de Cristo devem permanecer presentes até Ele aparecer pela segunda vez sem pecado para a salvação.

- Mark Duncan

O irmão Marcos Duncan é um engenheiro, que vive na cidade de Fort Wayne. Na igreja adventista que frequenta, localizada no endereço: 228 W. Lexington Ave, Fort Wayne, Indiana, 46.807, USA. ele é ancião, pianista, e professor da escola sabatina, mas também faz parte da mesa administrativa da igreja, na comissão audiovisual e tecnológica.


__________________