sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lição 2, Da Glória ao Pó, por Helena Thomas

Para 2 a 9 abril de 2011

Na página de terça-feira no guia da Lição da Escola Sabatina, encontramos a seguinte citação: "Como veremos ao longo deste trimestre, as roupas podem revelar muita coisa sobre nossa condição e posição." Adão e Eva, Lúcifer/Satanás, José, Davi, Anjos, Daniel, a mulher pura, que representa a igreja de Deus, a prostituta do Apocalipse, o homem rico, Lázaro (o pobre mendigo) Jesus — a lista de personagens da Bíblia cuja roupa reflete suas escolhas de coração é longa e variada.

Jesus possuía a mais exaltada "condição" no universo. Ele "estava com Deus," e Ele "era Deus" (João 1:1, 2). No entanto, a "posição" que Ele escolheu, enquanto aqui na terra foi a de um servo.

Pense em como Sua roupa reflete Seu caráter. Sua túnica era feita de tecido resistente de boa qualidade — tecido longo, e de uma só peça. Era simples e sem adornos. Quem olhava para o homem que era Cristo não podia ver com o olho natural nada que não fosse um pobre trabalhador. Não havia nada na aparência de Cristo para chamar a atenção independente do "traje de um espírito manso e tranquilo, que é precioso diante de Deus,” de acordo com 1ª Pedro 3:4.

O homem que vestia tal peça estava aqui na terra, por uma razão, e uma única razão. Ele iria mostrar aos seres humanos o que o Pai era. Ele dizia "Eu faço sempre o que Lhe agrada" (João 8:29). "Eu não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou” (João 5:30). Esta peça de roupa pertencia ao “Filho de Deus que era submisso à vontade de Seu Pai, e dependente de Seu poder. Tão plenamente vazio do próprio eu era Jesus, que não elaborava planos para Si mesmo. Aceitava os que Deus fazia a Seu respeito, e o Pai os desdobrava dia a dia" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, página 208). A declaração continua: "Assim devemos confiar em Deus, para que nossa vida seja uma simples operação de Sua vontade" (Ibidem).

Os escritores da Bíblia usam roupas para nos ajudar “a discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12). Nós podemos saber algo sobre as qualidades interiores dos personagens bíblicos apenas a partir do que lemos sobre as suas vestes exteriores.

Para nossos propósitos práticos, nos capacitam a saber que o que nós escolhemos para vestir é uma das maneiras que Deus nos deu para descobrir o que está em nossos próprios corações. Seria bom cada um de nós perguntarmo-nos se as nossas escolhas, no que concerne ao vestuário, revelam que nossos corações estão tão imbuídos com o amor de Jesus que nós, como Ele, iríamos usar apenas o que atrai todos os olhares para Ele, ou se estamos interessados em chamar a atenção para nós mesmos. Se a resposta a esta pergunta não é o que deveria ser, a solução é encontrada, não em queimar o nosso guarda-roupa e andar sob panos de saco e cobertos com cinza, mas olhar para Jesus, até o nosso coração arder dentro de nós, e nosso único desejo for honrá-Lo. "Limpem a fonte, e puras serão as águas. Se reto for o coração, retos hão de ser suas palavras, seu vestuário, suas ações" (Ellen White, Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 158). Se o nosso propósito de vida é o mesmo do da vida de Cristo, então nossas escolhas de vestuário irão demonstrar esse fato.

Considere Ester. Ela foi colocada por Deus na corte do império persa para um propósito. Ela devia conduzir o coração do rei na submissão à vontade de Deus no que diz respeito aos interesses dos judeus. O coração de Ester é revelado em sua escolha de roupas. Ela “coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres" (Ester 2:15). É note o final do verso, "e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam".

Ester não apresentou suas próprias preferências. Ela confiava sua aparência e seu futuro, àquele a quem Deus tinha escolhido como seu guardião. Aqueles que verdadeiramente confiam em Deus não discutem sobre seus próprios gostos sobre qualquer coisa. Eles confiam nas preferências do Guardião de nossos corações — Aquele em quem “habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9).

"A carne e sangue mais perigosos com que a pessoa pode combater são os próprios. Não é suficiente ser independente dos outros; em matéria de verdade é preciso ser independente de si mesmo. "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). (Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings , Boas Novas, pág. 45).(*Na edição de 1994 de Glad Tidings Publishers, Paris, Ohio, USA., está à pág. 24). “O que confia no seu próprio coração é insensato" (Provérbios 28:26). (Provérbios 28:26).

"Um papa é alguém que pretende ocupar — no conselho — o lugar, que por direito, pertence somente a Deus. O homem que se faz de papa, seguindo seu próprio conselho, é tão mau como o homem que dá ordens a outro, e é mais provável de ser desviado do que é o homem que segue algum outro papa diferente de si mesmo. Se alguém deva seguir a um papa em tudo, seria mais coerente em aceitar o papa de Roma, porque ele tem mais experiência no papado do que qualquer outro. Mas nenhum deles é necessário, pois temos a Palavra de Deus. Quando Deus fala, o melhor é obedecer imediatamente, sem ter mesmo que tomar um conselho do próprio coração. O nome do Senhor é "Conselheiro," e Ele é um "Maravilhoso Conselheiro" (Isaías 9:6). Ouça-O! (Ibidem). (*Na edição de Glad Tidings Publishers, Paris, Ohio, USA., está às págs. 24 e 25). "Ele será nosso Guia para sempre"

Vivemos no tempo do fim. Ou somos uma parte da igreja pura que está vestida com o Sol da Justiça, ou nós estamos nos tornando uma parte da mulher de Apocalipse 17:4. É vital que nosso caráter e nossa roupa devam ser escolhidos, não por nossas preferências, mas pela vontade do Pai, cujas escolhas, em nosso nome, são as que faríamos se pudéssemos “ver o fim desde o princípio, e discernir a glória do propósito que estamos realizando como Seus colaboradores" (Ellen White, A Ciência do Bom Viver, pág. 479, sic).


-—
Hélèn Thomas

A irmã Helena Thomas é esposa de um obreiro bíblico adventista. Eles vivem no estado de Michigan, nos EUA. Além de exercer as funções do lar, como esposa, mãe e avó, ela é escritora, e produz artigos literários de dentro da própria casa. Desde Janeiro de 2010 ela é a nova editora do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. O endereço eletrônico dela é jhthomasal@gmail.com