sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lição 2, Da Glória ao Pó, por Paul E.Penno Jr.

Para 2 a 9 abril de 2011

Deus é santo. Quando o Filho de Deus nasceu de Maria, ele era "O Santo" (Lucas 1:35). Deus criou os santos anjos (Mat. 25:31). A própria natureza de Deus é Ágape, portanto, a Sua santidade é o amor (1ª João 4:8). A lei de Deus é uma descrição perfeita de Seu caráter.

Lúcifer, o brilhante, foi criado "perfeito em formosura", vestido de "toda a pedra preciosa" como sua "cobertura" em santidade (Ezeq. 28: 12, 13). Deus deu a Lúcifer Ágape — um amor que é auto-negação em serviço aos outros. Ele era "o querubim ungido para cobrir" (v. 14). A "este príncipe dos anjos" foi conferido serviço no centro do universo, que é o trono de Deus (O Grande Conflito, pág. 494). "No monte santo" e "no meio de pedras afogueadas" é o lugar onde Deus habita, e lá Lúcifer prestava adoração e serviço ao seu Criador (Ezeq. 28:14).

Nos dias da eternidade passada Deus, o Pai, revelou aos anjos seu Comandante-em-Chefe. Seu Filho, em Quem estava a “vida original, não emprestada, não derivada” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 530), manifestou-se como "o arcanjo Miguel" (1ª Tess.4: 16, e Judas 1:9). "Tu és Meu Filho" (Salmo 2:7). Lúcifer sabia que Miguel era Deus, mas ele tornou-se insanamente ciumento, e cobiçou "a honra que o infinito Pai conferira a Seu Filho" (O Grande Conflito, pág. 494). Assim, Lúcifer corrompeu sua santidade de abnegação e amor e inventou um novo princípio de governo — "a exaltação própria" (ibidem.). O amor de si exigiu a derrubada do governo de Deus e o assassinato do Filho de Deus.

No entanto, os novos princípios de Lúcifer de auto-governo foram tão atraentes e capciosos que não foram facilmente identificáveis pelos anjos inteligentes, e, assim, um terço dos anjos foi levado por seus persuasivos argumentos teológicos (Apoc. 12:4). Como foi que a nova filosofia de Lúcifer surgiu, considerando que foi criado um querubim santo?

A lei de Deus escrita na fibra de cada ser consciente é "Não terás outros deuses diante de Mim" (Êx. 20:3). Lúcifer arrazoava consigo mesmo: o Filho de Deus é uma das três pessoas da Divindade. Ele é o co-regente sentado no trono de Deus. Ele é o arcanjo; eu sou "o príncipe dos anjos," vestido de trajes de santidade, meu status real me dá direito ao trono de Deus, tanto como Seu Filho. Assim, ele tornou-se o anti-cristo. Ele se colocou no lugar de Cristo.

O apóstolo Paulo descreve o princípio em funcionamento com os pagãos, mas Lúcifer inventou a filosofia do espiritismo no céu. "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rom. 1:25). O espiritismo ensina que Deus é tudo, o que é panteísmo. Lúcifer mudou a verdade de que Deus é o Criador para, a criatura é "deus". "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor" (Ezeq. 28:17). Lúcifer creditou todos os seus talentos dados por Deus e atributos como auto-desenvolvidos.

Lúcifer veio realmente a crer que todos os seus talentos e aptidões eram auto-produzidos. "Em vez de procurar fazer com que Deus fosse supremo nas afeições e lealdade de Suas criaturas, era o esforço de Lúcifer conquistar para si o seu serviço e homenagem" (O Grande Conflito, pág. 494).

Deus não é responsável pelo pecado. Deus deu a Lúcifer amor pelos outros e um espírito abnegado de serviço. Não há nenhuma razão para explicar a origem do pecado. Se houvesse, tal caminho levaria de volta ao próprio Deus, e esta é, exatamente a acusação de Satanás — que Deus é responsável pelo pecado e é basicamente egoísta. "Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que eu era tal como tu, mas eu te arguirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos" (Salmo 50:21). Satanás acusa o governo divino de ser responsável pela rebelião. "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?" (Rom. 9:20). Por que, ó Deus, me fizeste pecador? Você me criou com uma falha inerente. "O objetivo do grande rebelde foi sempre justificar-se, e provar [ser] o governo divino responsável pela rebelião" (O Grande Conflito, pág. 670, 499).

O espiritismo ensina que não há lei. "O espiritismo declara que não há morte, não há pecado, nem juízo, nem retribuição; que ‘os homens são semideuses não caídos’, que o desejo é a suprema lei, e que o homem só é responsável para consigo mesmo" (Evangelismo, p. 608).

O culto espírita a Baal, para o qual o antigo Israel sucumbiu, era a filosofia panteísta de que Deus é tudo. Ellen White, em apoio à mensagem de 1888, faz uma clara ligação com essa filosofia e o moderno Israel, que está repetindo a sua história: "Os preconceitos e opiniões que prevaleciam em Minneapolis de modo algum estão mortos, as sementes ali lançadas em alguns corações estão prestes a saltar para a vida e a dar idêntica colheita. Os topos foram cortados, mas as raízes nunca foram erradicadas, e elas ainda dão o seu fruto profano para envenenar o juízo, perverter as percepções, e cegar o entendimento ... com relação à mensagem e aos mensageiros. ... A infidelidade está fazendo suas incursões em nossas fileiras; pois é moda apartar-se de Cristo, ... Para muitos o clamor do coração tem sido: 'Não queremos que este reine sobre nós.’ Baal, Baal, é a escolha. A religião de muitos entre nós será a religião do Israel apostatado, porque amam o seu próprio caminho, e se esquecem do caminho do Senhor. A verdadeira religião ... pelos méritos de um Salvador crucificado e ressurreto, que advoga a justiça pela fé no Filho de Deus, tem sido desprezada, contra ela se tem falado, tem sido ridicularizada e rejeitada. ... Que espécie de futuro está à nossa frente. ...?" (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 467, 468, cf. O Grande Conflito, pág. 583..)

Jesus diagnosticou o amor de si mesmo como a condição por excelência de Sua igreja de Laodicéia. O culto a Baal é o amor de si, tão sutilmente disfarçado como a adoração de Cristo. Cristo quer que nos identifiquemos com o seu diagnóstico de nossa auto-confiança de salvação: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta, e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse 3:17). "A religião de muitos entre nós" é o amor ao “seu próprio caminho" (Testemunhos para Ministros, pág. 467 e 468). Esta é a atitude de auto-satisfação confiante que Lúcifer inventou — o espiritismo.

A boa nova é que o nosso médico celeste está dando a Laodicéia arrependimento corporativo ("sê pois zeloso, e arrepende-te" Apocalipse 3:19). Ele nos convida a celebrar a solidariedade de coração com os Seus diagnósticos (vs. 20).

Neste nosso dia cósmico da expiação o Espírito Santo está levantando a mensagem da cruz “convencendo o mundo do pecado" (João 16:8). Ele nos convence tanto do pecado consciente como do inconsciente. A raiz do pecado é o egocentrismo, que assassinou o Filho de Deus. O arrependimento é assumir a responsabilidade pessoal por colocar Jesus na cruz amaldiçoada e morrer a nossa segunda morte. Tal amor abnegado vence nossos corações e nós experimentamos a expiação. Nosso manto da justiça de Cristo se tornará uma natureza incorruptível de santidade outorgado na Sua segunda vinda.


-Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em

http://www.youtube.com/user/88denver99

_____________________