sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lição 6, O Manto de Elias e Eliseu, por Paul Penno

Para o período de 30 de abril a 7 de maio de 2011

A maior seca da história do antigo Israel registrada ocorreu no reinado do rei Acabe e da rainha Jezabel. Nenhuma chuva, nem sequer uma gota de orvalho, caiu sobre a terra ressequida por três anos e meio; as pessoas estavam morrendo em todos os lugares em consequência do desastre nacional.

Da mesma forma, uma crise enfrenta a igreja do Senhor nos últimos dias, se não houver uma "chuva" do Espírito Santo caindo sobre ela em todo o mundo, em copiosas chuvas de graça. Como muitos israelitas morreram, devido à seca, nos dias de Acabe, assim muitos no Israel moderno sofrem, por falta das verdadeiras torrentes de "chuva", do Céu, e eles caem vítimas das inteligentes contrafações que o inimigo no grande conflito com Cristo impinge sobre eles. Especialmente os Jovens e adolescentes perecem espiritualmente, se forem privados do novíssimo "pão da vida". Todo tipo de vento de doutrina está soprando.

O antigo Israel havia orado durante séculos pelo cumprimento de suas profecias messiânicas. O propósito de sua existência como um povo dependia da vinda do Messias prometido a seu pai Abraão. Quando Jesus nasceu na manjedoura de Belém, foram poucos os que saudaram a sua chegada, que passou despercebida.

O equivalente do Messias do Israel antigo para o moderno Israel é o derramamento da chuva serôdia consistente com o alto clamor da mensagem do terceiro anjo. Este é o clímax do propósito da existência da igreja adventista do sétimo dia, a fim de amadurecer o grão para a colheita e fortalecê-la a desempenhar um papel em iluminar cada alma na terra com as boas-novas de Deus (Apoc. 18:1). As orações do povo de Deus têm implorado a Ele por esse dom já por bem mais de 167 anos. Temos nós a capa de Elias, para reconhecer o Espírito, quando Ele nos fala com uma voz mansa e delicada?

O "manto" representa o Espírito e a mensagem de Elias (2º Reis 2:8-15). "Agora Eliseu ficou no lugar de Elias."1 "Quando o Senhor, em Sua providência considera oportuno remover de Sua obra aqueles a quem Ele deu sabedoria, Ele ajuda e fortalece seus sucessores. ... podem eles ser mesmo mais sábios do que seus predecessores."2

A mensagem de Elias foi o de trazer de "volta o seu coração [de Israel]" (1º Reis 18:37). Ao absorver um falso culto a Baal das nações ao redor deles, o coração do antigo Israel estava separado de Deus. Baal é o culto do eu, disfarçado como adoração de Cristo. Levou cerca de 100 anos para tal apostasia quebrar as relações sociais e familiares de Israel, tanto do antigo como do moderno, Mal. 4:6.

Quando Elias centrou a atenção das pessoas sobre o altar e "então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto",... "o que vendo todo o povo" ... "caíram sobre seus rostos, e disseram: Só O SENHOR é Deus" (1º Reis 18: 38, 39). Israel como uma corporação recebeu o dom do arrependimento, por volverem-se de Baal "ao Senhor." Elias proclamou a mensagem ditada pelo Espírito da cruz e prostrou o povo em sua identificação com o Crucificado.

A chuva serôdia veio como orvalho acompanhando a mensagem de Elias ("alto clamor"), e seguindo rapidamente em seu encalço veio "um ruído de abundante chuva" (vs. 41).

O Espírito Santo já havia feito um sinal de vitória para Israel no Monte. Carmelo, mas Elias não ficoou ali muito tempo para acompanhar e fortalecer o povo com boas novas. Ele fugiu do seu posto de dever por medo das consequências (*da atitude) de Jezabel.

O mesmo Espírito Santo falou "a palavra do Senhor" a Elias em seu exílio auto-imposto na caverna, perguntando-lhe: "Que fazes aqui Elias?" (1ª Reis 19:9). Elias fugiu de Israel para se salvar, "buscam a minha vida" — ele ainda entendia corretamente a sua mensagem: "Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR" (v. 10). Ele estava preocupado com o Senhor, que firmou a Sua reputação em Israel através de quem Ele havia prometido (*o Messias) a "Semente".

Mas o Senhor não havia terminado com Elias. Ele o levou para o Monte Sinai e novamente o comissionou, como um "remanescente" em Israel, com uma mensagem. Alguém, nem que seja apenas uma pessoa, tem que manter a esperança viva no Prometido. Elias tem que passar no teste da fé (ouro refinado no fogo) que é motivado por uma apreciação do amor de Deus.

E assim havia ventos ciclônicos suficientes para mover pedras do tamanho de casas. Houve um terremoto épico. Houve um incêndio que a tudo consome. Nenhum destes tumultos abalou Elias. "E eis que passava o Senhor" e Elias teve a certeza da presença de Deus (vs. 11).

O que induziu a admiração e o respeito de Elias, foi "uma voz mansa e delicada" do Espírito Santo (vs. 12, 13). "É a voz mansa e delicada do Espírito de Deus que tem o poder de convencer e converter as almas dos homens"3 Foi esta voz que falou tal verdade penetrante à alma de Elias, que o levou a envolver “o seu rosto na sua capa" em reverência. "Que fazes aqui, Elias?" (Vs. 13). Enviei-lhe Eu aqui?

A mensagem de Elias focou na promessa da aliança eterna de Deus em Cristo, os "altares" de Deus, e os "profetas" de Deus (vs. 14). A cruz é a dinâmica da boa-nova, que liberta do pecado, e esta é a mensagem do dom de profecia. Todos os três aspectos do evangelho foram falsificados pela incredulidade da velha aliança; uma ingratidão pelo sacrifício; e desrespeito, pelo Espírito de profecia.

Como no cumprimento da mensagem de Elias em João Batista, a mensagem que vem "antes do grande e terrível dia do Senhor" (*Mal. 4:5), será “com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lucas 1:17). Parece que a "mensagem do terceiro anjo em verdade”4 Apocalipse 14:1-12) e a "mensagem de Elias" são as mesmas: arrependimento permeando o "Corpo de Cristo." Tudo vem junto: a "mensagem de Elias" é a do "outro anjo, que tinha grande poder” de Apocalipse 18:1-4, é o final "evangelho eterno" de 14:6-15; é a enfática repetição "caiu, caiu Babilônia" do versículo 8; é o "testemunho" do Senhor Jesus" ao anjo da igreja de Laodicéia," a última das sete igrejas da história (3:14-21); é a chamada para ser zeloso e arrepender-se, vs. 19, e, finalmente, é o apelo do decepcionado Amante com o Cântico dos Cânticos a Sua candidata a Noiva para consumar a longamente adiada "bodas do Cordeiro" (19: 7, 8). E, Elias concilia seu coração a Ele! (*A mensagem de) 1888 foi o início de nossa mensagem de Elias — o "alto clamor" e a "chuva serôdia" — que interrompe a seca e alimenta os jovens e adultos com pão fresco do alto. "A verdade do evangelho", pode ser recuperada (Gálatas 2:5):

A) "Deus é ágape" (1ª João 4:8). "Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro" (v. 19). Deus ama as pessoas más e feias.

B) A mensagem da cruz é que cada alma vale a vida do Filho de Deus e a do Pai, que O deu ao mundo (João 3:16). Nossos corações estão em inimizade para com Ele, e, portanto, precisamos da expiação.

C) Daqui resulta necessariamente que é fácil ser salvo e difícil de se perder, ao você ver o preço que o amado Filho de Deus pagou ao morrer por você.

D) O sentido último da cruz é a verdade da purificação do santuário. Nosso Sumo Sacerdote ministra Seu constrangedor amor, nos dando arrependimento (Apoc. 3:19). Um "remanescente" de Laodicéia vai corporativamente se arrepender.

E) A verdade do santuário é um Salvador, que está perto de nós, tendo vencido tentações. Ele tomou a "semelhança" de nossa "carne do pecado" (Rom. 8:3). Podemos “vencer",“assim comoEle "venceu" (Apoc. 3:21).

F) Eles entendem a verdade dos dois concertos com a intersecção da cruz, o Sábado, a justificação pela fé, o santuário, e o selo de Deus. Um povo está preparado para enfrentar o teste final da marca da besta e cumprir um voto a Deus "na hora do Seu juízo." Com o amor à lei de Deus dado aos 144.000, que são justos pela fé nEle, e preparados para a Sua segunda vinda (1 João 3:3).



—Paul E. Penno



Notas (das citações dos escritos de Ellen G. White):

1) The Little Things” (As Pequenas Coisas) The Youth’s Instructor, de 28 de abril de 1898.

2) Profetas e Reis, pág. 228;

3) “A Necessidade de se Morrer para o eu,” publicado na Review and Herald de 18 de junho de 1889;

4) The Review and Herald, de 1º de abril de 1890.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. 1