quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lição 9, Um Tição Tirado do Fogo, por Todd Guthrie

Para 21 a 28 de maio de 2011

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1ª João 1: 9).

O que dá a Deus o direito e a autoridade para perdoar e purificar o Seu povo do pecado? É a sua confissão? É Sua fé e justiça? Ou são as duas coisas?

A lição desta semana abrange ambos os aspectos da história de Josué e o Anjo. Josué está representando toda a humanidade, resgatada por Deus em Cristo da destruição certa.

"Cristo tomou sobre a Sua própria alma a culpa de seus pecados. Arrebatou como um tição do fogo. Por sua natureza humana Ele está ligado ao homem, enquanto que pela Sua natureza divina, Ele é um com o Deus infinito. Ajuda é posta ao alcance das almas que perecem. O adversário é repreendido" (Ellen White, Parábolas de Jesus, pág. 169).

Em Sua humanidade glorificada Cristo proveu tudo que é necessário para realmente remover o pecado a partir da experiência de todos que permitirão que Ele o faça. O amor à verdade, e separação pessoal do pecado é o que Deus tem em mente para toda a humanidade ao deixá-Lo colocar a justiça de Cristo sobre eles e neles.

É extremamente importante fazer a escolha certa sobre quem nos veste com a justiça. Se tentarmos colocá-la em nós mesmos, então nós realmente nada temos senão uma peça de roupa suja, não importa quão boa ela possa nos parecer. "Mas quando Cristo nos veste com a Sua justiça, não é para ser desprezada ou rejeitada ... o tirar das vestes sujas é o mesmo que causar a iniquidade passar da pessoa. E assim vemos que quando Cristo nos cobre com o manto de Sua justiça, Ele não fornece uma capa para o pecado, mas lança o pecado para longe. E isto mostra que o perdão dos pecados é algo mais que uma mera forma, algo mais que um mero lançamento no livro de registro do céu, no sentido de que o pecado foi cancelado. O perdão dos pecados é uma realidade, é algo tangível, algo vital que afeta o indivíduo. Ele realmente limpa-o da culpa, e se ele está limpo da culpa, está justificado, tornado justo, ele certamente sofreu uma mudança radical. Ele é, de fato, uma outra pessoa, pois ele obteve esta justiça pela remissão dos pecados, em Cristo" (E. J. Waggoner, 1890, Cristo e Sua Justiça, págs. 64-65).

Essa autoridade que Deus deu a Cristo, através da, e em Sua experiência em tomar a humanidade pecadora caída e conquistar o pecado nesta carne, dá um grande conforto e segurança ao povo de Deus. Temos certeza de que tão logo eles vejam alguma falta na sua pureza de coração e confessem que Deus irá de imediato exercer sua fidelidade e justiça em favor deles em completar o perdão experimentalmente neles:

Josué representa o povo de Deus. Satanás tenta trazer opróbrio contra aqueles que estão tentando servir e honrar a Deus. Ele os apresenta em uma luz duvidosa, como aqueles que estão vestidos de vestes sujas. Deus diz: "Tirai-lhe a roupa suja’. Você não tem o direito de colocá-las sobre eles. Tirai-as. Meu povo pode ter imperfeições de caráter. Eles podem falhar em seus esforços, mas caso se arrependam, vou perdoá-los." (Ellen White, Boletim Diário da Conferência Geral, de 23 de abril de 1901).

Este trabalho é realizado pelo Espírito Santo. "É o Espírito Santo que reprova e convence do pecado, mas Ele é ao mesmo tempo, o Consolador, e Ele convence, mas para confortar. Em vez de afundar no desalento quando somos reprovados por nossos defeitos (e quão quieta e discretamente o Senhor reprova), devemos tomar coragem da reprovação, sabendo que é a maneira que Deus tem para nos revelar o Cristo que salva do pecado. Na convicção encontramos a cura. "Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida" (Provérbios 6: 23)" (E. J. Waggoner, da revista Present Truth de 2 de agosto, Vol. 16 da série encadernada, página 496).

A notícia gloriosa é que este trabalho virá à conclusão em você e em mim, e em todo o povo de Deus, na medida em que deixamos de resistir à nova veste. Também devemos parar de tentar trazer o nosso próprio vestuário. "Diz o Senhor dos Exércitos, ‘e tirarei a iniquidade desta terra num só dia’" (Zacarias 3:9).

Este trabalho de purificação do santuário é o que o céu está ansioso por fazer desde 1844. "Afligindo o povo de Deus, suas almas perante Ele, suplicando pureza de coração, é dada a ordem, ‘Tirai-lhe estes vestidos sujos’ e são ditas as encorajadoras palavras: ‘Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestidos novos" (Zacarias 3:4). As vestes imaculadas da justiça de Cristo são postas sobre os provados tentados, fiéis filhos de Deus. Os desprezados remanescentes estão vestidos de vestes gloriosas, para não mais serem contaminados pela corrupção do mundo. Seus nomes estão conservados no livro da vida do Cordeiro, inscritos entre os fiéis de todos os tempos. Eles resistiram aos ardis do enganador; não foram desviados de sua lealdade pelo rugir do dragão. Agora eles estão eternamente livres dos enganos do tentador. Seus pecados são transferidos para o originador do pecado. A "mitra limpa" lhes é posta sobre suas cabeças" (Ellen White, Profetas e Reis, pág. 591).

Eu não sei sobre você, mas eu almejo a segurança eterna inerente à aplicação final de Zacarias 3. Devemos nós confessar e orar por ela juntos?).

—Todd Guthrie

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.

________________