quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lição 8: Vestes de Esplendor, por Raul Diaz

Para 14 a 21 de maio de 2011

"Regozijar-me-ei muito no Senhor, minha alma se alegra no meu Deus. Porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias” (Isaías 61:10, Almeida Fiel).

Um símbolo é um objeto que, por semelhança visual ou de comum acordo entre os usuários, representa algo diferente de si. Em outras palavras, um símbolo é algo que representa ou sugere algo em virtude da relação, associação, convenção ou mesmo semelhança acidental. O grupo mais comum de símbolos é o alfabeto. Embora cada letra represente um som ou sons, combinados, estes sons e letras formam palavras, representando o pensamento daquele que fala ou do escritor. Os símbolos também são usados na matemática e na música, e representam operações específicas, os elementos, quantidades, qualidades ou relações. O ponto é que os símbolos são utilizados para variadas razões, às vezes, para simplificar uma idéia complexa ou fórmula, e outras vezes para ocultar significado ou informar-nos a tomar uma ação específica

A Bíblia está cheia de símbolos, como proféticas bestas, parábolas e vestuário. Conquanto vestuário tipicamente represente personagens, eles podem também representar a função. Nosso texto para memorização compara vestes aos símbolos da salvação e da justiça, fazendo referência tanto a noivas quanto a trajes sacerdotais. Na verdade, na Versão King James (*do rei Tiago) das escrituras, a expressão "como noivo adorna sua cabeça ..." quer dizer "como um noivo que se enfeita." O verbo traduzido "se enfeita” vem de uma palavra hebraica que significa "fazer o trabalho de um sacerdote,"

O desejo de Deus para fazer de todos os filhos de Israel sacerdotes, e não apenas os levitas, é evidente, em Êxodo 19 e 20. Deus diz a Moisés em Êxodo 19: 4-6,

“Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a Mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é Minha; E vós Me sereis um reino sacerdotal e um povo santo). Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

Deus disse a Moisés para preparar e santificar o povo para que o Senhor pudesse "proclamá-los" como Seus sacerdotes. Mas, como vemos no capítulo 20, eles recusaram o dom de Deus. Lemos em Êxodo 20: 15-21:

“E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando: e o povo vendo isso, retirou-se, e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. E Moisés disse ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o Seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis. E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão onde Deus estava.”

Deus desejava Se relacionar com o povo como Ele Se relacionava com Moisés, cara a cara e de coração para coração. Mas o povo tinha medo de que o trovão, o relâmpago, e o ruído, significassem que Deus iria matá-los, portanto eles não chegariam perto. Disseram a Moisés: "Fala tu conosco, e ouviremos: mas não fale Deus conosco, para que não morramos." Moisés respondeu: "Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o Seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis" Mas, eles ficaram parados ao longe. Em contraste, Moisés aproximou-se de Deus e saiu ileso, duas vezes subiu a montanha na nuvem espessa e escura. Apesar desta evidência da intenção de Deus para não prejudicá-los, por medo, o povo manteve-se à distância.

A rejeição do plano de Deus para serem um "reino de sacerdotes e uma nação santa", levou Deus a criar Seu plano de emergência. Desde que Seu povo não permitira que Ele Se estabelecesse em seus corações, Ele, em vez disto, viveria entre eles, (Êxodo 25:8). Assim, Deus ordenou a Moisés para construir o Santuário "portátil" e estabelecer o sacerdócio. Essa simbólica parábola viva tornou-se o método de Deus para ensinar o povo. sobre Si mesmo (Êxodo 28: 1-2). Mas, os hebreus "corromperam o seu entendimento, e tornando literal o que era simbólico, eles, efetivamente, se endureceram nas suas crenças da antiga aliança. Assim, eles usaram o sistema do santuário como um método de salvação, apesar do fato de que nem o Santuário, nem os serviços tinham mérito (Hebreus 10:4).

Tivessem os filhos de Israel, na realidade, os filhos de Deus, aceitado Seu plano original, eles teriam sido felizes grandemente no Senhor, e encontrado alegria em Deus. Suas vestes ou carateres teriam sido esplendorosos e teriam sido devidamente vestidos para o casamento real do Cordeiro. Ao permitir que Deus escrevesse a Sua lei em seus corações e mentes, e habitasse neles, eles teriam tido tal intimidade com Deus para serem Seus sacerdotes, intercedendo por outros, rogano por sua salvação, bem como o seu crescimento na graça, verdade e amor.

Que pena que eles perderam sua alta vocação para serem cobertos por Deus. Como é com você? Você está coberto? Se você está lendo isso, é provável que ainda não seja tarde demais. Ele está desejoso, e você?

--Raul Diaz

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org