quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lição 7, À Sombra de Suas Asas, por Bob Hunsaker

Para o período de 7 a 14 maio de 2011

Esta lição pode ser intitulada, "Um Conto de Duas Vestes.” David é o personagem principal, e ele revela essas duas capas em sua vida.

Por um lado, David escreveu as palavras "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto" (Salmo 32:1). Davi compreendeu a necessidade de “cobertura” em relação ao pecado.

Por outro lado, a lição diz (*na parte de domingo, 8/5) com razão: "No auge da grandeza, David enfrentou sua batalha mais feroz. A guerra não foi travada nos campos sangrentos de Rabá, mas nos quinze centímetros do campo mental que ficava atrás do lobo frontal de Davi. Satanás escolheu bem sua "arma". O que Golias com sua lança monstruosa não conseguiu fazer com Davi, uma mulher tomando banho, vista do terraço do rei, conseguiu. . . Uma pequena pedra e o gigante caiu ao chão. Um pequeno olhar, e o rei veio abaixo. Davi fez muitas coisas para "cobrir" seu pecado de adultério e evitar a exposição."

Como poderíamos compreender a diferença entre a "cobertura" com que Davi tentou ocultar seu pecado com Bate-Seba e a "cobertura" que David aspirou (*alcançar) durante o seu arrependimento? Ambos são coberturas do pecado? A única diferença é a identidade de quem faz a cobertura? Podemos saber que se ocultamos (cobrimos) os nossos pecados isto é uma coisa ruim, mas que, se Deus cobre os nossos pecados, então é uma coisa boa? Será que estamos realmente falando de duas "coberturas" diferentes?

As duas capas são totalmente diferentes em sua origem, método e finalidade.

Após o seu pecado, Davi tentou cobrir a sua culpa tentando fazer (*com que) Urias (*fosse para casa) dormir com a esposa. Falhando em conseguir isso, Davi matou Urias, ainda que de forma sutil. Como Davi, tentamos cobrir nossos pecados. O encobrimento se origina do medo de punição ou das consequências. Cobrir o nosso pecado sempre envolve decepção posterior. Ações de auto-preservação levam a novas necessidades para encobrir (*as nossas ações erradas).

A origem desse medo, e da necessidade de cobrir, nos leva de volta ao Éden. Adão e Eva creram nas mentiras que Satanás lhes disse sobre Deus. Satanás também disse que Deus era controlador e restritivo (Gênesis 3:1). Satanás disse que Deus era enganador e desonesto (Gênesis 3:4). Satanás concluiu dizendo a Eva que a razão por que Deus era controlador, restritivo, enganador, e desonesto, é que Deus era egoísta, tentando manter sua esfera de existência sublime e bela longe de Adão e Eva.

Quando você crê que alguém, próximo a você, alguém que você confiava, é enganoso, egoísta e controlador, a reação natural é de medo. E então, quando você encontra essa pessoa (Deus), você vai correr para ser “coberto.” Medo, vergonha e remorso vai obrigá-lo a lidar com o seu pecado, transferindo a responsabilidade para longe de si, para o outro. Assim, Adão passou a responsabilidade para Eva e Eva para Deus. Durante milênios nós continuamos a ter cobertura deslocando a responsabilidade pelo nosso pecado para os outros ou a Deus. Isaías chama isso de "refúgio da mentira" (Isaías 28:15). Este refúgio da mentira é realmente um mecanismo psicológico de auto-preservação. É uma cobertura para impedir-nos de ter de olhar e lidar com a culpa, remorso e vergonha e que estão intrínseca e naturalmente ligados com o pecado.

Mas o que é a cobertura de Deus para o pecado? É ela apenas um outro "encobrimento", onde o pecado é deixado intacto, mas apenas coberto até continuar a apodrecer? "Bem-aventurado aquele . . . cujo pecado é coberto" (Salmo 32:1). Em que é a cobertura de Deus pelo pecado diferente da nossa cobertura do pecado?

Quando nós, como Davi, tentamos cobrir o pecado, o objetivo é esconder, dissimular e ocultar o que temos feito. A cobertura de Deus pelo pecado envolve um processo de auto-revelação; de exposição da verdade do que pecado é do que o pecado faz, de modo que vamos enfrentar um ódio por, e medo do pecado. Esse ódio e medo disso em seguida, substitui o medo natural de Deus e inimizade para com Ele (Romanos 5:10 e 8:7). A cobertura de Deus pelo pecado se torna uma proteção contra o pecado!

O pecado é o ente a ser temido, não Deus. Quando encobrimos nossos pecados, ele continuará a trabalhar as suas consequências destrutivas da culpa, vergonha e medo. Quando chegamos a Deus em arrependimento, o resultado não é uma purulenta ferida do pecado, mas uma purificação do pecado, seguido por uma cobertura — ou proteção — do pecado contínuo, da culpa e do medo. É por isso que David podia pleitear, "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração" (Salmo 139:23). Ele desejava a cura dos efeitos dos pecados passados e, em seguida, a cobertura de proteção contra o pecado futuro. Não mais quer Davi o seu pecado "encoberto". Ele o queria destruido.

Nós temos muitas maneiras de "acobertar" os nossos pecados, que na verdade são formas sutis de mantê-los. O legalismo é um caminho. Nós cobrimos o cerne do interesse próprio e auto-preservação sob uma aparente conformidade externa a um código de ética e comportamento. Mas o problema do pecado, o centro do auto-interesse permanece imperturbável. Como mencionamos anteriormente, nós também podemos "cobrir" os nossos pecados, transferindo a responsabilidade para Deus e outros - "o diabo me fez fazer isso", "eu nasci assim", ou, "se ele não tivesse feito aquilo, então eu não teria feito isso."

"A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados, é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 555-556). Frequentemente queremos lidar com o pecado por ter a justiça de Cristo cobrindo nosso pecado, ao invés de ter a justiça de Cristo como uma posse real que elimina o pecado fora de nossa vida. A justiça de Cristo não é uma cobertura para o pecado não confessado e não abandonado, mas a justiça de Cristo é um princípio de vida que "controla a nossa conduta." Um princípio que vai nos cobrir (proteger) de ser novamente aprisionado pelo pecado.

Deus não está empenhado em uma cobertura universal do pecado. Deus está envolvido em uma eliminação universal do pecado. Ele busca proteção eterna para todos nós — todo o universo — pela destruição e devastação que vem como as consequências naturais do pecado. Que possamos ser ativa e fervorosamente empenhados em receber "cobertura de Deus" para o pecado. E que nós nunca difundamos a idéia errônea de que a justiça de Cristo é a cobertura do pecado, ao invés de um livramento do pecado.

Deus é nosso amigo. O pecado é o inimigo. Vamos gastar nosso tempo e energia com o nosso amigo, não com o nosso inimigo.


-Bob Hunsaker

O irmão Roberto Hunsaker é um médico adventista que vive em Boston, Massachusetts com sua esposa Andi, que também é uma médica. Ele é ancião, diretor do ministério pessoal, e professor de sua unidade evangelizadora em sua igreja local. Ele tem, também, um programa semanal na rádio (AM WEZE 590), aos domingos à noite, às 19:30 horas, em parceria com o Pastor adventista. Bill Brace, intitulado Portraits of God (Quadros de Deus).