quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lição 9, Um Tição Tirado do Fogo, por Carol A. Kawamoto

Para 21 a 28 de maio de 2011

Esta semana o mundo assistiu com espanto como vários homens influentes tornaram-se notícia com seus "segredos" íntimos revelados. O mais notório é o Sr. Dominique Strauss-Kahn, o poderoso ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), descrito como a "carteira do mundo." Ele desfilou diante das câmeras de televisão num "desfile do acusado" em Nova Iorque como um criminoso comum. Arnold Schwarzenegger, ator de Hollywood e ex-governador da Califórnia, admitiu a paternidade de uma criança fora do casamento, destruindo (*o próprio) casamento e, possivelmente, as vidas de seus filhos. Uma revista afirmou que suas ações e as dos outros, "sugere um abuso de poder e uma traição da confiança" (Revista TIME, de 30 de maio de 2011). Há esperança para um mundo que parece estar “mergulhando” no escândalo, desgraça, engano e corrupção? Há esperança para "nós", individualmente e como igreja remanescente corporativa?

A profecia de Zacarias (cap. 3:1-3) diz: Sim! Nosso título da lição, tomado do verso 2, é realmente uma pergunta: "Não é este um tição tirado do fogo?" Zacarias tinha acabado de ver a visão de Josué, o sumo sacerdote, que representa o povo diante do Senhor com Satanás à sua direita. Fazendo essa pergunta, o Senhor repreendeu Satanás.

O "tição" é definido como "uma lenha", "um toco", ou "um graveto usado para atiçar o fogo" (Heb. ‘ud’). Relaciona-se com "o fogo abrasador do Cativeiro [que] teria, eventualmente, consumido o povo escolhido, não tivesse Deus movido os corações dos reis pagãos para mostrarem favor aos Seus filhos dispersos, e não tivessem alguns deles dispostos a responder ao apelo de Deus para fugir de Babilônia (Jer. 51:6, 45, cf. Zac 2: 6)” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 4, pág. 1093).

Será que esta antiga história de "arrancar um tição fora do fogo" se aplica a nós hoje? De acordo com Ellen White: "A visão de Zacarias, relativa a Josué e ao Anjo, aplica-se com força particular à experiência do povo de Deus no remate do grande dia da expiação” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 472). "Aqui encontramos uma representação do povo de Deus de hoje. Como Josué estava diante do anjo, "vestido com roupas sujas' assim estamos na presença de Cristo, vestidos em roupas de injustiça” (Ellen G. White em Historical Sketches, Esboço, ou Resumo Histórico, pág. 154).1

Citando Zacarias 3:3 Ellen G. White escreveu: "Embora tivessem pecado, Cristo ... arrebatou a humanidade como um tição do fogo. Por sua natureza humana Ele está ligado ao homem, enquanto que pela Sua natureza divina, Ele é um com o Deus infinito. Ajuda é posta ao alcance das almas que perecem. O adversário é repreendido" (Parábolas de Jesus, pág. 169). Cristo, não só nosso advogado, mas nosso juiz repreende Satanás ao pronunciar uma sentença judicial de absolvição sobre a raça. "Mas o Senhor disse a Satanás: o Senhor te repreenda, ó Satanás" (Zac. 3:2). A evidência é clara a partir da Escritura, e de Ellen White.2 De que outra forma poderiam eles vir perante o "Anjo" Juiz em "vestes sujas," a menos que Ele tivesse lhes garantido um perdão temporário legal?

Ellen G. White em Parábolas de Jesus, pág. 169 inclui duas das "mais preciosas" verdades da mensagem de 1888:

1ª) Cristo já realizou algo para todos os seres humanos (toda a raça humana); Ele elegeu "todos os homens" para serem salvos e morreu a segunda morte por "todo homem" (1ª João 4: 14, João 4: 42, Apoc. 2: 11, Apoc. 20: 6). Porque Cristo dá o perdão para a raça de pecadores eles são todos representados por Josué como entrando no juízo investigativo, diante dEle como "o Anjo do Senhor", vestidos de "vestes sujas". Não são as nossas obras que trazemos para a mesa (*para o tribunal). Agora vemos Seu verdadeiro caráter na "hora do Seu juízo" (Apoc. 14: 7).

2ª) Cristo, em Sua natureza humana, tomou sobre Si a "semelhança da carne do pecado, e pelo pecado, condenou o pecado na carne" (Rom. 8:3). Ele “como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Heb. 4:15). Assim, Ele é o Salvador "não de longe, mas perto" (Matérias de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, pág. 267, 4º §). Mas os pecadores têm a liberdade de recusar-Lo e rejeitá-Lo.

Mas há mais boas novas para a humanidade e a igreja remanescente? "A promessa feita a Josué [em Zac. 3: 7] é feita para todo o povo remanescente de Deus" (Ellen G. White, em Historical Sketches, pág. 156) É evidente que esta "mudança de roupa", este "manto rico" é puramente um dom de Deus, emanando do amor Ágape de nosso Pai para Seus filhos. "O fato de serem os filhos de Deus representados como estando na presença do Senhor com vestes sujas, deve levar à humildade e profundo exame de coração por parte de todos os que professam Seu nome" (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 471). “A igreja [corporativa] remanescente, com coração quebrantado e fervorosa fé, pleiteará o perdão e livramento por meio de Jesus, seu Advogado” (ibidem, pág. 473).

Nesta "cena de tribunal" mostrada a Zacarias, "as acusações de Satanás contra os que buscam o Senhor não são motivadas pelo desprazer em face de seus pecados. Ele exulta com os defeitos de seu caráter. ... Suas acusações advêm tão somente de sua inimizade a Cristo ... e com diabólico poder e astúcia opera para arrebatar dEle o remanescente dos filhos dos homens que aceitaram a Sua salvação" (ibidem, pág. 470). Satanás, o adversário os está acusando por seus pecados. No grande conflito a acusação de Satanás desses nomes escritos no livro da vida do Cordeiro é uma tentativa de deturpar o caráter de Deus. Satanás usa seus personagens defeituosos para alcançá-Lo. Deus está em julgamento!

Como no antigo Dia da Expiação, o povo seguia seu Sumo Sacerdote "que afligindo suas almas", da mesma forma o mundo inteiro deve seguir o seu Sumo Sacerdote no Santíssimo, liderado pelos 144.000 Elias que iluminarão a Terra com a verdade da "purificação do santuário." "... Se vivemos de acordo com toda a luz que brilha sobre nós, essa luz vai continuar a aumentar, e teremos um registro limpo no céu. A mensagem do terceiro anjo, deve iluminar a terra com sua glória;. Mas apenas aqueles que resistiram a tentação através do poder do Todo-Poderoso será permitido tomar parte em proclamar-la quando ela se desenvolver no alto clamor" (Ellen G. White, em Historical Sketches, Resumo Histórico, pág. 155).

A chave vem nos versos seguintes (3 e 4): Josué estava usando "vestes sujas", representando os pecados corporativos dos israelitas. O Senhor disse: "Tirai-lhe estas vestes sujas" (vs. 4). Ele "removeu a iniquidade" de Josué. Nesta “mudança de vestes” Ele vestiu-lhe vestes finas (" vestes ricas," NVI). Observe que o Senhor não encobriu suas vestes imundas, Ele substituiu-as por "roupas caras" depois de remover a iniquidade ("vestes sujas"). "Mas Jesus, nosso Advogado apresenta um eficaz rogo em favor de todos os que, mediante arrependimento e fé, a Ele confiaram a guarda de sua alma [dispostos a responder ao chamado de Deus para fugir de Babilônia]. Ele defende a causa deles e derrota seu acusador, com poderosos argumentos do Calvário" (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 471).

O sentido último da cruz é a purificação do santuário. Finalmente, a verdade do santuário vem ao todos os seres viventes na terra compreenderem claramente as justas vestes que Cristo dá a todos. Escolhas individuais serão feitas pelo "selo de Deus" ou pela "marca da besta". Sim, mesmo os Dominique Strauss-Kahn e os Arnold Schwarzenegger do mundo têm a mesma oportunidade com os 144.000 para receber as roupas da justiça de Cristo em nosso cósmico Dia da Expiação.

É impossível ter medo do julgamento, quando conhecemos o amor d'Aquele que nos vindica. E é impossível não amá-Lo quando entendemos o que Ele fez por nós na cruz. "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança. ... No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor" (1ª João 4:17, 18).

Provavelmente nenhum de nós tem uma pequena fração da riqueza e da influência do foco das notícias dos jornais desta semana, mas temos um novo dia, uma nova oportunidade, para honrar a Deus com o pouco que temos. E isso é um dever solene, e também um privilégio alegre, para que possamos dedicar mais um dia de nossas vidas para honrar Aquele que Se entregou por nós. Vamos viver esse novo dia que nos foi dado de tal forma que sejamos capazes de ser felizes no dia em que todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, 2ª Coríntios. 5:10.


- Carol A. Kawamoto

A irmã Carol Kawamoto vive no sopé da bela Serra da Califórnia. Ela freqüenta uma pequena igreja adventista onde foi batizada há muitos anos. Pouco depois do batismo ela conheceu Helen Cate, então editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888 (que também era um membro da mesma igreja) e o pastor Robert J. Wieland, que pregava as verdades da Boa Nova da mensagem de 1888. Ela começou a trabalhar com Helen, que fundou a revista “1888 Message Newsletter” (Noticiário da Mensagem de 1888). Após a morte de Helen, Carol foi eleita editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888, onde teve o privilégio de trabalhar diretamente com o pastor Wieland, redigindo o boletim de notícias para aquela revista, e publicando os numerosos livros dele. Ela continua com o seu amor em partilhar a "mui preciosa mensagem" (TM, pág. 91), através da edição de diversos artigos, de diferentes autores, que publicamos neste blog. Ela tem também outros projetos. Ela envia suas saudações a todos os leitores deste blog no Brasil e em outros países de língua portuguesa.


Notas:

1) Temos dúvidas se esta seria a obra “Historical Sketches of the Foreign Missions of the Seventh-day Adventists” (Resumo Histórico das Missões Estrangeiras dos Adventistas do Sétimo Dia?) Se alguém tem certeza disto favor nos comunicar pelo e-mail agapeed2001@yahoo.com.br

2) "Cristo, como sumo sacerdote, além do véu, de tal modo imortalizou o Calvário que, embora Ele viva para Deus, morre continuamente para o pecado, e assim, se qualquer homem pecar, tem ele um Advogado junto ao Pai. ... Ele tomou em Sua mão o mundo sobre a qual Satanás pretendia presidir, ... e por Sua maravilhosa obra de dar a Sua vida, Ele restaurou toda a raça humana ao favor de Deus" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 343). Esta nota é da irmã Carol.

3) A autora nos informa que colheu trechos do pastor Robert J. Wieland, do devocional que ele mantem na internet sob o título"Dial Daily Bread” e do artigo dele, “O Dia do Julgamento.” Assim, a seguir, damos informações sobre a pessooa dele:

O irmão Roberto J. Wieland é um pastor adventista que foi, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Hoje, jubilado, vive na Califórnia, EUA, onde ainda é atuante na sua igreja local.

_____________________