quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lição 8: Vestes de Esplendor, por Paul Penno

Para 14 a 21 de maio de 2011

Há um pesadelo crônico que algumas crianças têm de aparecer nua em público. É possível que o cristão "ande nu" (Apocalipse 16:15), se ele não "vê" seu egoísmo, com que é naturalmente nascido, exposto através de desonestidade, raiva ou infidelidade aos colegas, familiares e amigos. É possível para uma igreja auto-confiante — Laodicéia — ser vista publicamente "despida" (Apoc. 3:17), de acordo com "o Filho do homem" que tem "sete estrelas" em sua "mão direita" (Apoc. 1: 13, 16). Evidentemente, ainda vai precisar de alguma auto-revelação pública, terrivelmente embaraçosa que acabará por levá-la a “que se aborreça por si mesma” e se arrependa (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 8, pág. 250).

Isaías acreditava que ele pudesse dedicar sua vida ao ministério até que um dia ele entrou no templo e viu "o Senhor ... alto e sublime" (Isaías 6:1). Ele viu o caráter de Deus, "Santo, Santo, Santo" (v. 3), e se humilhou em seu rosto. "Ai de mim! ... porque sou um homem de lábios impuros" (v. 5). Ele tinha uma humilde apreciação de coração do amor de Deus. Foi uma revelação da cruz. Ele nunca poderia ter escrito o capítulo 53, sem a experiência do capítulo 6. Elevando a cruz ele tornou-se um ganhador de almas.

O pecado tem deixado o homem exposto nu. Haverá nestes últimos dias "filhos rebeldes" que procuram "cobrir-se com uma cobertura" (Isaías 30:1). Existe uma sutil falsa justicação pela fé, que tornou-se uma cobertura popular para o pecado, que é uma teia de aranha para a proteção do grande e terrível dia do Senhor. "As suas teias ["obras"] não prestam para vestes" (Isaías 59:6).

O falso cristo, se estabeleceu em um ministério do primeiro compartimento (*do santuário celestial) de mera justiça para cobrir o pecado. "Satanás parecia ... conduzir a obra de Deus" (E. G. White, Primeiros Escritos, pág. 56). Tais conceitos evangélicos da justiça pela fé são uma "cobertura [para] eles mesmos com “as suas obras: suas obras são obras de iniquidade" (Isaías 59:6). Vestes substitutas, teologicamente manufaturadas, nunca atingirão o padrão de "ouro, provado no fogo" (Apocalipse 3:18).

Deus não cobre o pecado, mas Ele envolve os pecadores com o Seu manto de justiça — "um vestido de esplendor para o coração pesado" (Isaías 61:3, REB). (*A Almeida Fiel diz: “Vestes de louvor em vez de espírito angustiado”). "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça" (Isaías 61:10). "Este vestido, fiado nos teares do céu, não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou um caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter" (E. G. White, Parábolas de Jesus, pág. 311, grifamos). "O tear do céu" foi "Sua humanidade." Não é só uma justiça legal que ele imputa aos pecadores. "É um caráter perfeito" (*que) Ele "concede a nós." Esta é a boa nova da mensagem de 1888.

Quem entre o povo de Deus não está doente e cansado do pecado e do mundo? Quem não anseia, (*e) muito, a vinda de Jesus? No entanto, os nossos padrões de pensamento têm sutilmente desculpado o pecado, como um incômodo prático, até que Jesus venha e faça a grande mudança. Ao fazer isso, nós demonstramos uma antipatia à segunda vinda. O Senhor diagnostica o problema: eles "tomam conselho, mas não de Mim, e ... se cobrem com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentar pecado a pecado" (Isaías 30:1, ênfase acrescida). O nosso Sumo Sacerdote, no Dia da Expiação cósmica, diz que Ele ministra Seu amor desde o Santo dos Santos, por meio de "Meu Espírito." Este é o "selo de Deus" (Apocalipse 9:4).

O sentido vital da cruz é a idéia original Adventista da purificação do santuário celeste, que interrompe o fluxo da poluição do pecado, da igreja de Laodicéia. Assim, "os teus pecados" são "apagados" nos "tempos do refrigério [a chuva serôdia]" (Atos 3:19). Não é um programa de obras de viagem.

No entanto, há algo que a noiva deve "fazer" a fim de participar na "ceia das bodas do Cordeiro" (Apoc. 19:9). A "noiva que se enfeita com as suas jóias" (Isaías 61:10). Finalmente, "(*já) a Sua esposa se aprontou" (Apoc. 19:7).por receber de seu amante Supremo a mensagem dO Crucificado em um coração humilde, resposta espontânea de arrependimento, de um grupo corporativo de 144.000. Eles cresceram aprendendo com a história dos fracassos do povo de Deus por mais de 6.000 anos, incluindo a sua própria biografia (*como) "remanescente". 1844 foi a "nossa" grande decepção, mas 1888 foi o grande desapontamento de Cristo." A decepção de Cristo está além da descrição" (E. G. White, "Um Chamado ao Arrependimento", Review and Herald, de 15 de dezembro de 1904).

Cada um dos 144.000 se tornam ganhadores de almas com a mensagem da cruz para carregar para o mundo — a mensagem do terceiro anjo da justificação pela fé, o Salvador que perdoa o pecado — que ilumina o mundo com a glória de Deus, *Apoc 18:1.

O selo do Espírito Santo de Deus é a interseção da revelação do amor de Deus na cruz, com a verdade da purificando do santuário, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus, incluindo o sábado do sétimo dia — a marca" "do poder de Deus para restaurar os pecadores à imagem de Deus.

"Desperta, desperta, Sião, revista-te da tua força; Jerusalém, cidade santa, vista suas roupas esplêndidas!" (Isaías 52:1 REB). (*A Almeida Fiel diz: "Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa”). As belas vestes de Sião são os belos trajes dos habitantes de Sião. Quais são eles? — "Foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente (branco, KJV); porque o linho fino são as justiças dos santos?" (Apoc. 19:8). A ordem: "veste-te da tuas roupas formosas!", indica que eles estão todos preparados.

Rom. 8:3, 4 diz que Cristo foi enviado... para condenar o pecado na carne, “para que a justiça [comunicada = dikaioma] da lei se cumprisse em nós". A palavra "justiça" usada neste verso, significa o caráter justo daqueles que "andam segundo o Espírito". É a justiça comunicada aos santos. "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente (branco, KJV); porque o linho fino é a justiça [comunicada = dikaioma] dos santos" (Apoc. 19:8). Considerando que pela justiça de um o dom da graça veio “sobre todos os homens para justificação da vida" (Rom. 5:18) é a justiça imputada de Cristo.

Eu lhe dou um cheque de mil Reais e você tem o cheque em suas mãos, mas na verdade você não tem um centavo sequer. O dinheiro ainda está no banco, em meu nome. Você só tem mil reais imputados, inúteis para você até que leve o cheque ao banco e "o desconte".

Mas mesmo o dinheiro papel é inútil se não for apoiado por aquilo que é de valor monetário — ouro, prata ou platina. Poderíamos dizer que somente estes, em sua posse são valores comunicados (*transmitidos). Até então o dinheiro em qualquer lugar só teve valor imputado.

Apocalipse 14:1-5 descreve um povo no tempo do fim, que "são irrepreensíveis diante do trono de Deus" (vs. 5), que "seguem o Cordeiro para onde quer que vá" (vs. 4) (*Seguem) não parte do caminho, mas todo ele. Eles recusarão a "marca da besta" (13: 16, 17), e receberão o "selo do Deus vivo" (7: 2).


—Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.

(*) Asteriscos indicam acréscimos feitos no texto original pelo tradutor.