quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lição 10, As Duas Alianças, compilação de João Soares da Silveira

Para a lição de 26 de novembro a 3 de Dezembro de 2011
(e para outros estudos das SAGRADAS ESCRITURAS)
Querido irmão em Cristo,
Por quem temos orado incessantemente,
Esta é uma compilação. Tem pouco ou quase nada deste que vos escreve, o que, sinceramente, nada contribuiria para melhorar o entendimento desta matéria. Entretanto me esforcei para passá-la às suas mãos, porque de suma importância é este tema para a nossa salvação, pois uma é a velha aliança, que “gera filhos para a servidão” (Gálatas 4:24), e a outra, O NOVO CONCERTO, para “Jerusalém que é de cima” (vs. 26).
Não descanse enquanto não entendê-lo por completo.
Pesquise-o detidamente, com jejum e oração. Não limite seu estudo a esta semana, mesmo porque o tema dos DOIS CONCERTOS volta à baila em cada trimestre, e à maioria dos assuntos que você estudar da PALAVRA DE DEUS.
Nós lhe oferecemos, neste momento, mais de 400 páginas para você mergulhar no assunto, trabalho que nos tomou diversos meses nos últimos anos, mas que temos grande satisfação de compartilhar contigo.
Lhe apresentamos, PRIMEIRAMENTE, de “Patriarcas e Profetas”, o que a serva do SENHOR nos tem a dizer sobre o assunto, e que nos foi recomendado ler na lição de sexta-feira. Além do que dESTE ASSUNTO se contem na Bíblia, É o que melhor existe sobre este TEMA em todo o cristianismO. É verdade que acrescemos diversas notas ao final, com números e letras lançados ao longo do texto, para não interferirmos no que nos falou a INSPIRAÇÃO, mas que são deduções lógicas que as mais simplórias mentes poderiam chegar com relativa detida análise. Nada acrescentamos ao que Ellen G. White falou. Se você tem outras observações sobre este texto inspirado, ou mesmo críticas e discordâncias, agradeceríamos se as partilhasse conosco, pelo e-mail Agapeedicoes2001@yahoo.com.br
SEGUNDO, Uma pequena mensagem do Pr. Roberto J. Wieland, meio século missionário na África, escritor profícuo e redator de casas publicadoras adventistas naquele continente. Ele deu a vida pela África.
TERCEIRO, Uma introspecção de Paulo Penno Junior, pastor de uma igreja adventista na Califórnia e conferencista nosso naquele estado americano.
QUARTO, e último, um comentário da lição desta semana escrito pelo irmão Marcos Duncan, um engenheiro adventista do estado americano de Indiana.
Mas temos mais o livro “O CONCERTO ETERNO — AS PROMESSAS DE DEUS PARA NÓS,” escrito pelo pastor e médico, Dr. Ellet J. Waggoner, um dos dois mensageiros de 1888, que traduzimos para o português e o postamos no blog
nos meses de agosto e setembro do ano de 2010, ao ensejo do estudo que fizemos do livro de ROMANOS, no 3º trimestre de 2010, no final da coluna da direita do blog, clique na seta que aponta para o ano de 2010. Depois na que aponta para o mês de agosto, e então setembro, e ali você tem 47 capítulos, 374 páginas, mais um adendo ao capítulo 32; uma biografia do autor; uma introdução; um índice geral, etc. São 51 arquivos. Estamos no processo de publicação deste livro, e em breve você o terá para um exame mais detido, ao preço de custo. Reserve o seu exemplar conosco porque nosso estoque do mesmo será limitado às encomendas.
A Ellet J. Waggoner; a seu companheiro, pastor Alonzo T. Jones, e à “mui preciosa mensagem” que “o Senhor, em Sua grande misericórdia nos enviou por intermédio” dos dois, na assembléia da Conferência Geral de Mineápolis, foram dadas, por Ellen G. White, mais de 200 recomendações escritas, além desta no início deste parágrafo, em Testemunho para Ministros, págs. 91 a 98. Na pág. 97 ela diz: “Se rejeitardes os mensageiros [Waggoner e Jones] delegados por Cristo, rejeitais a Cristo.” Mas há poucas outras recomendações já publicadas em português, como em Eventos Finais, pág. 39, repetida em Evangelismo, págs. 695 e 696 (de 1901), e em Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235, etc. A grande maioria nunca tinha sido publicada nem mesmo em inglês até 1988, no centenário daquela assembléia. A compilação destas mais de 200 recomendações imprimimos para passar, gratuitamente, a quem desejar conferi-las. Pelo correio é necessário que nos remeta um envelope endereçado a você mesmo e com selo suficiente para a tarifa correspondente ao peso do seu envelope, acrescido de 4 páginas tamanho oficio.
Que Deus lhe ilumine para a compreensão deste importante assunto.
Lhe deseja o irmão em Cristo,
João Soares da Silveira
___________________