quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lição 12, Vivendo pelo Espírito, por Paulo Penno

Para 10 a 17 de dezembro de 2011

Se você vai escalar o Monte Everest você precisa de um guia. Se este movimento deve ser vitorioso no Monte Sião necessita da chuva serôdia do Espírito Santo (Apoc. 14:1). Para seguir o Cordeiro onde quer que vá, sem dolo em seus lábios, e ficando sem culpa, os 144.000 terão que vencer assim como Ele venceu em tentação na "carne pecaminosa" (Apoc. 14:4, 5; 3:21; Rom. 8:3). Estes são indivíduos que refletem o amor Ágape, de Jesus. Embora eles não sejam iguais ao Padrão, mas, como um corpo, eles perfeitamente se identificam com o Crucificado. 

Viver sem pecado em carne pecaminosa é uma preciosa "boa nova," é uma porção da verdade identificada na mensagem de 1888. Seria uma má notícia sem dúvida, se no grande conflito Satanás inventasse algo que o evangelho de Jesus Cristo não pudesse vencer. Se o poder do evangelho não pode vencer o pecado em nossa carne, então Jesus será eternamente envergonhado e derrotado perante o universo. Portanto, Jesus precisa de uma "última geração" que demonstre "o poder de Deus para a salvação" do pecado, e não no pecado (Rom. 1:16). 

A promessa de Deus do concerto eterno a Abraão é "a bênção". Isso envolve "a promessa do Espírito mediante a fé" (Gál. 3:14). 

Você é convidado a uma “caminhada — "andar no Espírito" (Gál. 5:16). "O que nossa natureza humana ["a carne"] quer se opõe ao que o Espírito [Santo] quer, e o que o Espírito [Santo] quer se opõe ao que a nossa natureza humana ["a carne"] quer. Estes dois são inimigos, e isso significa que você não pode fazer o que você quer fazer" (Gál. 5:17, versão Boas Novas). Quais são as coisas que você não pode fazer? São coisas más ou coisas boas? 

Há muitos cristãos que ensinam que você não pode fazer as coisas boas que você quer fazer por causa dessa "inimizade" constante da carne contra o Espírito Santo. Então, eles se sentem condenados à constante derrota, e, sinceramente, creio que a Bíblia concorda com eles. "Meu desejo é tão grande que não consigo vencer! A 'carne' é o mestre da minha vida!" Eles entendem Gálatas 5:17 ao inverso. 

Quem é mais forte, "a carne" ou o Espírito? Se "a carne" é mais forte, isso é realmente uma má notícia, mas se o Espírito é mais forte, isto é uma boa nova. Se o grande poder do Espírito Santo e todo o céu está neste Espírito, e Ele está lutando contra a sua carne pecaminosa, e ainda assim você não pode fazer as coisas boas que você gostaria de fazer, pode você pensar em qualquer notícia que seja pior que essa?  

(*Mas veja:) A idéia da mensagem de 1888 é: você vai para uma caminhada com o Espírito Santo e deixa que Ele te segure pela mão — o que Ele prometeu fazer. Você O permite, muito embora a batalha esteja sendo travada em seu coração, e sua carne pecaminosa o está constantemente tentando a fazer ou dizer coisas más. Você não pode fazer ou dizer coisas más, porque o Espírito Santo é mais forte do que a carne. 

Isto não significa que você não tem parte na batalha. Sua parte é escolher dizer "Não!" à tentação (Tito 2:11). Este texto, mais o vs. 12, na NVI (*Nova Versão Internacional) são muito claros: "A graça de Deus, que traz salvação a todos os homens, nos ensina a dizer 'não' à impiedade e às paixões mundanas, e [ela nos ensina] a viver uma vida controlada, justa e piedosa nesta era presente". Deus nos deu o poder de escolha, o Espírito Santo está proibido de lhe controlar sem seu consentimento! Quando você faz a escolha, então você convida o Espírito Santo para demonstrar que Ele é mais forte do que a sua carne pecaminosa. E Deus estará livre para operar! 

 Quando o poderoso Espírito Santo guia a sua vida, sua motivação é estar "debaixo da graça,” que é o oposto de ter como motivação o estar "sob a lei" (Gál. 5:18; Rom. 6:14). Sob qualquer motivação que você esteja você está sob uma obrigação. A motivação do velho concerto "sob a lei" é uma constante tensão e conflito com a lei. É fé motivada pelo medo do castigo e pela esperança de recompensa. É uma motivação que, exteriormente parece cumprir a lei, mas por dentro há rebelião. 

Deus nos fez um favor, quando Ele nos deu o Apóstolo Paulo, um homem tão brilhante quanto honesto e humilde, o que é uma combinação rara. Paulo descreve com o que a nossa "carne" se parece em Gálatas 5: 19-21. “Deus enviando Seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" (Rom. 8:3). Jesus veio direto ao fosso de nossa vida. “Ele, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Heb. 4:15). 

Fé, que está sob a motivação "debaixo da graça," "vê" sobre o que Paulo está falando quando ele eleva e honra o sacrifício de Cristo (Gál. 4:1). Tendo Se identificado totalmente com você, você é convidado a se identificar completamente com Cristo (Gál. 2:20). 

"Andar no Espírito" é ter "o fruto do Espírito [que] é amor [Ágape]" (Gál. 5: 22). Ágape é totalmente alheio à "carne" e é uma apresentação do nosso Marido-Sumo Sacerdote no santíssimo do santuário celestial. Isso significa que nós não temos nem mesmo um por cento de justiça inerente. A justiça é nossa pela fé por meio do Espírito Santo. 

Ágape, que é o "cumprimento da lei", vem pela fé dirigida à sua fonte no nosso dia da expiação (Rom 13:10). Essa fonte é o Psiquiatra que nos cura, cujo escritório está localizado no Santíssimo (*do Santuário Celestial). 

O movimento do segundo advento estava enraizado em uma restauração do amor de Deus. É o clímax de uma sequência de movimentos reformatórios divinamente dirigidos para restaurar o evangelho de Jesus Cristo e preparar uma Noiva para a trasladação e para a vinda de seu Noivo. 

Cristo abriu à visão a fonte do amor dela, seguindo o seu Sumo Sacerdote através da porta aberta do Santíssimo do santuário celestial (ver Apoc.3:7). "Os que se levantaram com Jesus enviaram sua fé a Ele no santíssimo, e oravam, ‘Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito.’ Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, alegria e paz” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, pág. 55). O povo do advento de 1844 foi um movimento carismático conduzido pelo Espírito, motivados por Ágape. Foi para restaurar o sentido de Ágape nos mandamentos de Deus e na fé de Jesus, , através da sua vida, ensino e evangelismo, Apoc. 14:12. 

 O fruto do Espírito é dado por Jesus em Sua qualidade de nosso Sumo Sacerdote no Santo dos Santos. Aqueles que pela fé O seguirão ali, são o verdadeiro segundo movimento Pentecostal da chuva serôdia. O movimento vai terminar com uma grande manifestação de sinais e maravilhas maior do que no dia de Pentecostes. 

"Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, doentes serão curados e, sinais e maravilhosas seguirão aos Crentes” (Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 612). 

 Jesus do Santíssimo revela uma compreensão única da justificação pela fé. A mensagem de 1888 foi realmente “especial," um desenvolvimento adicional da justificação pela fé, paralelo a, e consistente com, a singular ideia adventista da purificação do santuário celestial. Foi "o início" da mensagem de Apoc. 18, e, portanto, o inicio das "torrentes celestiais da chuva serôdia" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 4, pág. 1478). 

Uma vez que o verdadeiro Espírito de Deus só vem de nosso Sumo Sacerdote no Santo dos Santos, e até agora não temos impressionado sobre outros cristãos a importância da verdade do santuário, isto nos motiva a estudar a mensagem de 1888 para que possamos compartilhá-la com eles em uma maneira convincente. 

 - Paul E. Penno 

 Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
 http://www.youtube.com/user/88denver99 

 ________________________