sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Lição 13, O Evangelho e a Igreja, por Lloyd Knecht

Para 17 a 24 dezembro de 2011
"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado" (Gálatas 6:1). A Igreja é um corpo embora tenha muitos membros, e Paulo afirma o que deveria ser uma verdade auto-evidente.
Em crer aceitar e receber Jesus como Salvador e Senhor, temos o alegre privilégio de pensar, viver e morrer com Ele, e como Ele, em todas as relações dentro da igreja ou fora da igreja. "Quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:10, 11).
Deus é amor, e o amor faz o bem e nada mais que o bem. Ao falar de nossos relacionamentos com nossos irmãos e irmãs na igreja, Alonzo T. Jones afirma, em seus Estudos sobre Gálatas: "Note-se que quando um homem é surpreendido em uma falta, a única coisa que a Escritura ordena o cristão a fazer é "restaurá-lo”. Não há nenhum mandamento para condená-lo, desprezá-lo, excluí-lo, falar mal, mas para 'restaurá-lo" (Estudos sobre Gálatas, pág. 181). “Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3:17).
Se somos espirituais, experimentando um arrependimento profundo, estamos todos cientes da fraqueza da nossa natureza decaída que permite nos identificarmos com nosso irmão ou irmã que erram. Reconhecemos que no momento que nos separamos de Jesus, estamos propensos a cair. Sem esta consciência, podemos descobrir que somos carnais, não espirituais. "havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens" (1ª Coríntios 3:3). O primeiro passo para a restauração é, "Vai, e repreende-o entre ti e ele só" (Mateus 18: 15).
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo ... Porque cada qual levará a sua própria carga" (Gálatas 6:2, 5). Jesus levou não só a carga que era dEle, mas a minha e também a de todo o mundo. Pois, quando estávamos "ainda fracos", "pecadores", "inimigos", Ele suportou a carga de culpa, vergonha e morte eterna para cada um de nós, Romanos 5:6-10. Como resultado, fomos reconciliados em Cristo, a Deus (2ª Coríntios 5:18).
Qual é a lei de Cristo? É a lei que Jesus citou. É a lei que Ele, Ele mesmo, primeiro deu ao antigo Israel. A Jesus foi feita uma pergunta por um advogado a respeito de qual é o grande mandamento da lei (Torá ou Pentateuco). A resposta dada por Cristo foi este: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mat. 22:37-40).
Toda a escritura é dada para ensinar-nos como Deus nos ama através de Cristo. Ele nos mostra o amor que Ele deseja manifestar através de nós a cada um de Seus filhos. João, o amado, expressa a mesma verdade gloriosa em sua primeira epístola. "Se alguém diz: 'Eu amo a Deus', e odeia (não ama) a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1ª João 4:17). Se tratamos os outros e nos relacionamos com eles como Jesus sempre fez, temos a evidência de que somos "participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo" (2ª Pedro 1:4).
"O que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos" (Gálatas 6:8-10), especialmente àqueles na igreja.
Que segurança a nossa, que liberdade, que vitória! Ao mantermos nossas mentes em Cristo, estamos semeando no Espírito e colhendo vida eterna. "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho (Jesus) a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2ª Coríntios 3:17, 18 ).
Amém! 

Lloyd Knecht


A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890  Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado. O irmão Lloyd passou muitos anos espalhando a boa nova do evangelho, especialmente a judeus e mulçumanos e a outros grupos religiosos e étnicos. Muitas pessoas testemunham que seu primeiro contato, bem como  a sua familiarização com a o evangelho foi através do irmão Lloyd.
______________________________