quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lição 11, Liberdade em Cristo, por Joe Gresham

Para a semana de 3 a 10 de dezembro de 2011

Gálatas. 5:1-15

O cristão é "chamado à liberdade" e esta liberdade vem somente através de Jesus Cristo. Observe como Jesus clarifica este ponto. Ele "dizia, pois, aos judeus que criam nEle: Se vós permanecerdes na Minha palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará ... Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado, ora o servo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:31-36).
Observe algumas palavras-chave na passagem acima. De que é o cristão livrado? Da própria coisa de que ele era um servo e cativo — o PECADO. De acordo com Jesus, Ele nos liberta do pecado, que a Bíblia define como "transgressão da lei" (1ª João 3:4, ARA1). João sem medo afirma que Jesus "se manifestou para tirar os [nossos] pecados" e "todo aquele que permanece nEle não vive pecando" (1ª João 3:5 e 6, ARA1). A razão para isso é auto-evidente pois, "quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nEle, e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: Qualquer que não pratica a justiça ... não é de Deus" (1ª João 3:8-10). A linha de distinção entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é facilitada pela palavra de Deus. Os filhos de Deus guardam os Seus mandamentos e praticam boas obras, enquanto que os filhos de Satanás rejeitam os mandamentos de Deus (mesmo que seja apenas um) e suas obras são obras de iniquidade — o pecado. Eles são os “filhos da desobediência" (Efésios 2:2).
O capítulo seis de Romanos aborda esta questão. Observe quão claramente Paulo apresenta esta grande doutrina bíblica da libertação do pecado.
 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? ... (*vs. 6:) O nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado .... (*vs. 11:) Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De mono nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? ... (*vs.18:) E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça .... (*vs.20:) Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça .... (*vs.22:) Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:1-23).
Temos a promessa de Deus através da Sua palavra, portanto, temos a libertação. Temos sido posto em liberdade DO pecado, não em liberdade PARA pecar. No entanto, muitos usam hoje a sua "liberdade para dar ocasião à carne" (Gálatas 5:13). Como tal, eles comem o que querem, bebem o que querem, fazem o que querem, etc.  Em resumo, elas procuram a sua própria vontade. Eles escolhem voluntariamente ser ignorantes de que estamos livres da maldição da lei, e não obrigação a ela.
Gálatas 5: 16, 17 tem sido muitas vezes mal compreendido e mal aplicado. São as coisas impossíveis que nós "não podemos fazer" as coisas boas, ou as coisas ruins? Muitos creem que é o bem que nós não podemos fazer. Que triste situação seria, não ser capaz de fazer o bem e forçado a passar a vida fazendo somente o mal. No entanto, o versículo 16 deixa claro. O que Paulo está dizendo é que aqueles que andam no Espírito, não vão praticar o mal. "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne" (Gálatas 5:16).
Estamos tão acostumados a administrar nossas próprias vidas, muitas vezes ignoramos, resistimos ou rejeitamos a liderança e inspiração do Espírito Santo, mas se permitirmos que o Espírito Santo tenha controle de nossas vidas, não podemos fazer as obras da carne. Por exemplo, o Espírito de Deus nunca levará ninguém a mentir, roubar, enganar, cometer adultério, etc. Tendo sido crucificada com Cristo, a mente carnal é condenada à morte, e estando agora com propensão espiritual andamos no Espírito e o "pecado não terá domínio sobre vós” (Romanos 6:14). "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna" (Romanos 6:22). Aqueles que rejeitam e resistem ao ensino da Bíblia que nós podemos inteiramente obedecer e fazer boas obras nunca experimentaram totalmente o poder da graça de Deus e do Seu Espírito.
Que é maior, o Espírito ou a carne? Se cremos, como a Bíblia ensina, que o Espírito de Deus é todo poderoso, então é lógico que o poder do Espírito pode superar os desejos da carne. A palavra de Deus nos dá essa garantia: "Maior é O que está em vós do que o que está no mundo" (1ª João 4: 4). Você crê nisso? Através do poder do Espírito Santo, podemos vencer os desejos da carne. Não só isso — devemos vencê-los, porque a menos que andemos no Espírito, estaremos em um estado de calamidade, estamos sob a condenação de Deus. No entanto, "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:1).
Estar "em Cristo" não é um evento único, mas uma escolha de momento-a-momento — uma entrega contínua de nossa vontade à dEle. Se estamos caminhando segundo a carne, não estamos em Cristo e estamos sob condenação. "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle ... Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:8, 9, 14).
"Os Filhos de Deus" se distinguem dos mundanos pelo fato de que eles estão andando no Espírito e não na carne. Lembre-se, "a vida do cristão não é simplesmente uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode ser efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 172). "Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu" (Ibidem, pág. 173).
Nosso Senhor deseja que nós afastemos todas as dúvidas, e em fé simples aceitemos a promessa do Seu Espírito para que possamos ser "transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2ª Coríntios 3: 18). No entanto, o "mistério da iniquidade" tem um tal controle sobre as mentes da multidão que eles são demôniacamente levados a resistir ou rejeitar com veemência as gloriosas boas novas. Falhamos em ver que, pelo poder do Espírito Santo, a imagem moral de Deus é para ser aperfeiçoada no caráter. Assim, enquanto portando o nome "cristão", realizamos as "obras da carne", em vez de exibir o "fruto do Espírito."
Assim como é impossível para aquele que é guiado pelo Espírito estar sob a condenação da lei, assim, é impossível para alguém transgredir a lei e estar sob condenação ao ser guiado pelo Espírito. Lembre-se, o Espírito Santo não é o ministro do pecado, mas é o ministro da justiça. O Espírito, portanto, nunca leva alguém a pecar ou quebrar a lei de Deus. O Espírito não os traz novamente sob a condenação da morte. "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:1).

—Joe Gresham


O irmão Joe W. Gresham é pastor da igreja adventista da cidade de Fort Worth, Texas. Ele é evangelista, autor de inúmeros livros, protagonista de diversos programas de rádio e televisão. Seu ministério o levou por toda a América do Norte, Israel, Egito, Jordânia, e a maior parte da Europa. Seus livros têm sido traduzidos para diversas línguas, e estão agora disponíveis em muitos países. Veja o arquivo www.adventistas.com/info/artigos/joewgresham1e2.htm


Nota do tradutor:

<!--[if !supportLists]-->1)      <!--[endif]-->A versão ARA é a Almeida Revista e Atualizada.
                                                                               
___________________________________