quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lição 10, Os Dois Concertos, por Paulo Penno

Para 26 de novembro a 3 de dezembro de 2011
Você já fez um desvio, um atalho, que levou mais tempo do que se tivesse ido pelo caminho mais longo ao redor da montanha pela rota estabelecida? Esta foi a escolha da antiga igreja de Israel, fazendo a sua promessa velho concertista (Ex. 19:8; 24:7). O Israel moderno está repetindo sua história. A Bíblia é história. Uma compreensão de nossa própria história moderna da época 1888 vai nos ajudar a amadurecer em nosso glorioso dia da verdade da expiação do concerto eterno de Deus.
O apóstolo Paulo foi o primeiro judeu, além de Jesus, a entender o longo pesadelo nacional dos altos e baixos da igreja judaica de reavivamento e reforma falhas, que terminaram com a rejeição e crucificação de Cristo. Paulo contou a história dos dois concertos na história de Israel aos Gálatas que tinha caído na armadilha da antiga aliança "obras da lei" (Gál. 4: 21).
A questão premente dos Gálatas foi: Quem são os legítimos filhos de Abraão? O partido da circuncisão de Jerusalém alegou que eram filhos de Abraão por causa de suas "obras da lei," Gál. 4: 21. Paulo diz que os descendentes legítimos de Abraão são os “filhos da promessa" (vs. 28).
Galacianismo é um velho concerto de relacionamento com Deus "sob a lei". É totalmente feito pelo homem. O conceito está dizendo vez após vez, "devemos ser mais fiéis, devemos orar mais, devemos fazer mais trabalho missionário, devemos testemunhar mais, devemos assistir a menos novelas, passar menos tempo em esportes, devemos prestar mais atenção à nossa dieta, etc, etc.” Mas é para tais egoístas autocentrados que levam o nome do Senhor em seus lábios no julgamento final, dizendo: "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome?", Que Cristo declara a chocante notícia, "nunca vos conheci" (Mat. 7: 21-23).
Abraão é "nosso pai" (Rom. 4: 1-16). Como a história relata, Abraão teve dois filhos; um da escrava e outro da livre. O filho "nascido segundo a carne," com a escrava Agar, foi Ismael. O outro filho, nascido "por promessa" de Sara, a livre, foi Isaque
O nascimento de Ismael era totalmente de um sistema feito pelo homem. Por incredulidade Sara e Abraão rejeitaram a promessa de Deus de um filho. Eles permitiram um terceiro entrar no seu casamento, e Abrahão declarou a Deus que Ismael, o fruto dessa união, "nascido segundo a carne [descrença]" (Gál. 4:23), era o filho legítimo da promessa (Gênesis 17: 18). Mas Deus disse: Não! Mas com Isaque “estabelecerei a minha aliança" (vs. 19).
Por fim, Sara e Abraão se arrependeram, e escolheram crer na promessa da nova aliança de Deus, e Isaque, "o filho da promessa", nasceu (Gál. 4:28;. Heb. 11:11). O caráter de Ismael era o de "um homem burro selvagem, e a sua mão será contra todos os homens" (Gên.. 16:12, RV). O caráter de Isque era semelhante ao de Cristo, Gên.. 26:13-22. "Estas" duas mulheres e seus dois filhos "são as duas alianças" (Gál. 4:24).
Os dois concertos não são dois planos de salvação: o velho concerto, "obedecer e viver", antes da cruz, e o novo concerto, crer e viver, depois da cruz. Os dois concertos não são questões de duas dispensasões, uma antes e outra depois da cruz. Mas os dois concertos são dois entendimentos do povo de Deus através dos tempos, duas percepções opostas do plano da salvação de Deus, não dois tempos, "dispensações," que Ele tem usado como experimentos para salvar os pecadores.
A aliança no Sinai foi o fruto da carne, de desconfiança e descrença em Deus, assim como era o plano que introduziu Agar e deu à luz Ismael (Gál. 4:24). E assim como Agar e Ismael, a escrava e seu filho, tinham que ser expulsos, e todo o esquema que os introduziu teve que ser totalmente repudiado, por isso a aliança do Monte Sinai tinha que ser rejeitada e tudo que a trouxe teve que ser totalmente repudiado, Gál. 4:30.
A aliança no Sinai era imperfeita por causa das promessas do povo, Heb. 8:7. O povo prometeu "tudo o que o Senhor tem falado faremos" (Êxodo 19:8) e o vs.24 (*acxrescenta: “...e obedeceremos”). A "culpa [estava] com eles" e as suas promessas (Heb. 8:8). Aquele que promete justiça deve produzir a justiça. (*Mas) Para os pecadores, motivados por preocupações egocêntricas, a justiça é impossível.
Por que devemos colocar sobre o pescoço dos nossos filhos todo o método do velho concerto de fazer promessas a Deus que gera “filhos para a servidão" (Gál. 4:24)?1 Esta “condição” lhes ensina a auto-dependência (*confiança em si mesmos). É um sistema diretamente responsável por numerosas infidelidades que ocorrem na igreja, perda da juventude, e confusão espiritual que produz a "miserável" mornidão de Laodicéia (Apoc. 3:14-21). Ensine-mo-los a optar por crer nas promessas de Deus.
Paulo diz que todo o esquema de salvação pelas obras saindo da antiga Jerusalém é um concerto em que as pessoas, conhecendo apenas o homem natural e o nascimento da carne, procura, por suas próprias invenções e seus próprios esforços, por alcançar a justiça de Deus. Só pode produzir "escrava com seus filhos" (Gál. 4:25). Isso é porque a velha Jerusalém é casada com seu marido, o "velho homem" da carne (Rom. 7: 3 e 6: 6).
Existem pessoas boas, sinceras, que crêem nos princípios do velho concerto de reavivamento e reforma na igreja de Deus. Eles citam as reformas dos Reis Josafá, Ezequias e Josias como o reavivamento ideal, não parando para se conscientizarem de que todos eles fracassaram em última instância. A verdadeira "igreja" de Deus é a igreja dos tempos do Velho Testamento, a igreja dos bons reis, imersa, como era, no antigo concerto, acabou por crucificar o Senhor da glória.
Confiança motivada por preocupações egocêntricas mascaram-se como a adoração de Cristo. Confiança egocêntrica manifesta seu verdadeiro caráter, assim como Ismael "perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também agora" (Gál. 4:29). O espírito de auto-suficiência do velho concerto odeia o amor Ágape de alquém que Se identifica com o Crucificado.
A mensagem de 1888 nos ensina a fazer uma escolha e "expulsar" o velho concerto (Gál. 4:30). Livre-se dele. Ao escolher a glória na cruz, o "velho homem" com quem estivemos casados, ​​"está crucificado para mim" (Gal. 6:14). (*O nosso homem velho foi com Ele crucificado”) (Rom. 6:6). Tornamo-nos uma parte da "Jerusalém que é de acima," a “mãe de todos nós" (Gál. 4:26). Esta é a "esposa [que] se aprontou" para seu casamento com o Cordeiro (Apoc. 19:7).
A alegre nova é que as igrejas antiga e moderna, que têm estado mergulhadas no seu casamento com incredulidade do antigo concerto e, aparentemente por tanto tempo, e, têm gerado tantos filhos para a servidão, finalmente cresceram fora do seu jeito infantil de fazer promessas para fazer tudo certo. Ela finalmente aprendeu a crer nas promessas do Deus de amor. Juntou-se ao seu novo Marido, Cristo, ela "tem muitos mais filhos" do que ela jamais teve com seu ex "marido," “a carne" (Gál. 4:27, 23).

- Paulo E. Penno



Nota do autor:
1) "O conhecimento de vossas promessas violadas e dos votos não cumpridos, enfraquece a confiança em vossa própria sinceridade, levando-vos a julgar que Deus não vos pode aceitar" (Caminho a Cristo, pág. 47).