quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lição 1 - O Grande Conflito, por Jerry Finneman

Para 29 de setembro a 6 de outubro de 2012

Durante este trimestre, vamos estudar algumas das "28 crenças fundamentais" da nossa Igreja. Precisamos manter em mente o que afirma o autor na introdução sobre esses fundamentos. Eles "não são um credo, no sentido de que não se poderia esperar nenhum desenvolvimento adicional das verdades expressas nelas (ou de que mesmo novos ensinamentos não pudessem ser acrescentados)."1
A primeira lição deste trimestre é sobre o tema do Grande Conflito Cósmico como nos foi revelado nas Escrituras. Este tema é fundamental para todo o trimestre e deve ser lembrado ao estudar as lições, especialmente, para este trimestre. O tema do Grande Conflito realmente é predominante na Bíblia. Este conflito é sobre a disputa prolongada cósmica existente entre o ex querubim cobridor, Lúcifer, e seu Criador. Central para o conflito é o amor de Deus.
O originador desta disputa é Lúcifer. Nenhuma razão sã pode ser apresentada para a existência de seu conflito. Este é um mistério inexplicável. Como poderia um ser perfeitamente criado, feito à imagem de Deus, tornar-se um demônio, Ezequiel 28:15? É o "mistério da iniquidade." Ele voltou-se contra Deus, que o amava com um amor eterno. Ao volver-se do amor de Deus, Lúcifer fez escolhas que levaram ao seu ódio diabólico a Deus. Se ele tivesse sido capaz de chegar às últimas consequências fazer isso, ele teria arrancado a Deus de Seu trono e teria se assentado nele porque este era o pensamento do seu coração, Isaías 14:12-14.
Há um outro "mistério" infinitamente maior do que o "mistério da iniquidade". É o "mistério da piedade." Este mistério é sobre Deus, Seu caráter de amor, e Seu plano para a nossa redenção. O plano da redenção é, simplesmente, a realização do plano original de Deus na criação do homem — que ele deva ser à imagem de Deus, Gên. 1:26, 27; Rom. 8:28). O plano envolvia o sofrimento da "semente da mulher" e eventual destruição do diabo, incluindo todo o mal, Gên. 3:15. O plano da redenção também promete o perdão a todos os que têm fé em Cristo somente. E promete restaurar a imagem de Deus naqueles que têm um profundo agradecimento pelo que Deus tem feito por eles, em Cristo.
O Grande Conflito começou na mente de Lúcifer, enquanto ele estava na presença de Deus. Ele, sem dúvida, conhecia a Deus melhor do que qualquer outro ser criado. Ele teria revelado o amor de Deus, por todo o distante universo, em todo o poder de sua majestade angelical e habilidade. Mas, com o tempo, através de sua habilidade que lhe foi dada por Deus para escolher, ele tornou-se a criação de sua própria imaginação confusa e pervertida.
Antes de a guerra irromper no céu, ela alastrou-se dentro da mente e do coração de Lúcifer. O conflito entre o bem e o mal primeiro começou lá, em seguida, percorreu seu caminho na sua vida e na vida dos outros, como um terço dos anjos e Adão e Eva. "As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo eram espadas desembainhadas" (Salmo 55:21). Da abundância do seu coração ele falou e agiu. Esta guerra continua. Qual foi, ainda é. "Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas” (Provérbios 6:14)
Lúcifer, o filho da alva, próximo à fonte de luz, começou a pensar que ele era a fonte de sua própria luz. Mas sua fina chama veio de Deus — da glória ardente que irradia da Sua pessoa. A Bíblia mostra a glória de Deus como fogo, Dan. 7:9,10. Ele é chamado de "fogo consumidor" (Êxo. 24:17, Deut. 4:26, Heb. 12:29). Mas Ele criou Lucifer "à prova de fogo" antes de pecar. Deus continua a dar-lhe existência. Isso é essencial, porque cada pessoa inteligente no universo, um dia, será totalmente esclarecida e vai reconhecer que Lúcifer estava errado em começar sua controvérsia contra Deus.
A palavra "consumir" significa uma intensa e completa destruição. Este fogo consumidor de Deus é a fonte de energia de milhões e milhões de vezes mais intensos do que todo o poder combinado de todas as bombas atômicas da humanidade. A bomba atômica não pode vaporizar tudo. Mas o fogo de Deus pode. Embora Ezequiel 28:12-17 nos informe sobre o momento em que Lúcifer era à "prova de fogo", está chegando a hora em que ele vai se tornar inflamável — no final do milênio, Apocalipse 20:7-10.
Este Grande Conflito envolve todos nós. Vamos, ou lutar contra Deus ou aceitá-Lo. Em qualquer caso, seremos envolvidos no fogo de Deus. Você e eu vamos ser refinados por Seu fogo, Malaquias 3:2, e 1ª Pedro 1:6 e 7, ou como Lúcifer, seremos queimados, no final do milênio, Mat. 25:41, e Apocalipse 20:15.

A escolha é nossa.
Hoje Jesus nos convida ao Seu fogo consumidor do pecado. Ele nos oferece Sua fé e Sua vestimenta de justiça (Apoc. 3:18), sendo que ambos foram temperados pelo fogo feroz da tentação, quando Ele habitou na terra (Heb. 4:15,16; 5:7-9; 2:18, Rom. 5:19). Consequentemente, a "fé de Jesus" e Sua justiça agora são à prova de fogo eternamente.
Precisamos lembrar que o fogo eterno, (*e as labaredas eternas) estão no céu e não no inferno, Isaias 33:14. No céu, o povo de Deus será para sempre "à prova de fogo," Isaías 33:15. Deus enviou Sua mensagem a qual, se crida, nos purgará e tornará "à prova de fogo." É a mensagem de Sua justiça apresentada nos termos mais atraentes em seu conselho a Laodicéia, Apoc. 3:18. Apenas os que são feitos justos, pela fé em Cristo somente, serão feitos à prova de fogo que vai durar por toda a eternidade.
O conflito cósmico entre o bem e o mal — o Grande Conflito — é descrito com precisão nos livros da série Conflito”, que começa com o Patriarca e Profetas e termina com O Grande Conflito. Patriarcas e Profetas começa com três palavras e O Grande Conflito termina com as mesmas três. A primeira é uma declaração. A última é a afirmação formal e explicita dessas três palavras. Vamos fechar esta introspecção com o último parágrafo da série e as três palavras:
"O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor."2
-Jerry Finneman


Notas do Autor:
[1] Introdução Geral do nosso Guia de Estudos das Lições da Escola Sabatina, para o 4º trim. de 2012
2 Ellen White, O Grande Conflito, pág. 678.

O irmão Geraldo L. Finneman é um pastor adventista, já tendo atuado nos estados de Michigan, Pensilvânia e Califórnia nos EUA. Ele prepara materiais para encontros evangelísticos, incorporados com os conceitos das Boas-Novas da Mensagem de 1888 de Justificação pela fé. Além de pastor da IASD ele também já foi presidente do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. Já há alguns anos não me encontro com ele, mas me parece que, devido à idade, está para, ou, já se aposentou, mas ouvi dizer que continua trabalhando por boa parte do dia, atualmente na área de Battle Creek, a cidade que abrigava a antiga sede da igreja. Há um excelente livro escrito por ele, "Christ in the Psalms” [Cristo nos Salmos], infelizmente não está traduzido para o português.

_________________________